+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    Amigos,
    Tenho uma rede wireless composta de um wap-11 configurado como ap e outros quatros como clientes dele.
    Funcionando bem, aqui não tenho problemas de interferência, pois a cidade e pequena e somente eu opero com wireless
    O problema e que estou entrando em uma cidade vizinha com visada a 24 km de distancia e pretendo fazer um enlace entre ela para interligar os links, já tentei com os wap-11 e com duas antenas parabólicas uma de 96 cm e outra de 150 cm marca metaltec, só consegui um enlace a 17 km, mas mesmo assim com muitas perdas de pacotes.
    Levando em mente que os recursos são poucos para o enlace, que equipamento vcs indicam para esta tarefa e que sejam compatíveis com os wap-11.
    Grato,

    Thon

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    baum.... se o recurso eh pouco nem vamos falar em bridges proxim (essas resolveriam o problema) mas custa ~R$ 10 mil. O q vc pode fazer eh montar umas maquinas (pentium 233) com cartoes orinoco, colocar umas boas antenas direcionais (tipo hyperlink 24 dbi) e ver se rola, talvez 1 amplificador ajude mas eh caro ~R$ 1.200... o pessoal aqui consegue link em 30 km com visada direta (2 torres de 70 mts). Mas nao se esqueca manutencao de maquina eh fogo... pode tb tentar com as bridges lucent ~R$ 750 + ~R$ 250 do cartao orinoco.

  3. #3

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    kra... mal e porcamente conseguimos enlaces usando bridges como dwl-810+ com amplificacao dos dois lados, soh fica bom se vc tiver visada direta (nenhum obstaculo heheh) e apontar corretamente as antenas, use um gps e um kra bao mesmo pra apontar as antenas

    tente usar antenas d 25db da geenge, saum um bom comeco

  4. #4
    Trojahn
    Visitante

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    Tipo... O que mais se ve eh gente falando pra colocar antenas mais potentes etc... Isso NAO eh boa ideia gente... Calculem o enlace direitinho: distancia, potencia do radio, ganho da antena...

    Colocar antenas muito potentes soh vai fazer com que seu sinal vah mais longe e nao vai aumentar a qualidade do enlace... Na realidade tem grande chance que piore jah que agora, com seu sinal indo lah onde Judas perdeu as botas, voce carrega tudo quando eh ruido e interferencia junto nele...

  5. #5
    Trojahn
    Visitante

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    Complementando...

    O enlace sem visada direta esta fadado ao fracasso... Fica naquela de funciona hoje, nao funciona amanha, etc...

    Outra coisa importante eh a area de Fresnel que ninguem leva em consideracao (nem eu...) mas jah tive exemplos reais de que influencia e muito nos enlaces...

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    Citação Postado originalmente por Trojahn
    Complementando...

    O enlace sem visada direta esta fadado ao fracasso... Fica naquela de funciona hoje, nao funciona amanha, etc...

    Outra coisa importante eh a area de Fresnel que ninguem leva em consideracao (nem eu...) mas jah tive exemplos reais de que influencia e muito nos enlaces...
    opa estamos falando dos equipamentos mencionados ae em cima correto? Estes realmente precisam de visada direta.

    Agora o enlace sem visada direta eh o que ha em termos de evolucao de transmissao... tanto que empresas participantes do consorcio wimax, tao rancando os cabelos pra conseguir a melhora da tecnologia a custos mais acessiveis.... se alguem se interessar olhe em:
    www.wilan.com
    www.navini.com

  7. #7

    Padrão Melhor ap custoxbenficio para enlace

    Qual a versão do wap11 que vc usa ? se for a 2.6 que usa processador Atmel, tente dar uma hackeada na potência de saída. Uso dois wap11 v2.6 com um link de 24km e funciona muito bem ! a propósito a churrasqueira, digo, antena Zirok é que tá equipando os bichos.

  8. #8

    Padrão Visada Direto

    Tenho um enlace de 18 KM em um swl 3300 com amplificador de 1 W num painel de 20 dbi, na outra ponta uma maquina com cartao orinoco e parabolica 24 dbi e ta com 21 dbi de sinal, nao e uma Brastemp mas funciona lega.