+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Ola amigos, a seis anos tenho um provedor de internet wireless, nunca tinha tido interferência, mais de dois meses pra ca, tive que desembolsar bastante grana pra amenizar a interferencia que chegava a derrubar meu sinal no canal 11, hoje tenho 100 mwatt de interferencia na minha rede wireless. o que prejudica clientes mais distantes e por incrivel q pareça pcmcias orinocos a mais de 800 metros

    http://www.caweb.com.br/paginas/arquivo/link.bmp


    gostaria de saber se o sinal de vcs são assim, estou a 30 metros do AP e vejam o ruído que ocasiona no ap, ou seja, eh direcional e tudo leva a crer que proposital. Dizem que o software Ekahau site survey 2.0 , diz de onde se inicia a interferencia com o uso do gps. Alguem sabe onde encotrar esse software, ou outro que faça algo semelhante?
    []`s

  2. #2

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    o kismet, airsnort e outros trabalham com gps pra mostrar de onde vem um sinal, mas num sei se ele eh capaz de identificar sua interferencia

  3. #3
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Amigo, tem tem quantos APs? que antenas tu utiliza em cada cartão? tu tens divisor de potência? qual a distância entre uma antena e outra?

  4. #4
    lss
    Visitante

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Infelismente nesta área de telecomunicações nos deparamos com o nosso inimigo número 1 , o ruído/interferências.
    Principalmente em redes Wireless , onde estas pragas , são características.
    Você pode tentar solucionar este problema adotando alguns métodos.
    Tente fazer uma varredura na sua área, localizando p
    rincipalmente outras Wavelans, utilize softwares como airsnort , netstumbler, kismet , ethereal,tcpdump eles podem te ajudar e muito nestes casos, localizando outros provedores, por exemplo no mesmo canal de transmissão ou canais muito próximos.
    Este ruído pode ser causando na sua própria rede.Este ap está acoplado aonde ? Tenha uma infraestrutura bem trabalhada neste local, aterramento é importante. Se usa amplificadores, dê um olhada neles, amplificadores aumentam o sinal , entretanto aumentam o ruído.
    Já experimentou trocar de canal de transmissão ?
    Segurança - Que procedimentos está adotando ai ? controle de mac, criptografia ?
    Se alguém está causando este ruído intencionalmente pode alterar o seu Ssid, e desabilitar os broadcasts ssids.Ele pode estar lançando um ataque Dos em cima de sua estação , simplesmente colocando outro ap no mesmo modo de operação do seu, e jogando um ruído infernal no mesmo e até mesmo te inundando de pacotes lixos.

    Espero que resolva por aí.
    Qualquer coisa poste ae !

  5. #5

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Citação Postado originalmente por lss
    Infelismente nesta área de telecomunicações nos deparamos com o nosso inimigo número 1 , o ruído/interferências.
    Principalmente em redes Wireless , onde estas pragas , são características.
    Você pode tentar solucionar este problema adotando alguns métodos.
    Tente fazer uma varredura na sua área, localizando p
    rincipalmente outras Wavelans, utilize softwares como airsnort , netstumbler, kismet , ethereal,tcpdump eles podem te ajudar e muito nestes casos, localizando outros provedores, por exemplo no mesmo canal de transmissão ou canais muito próximos.
    Este ruído pode ser causando na sua própria rede.Este ap está acoplado aonde ? Tenha uma infraestrutura bem trabalhada neste local, aterramento é importante. Se usa amplificadores, dê um olhada neles, amplificadores aumentam o sinal , entretanto aumentam o ruído.
    Já experimentou trocar de canal de transmissão ?
    Segurança - Que procedimentos está adotando ai ? controle de mac, criptografia ?
    Se alguém está causando este ruído intencionalmente pode alterar o seu Ssid, e desabilitar os broadcasts ssids.Ele pode estar lançando um ataque Dos em cima de sua estação , simplesmente colocando outro ap no mesmo modo de operação do seu, e jogando um ruído infernal no mesmo e até mesmo te inundando de pacotes lixos.

    Espero que resolva por aí.
    Qualquer coisa poste ae !
    Ola amigos, essa interferencia tenho quase certeza que eh proposital, antes da sexta feira de carnaval nao havia ruido ou dentro da normalidade. Nesse dia (sexta) a minha rede caiu completamente no canal 11 não saia sinal pra lugar algum quando medi o nível de ruido tava em 65% no canal 11. ai comecei a mudar equipamentos... fui de antena ominidirecional 15 para quatro setoriais de 17 db, divisor de potencia 1x4. O AP eh o 2000 proxim como visto na figura. Ele esta acomodado em uma caixa hermetica de aço a 35 metros de altura. Uso cabo STP até minha switch, pig tail hyperlink original e testado. Cabo rgc no tamanho exato as quatro antenas setoriais. O ap esta configurado para proteção contra interferência, o ssid público esta desativado. Soh existe uma rede que esta a mais de 1km da minha e eles estao usando o canal 6 com criptografia(eu mesmo a configurei). Minha rede não esta usando criptografia, mas esta usando o controle de MAC no linux por Iptables. Li em algum lugar que a criptografia pode ajudar a conter algumas interferências, isso eh verdade?. Ja mudei de canal, o unico que ameniza eh o numero 1. Ja foi feito teste com analisador de spectrum e detectou uma interferencia num raio de 90 graus. Esta ai todas a minhas configuraçoes. Mas o que mais me impressiona são os cartões orinoco silver/gold quando me afasto a 500m naum recebem sinal mesmo com antena de 24 db, tendo visada, agora tenho clientes dlink (dwl520+) no mesmo local com 100% de strenght e 100% de quality. Da pra entender? ja usei todos esses softwares e naum detectei nada. Dizem que o ekahau site surver pra windows detecta isso(www.ekahau.com) tenho o demo, mas nao consigo mostrar o relatório pq nao salva... Bem o problema eh esse

    Falow

  6. #6
    lss
    Visitante

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Tem neste ap 1 power spliter 1/4 com 4 setoriais , pode efetuar alguns testes por aí. Por exemplo, despluge 1 antena por vez e vá acompanhando o nível de ruído, vê se encontra algo. Como disse vem interferencia num angulo de 90 graus, alguma antena pode estar sendo atingida e comprometendo-te .
    Procure sempre "esconder" as antenas , para que fiquem o mais escondidas possivel, para evitar interferências externas.Aí pela topologia deve ser complicado , mas...
    Quanto aos cartões orinoco , tb estranho já que possuem ótima sensibilidade e utilizo eles aqui sem nenhum problema.
    A criptografia para redes wireless no meu conceito é principalmente para integridade dos dados, embora o wep seja inseguro , é mais uma camada de proteção para os seus dados.Nunca implementei , mas já vi comentários que há perda de performace na rede .Se queres mais niveis de segurança implemente vpn e servidores RADIUS.
    Outra coisa, pq vc não faz o controle de mac direto no access point ?

    Poste ai , como anda esta luta )

  7. #7

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Citação Postado originalmente por lss
    Tem neste ap 1 power spliter 1/4 com 4 setoriais , pode efetuar alguns testes por aí. Por exemplo, despluge 1 antena por vez e vá acompanhando o nível de ruído, vê se encontra algo. Como disse vem interferencia num angulo de 90 graus, alguma antena pode estar sendo atingida e comprometendo-te .
    Procure sempre "esconder" as antenas , para que fiquem o mais escondidas possivel, para evitar interferências externas.Aí pela topologia deve ser complicado , mas...
    Quanto aos cartões orinoco , tb estranho já que possuem ótima sensibilidade e utilizo eles aqui sem nenhum problema.
    A criptografia para redes wireless no meu conceito é principalmente para integridade dos dados, embora o wep seja inseguro , é mais uma camada de proteção para os seus dados.Nunca implementei , mas já vi comentários que há perda de performace na rede .Se queres mais niveis de segurança implemente vpn e servidores RADIUS.
    Outra coisa, pq vc não faz o controle de mac direto no access point ?

    Poste ai , como anda esta luta )
    Ola amigo, obrigado por gastar seu tempo lendo meus problemas O teste das antenas seria interessante, se não fosse pelo motivo de que antes delas ja havia o forte ruído que derrubava meu sina! com as antenas setoriais houve uma diminuição de 15% no canal 11. Não queria implantar a criptografia pois diminui a performance com certeza, apesar de ser mais uma camada de segurança. Vou implantar os filtros de MAC também no AP e fazer alguns testes(Vc sabe me dizer quantos filtros o AP 2000 suporta?). Vou implantar também a autenticação por RADIUS, os resultados eu posto aqui. Obrigado mais uma vez!

    Falow

  8. #8
    lss
    Visitante

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    Acho que vc não entendeu, eu não disse as antenas em si, mas quanto a disposição delas, tipo tirar 1 e ver como ficava o sinal, já que o sinal/ruído, pode estar afetando uma antena e consequentemente degradando todo o seu sinal.Qto ao ap 2000 nunca usei , não sei ao certo o número de macs.
    É só um palpite .

  9. #9

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    talvez essa literatra possa t ajudar a ter alguma ideia

    http://www.proxim.com/learn/library/...ews/index.html

    []`s

  10. #10

    Padrão Deem uma olhada na interferencia na minha rede-

    DSSS, estava lendo estas mensagens mais antigas, onde vc disse que usou um analisador de espectro. Eu gostaria de saber qual, e onde consigo.

    Um abraço
    Denilson