+ Responder ao Tópico



  1. #1
    BZ
    Visitante

    Padrão Nagios

    Bom Dia,

    Gostaria de saber , dos que conhecem, se existe algo melhor do que o nagios, no que diz respeito a monitoração do TI.
    Como sou um assiduo usuario do Nagios, estou postanto para saber se os colegas conhecem algo superior, pois a muito , desde os tempos do NetSaint deixei de procurar outra coisa para a mesma função por ter me apaixonado.
    Para os que não ocnhecem, o nagios e um monitor de servers, q diz desde um host ou service alive, até espaço em disco, arquivos abertoe e usuarios logado, ou trafego na plc de rede, cria trends e linhas do trempo e até msm manda torpedos sms, apra seu celular, caso caia algum server.
    Gostaria de me colocar a disposição dos colegas que tenham vontade e sintam alguma dificuldade de poro Nagios pra rodar, estou aqui para compartilhar informações e ajudar!
    []'s



    --------------------
    Código :
    Seja como os Borgs, COMPARTILHEM!
    Sharing Things
    [red]SoA -  Soldiers of Apocalipse[/red]


    [/code]

  2. #2

    Padrão Nagios

    Eu tb sou usario do nagios, e sinceramente ateh agora naum vi nda que se compare com ele, ele eh mto customizavel.

  3. #3
    Anderson F. Duarte
    Visitante

    Padrão Nagios

    Olá,
    Meu nome é Anderson e estou tentando instalar o Nagios e colocá-lo para funcionar, mas até agora não tenho idéia de como começar.
    Eu baixei um super PDF (giantesco) onde fala tudo de nagios, mas achei muito complexo.. Ele é realmente complexo assim para configurar???

    Gostaria de obter mais detalhes, pois ainda não consegui por para funcionar.

    Obrigado pela ajuda.

  4. #4

    Padrão Nagios

    Tb num eh nenhum bixo de 7 cabecas mas ele eh meio xatinho pra configurar sim... instalar nem tanto, mas montar as configuracoes de cada servidor da bastante trabalho..
    Olha nos artigos aki do site que tem um tutorial do nagios bem facil de usar

  5. #5

    Padrão Nagios

    Olá pessoal!

    Uma dúvida que eu tenho é:

    Como configurar o NRPE, para que eu possa utilizá-lo em máquinas remotas para checar CPU, HD, etc? Onde instlá-lo (/usr/bin)?

    Achei toda a documentação que achei muito incompleta.
    E não posso ficar testando coisas na rede, senão quando acontecer algum problema, é o meu que tá na reta.

    Todo lugar que perguntei, indicam o site do humberto que responde no Rau-Tu. http://www.onda.com.br/humberto

    O Site é ótimo pra dicas de instalação, mas praticamente não aborda este plugin.

  6. #6
    acrufino
    Visitante

    Padrão Nagios Remote Plugin Executor - NRPE

    Luciano,

    Realmente é muito excasso material referente aos Plugins do Nagios, eu particularmente como sou iniciante, já apanhei muito e foi nessas brigas que encontrei algumas dicas, conforme descrito abaixo:

    INSTALANDO OS PLUGINS EM SERVIDORES LINUX

    Estando no servidor gerente , fazer um ftp para o servidor a ser monitorado.

    #cd /home/suporte/ftp <IP do Server>
    login:
    password:
    ftp>put nrpe-dtp.tar.gz
    transfer complete:

    Através do Putty usando o protocolo ssh , acessar o Server a ser monitorado:
    Estando dentro do diretório onde encontra-se o arquivo nrpe-dtp.tar.gz , descompacte-o (como root).
    #tar –xzvf nrpe-dtp.tar.gz

    Estando dentro do diretorio onde o arquivo nrpe.tar.gz foi descompactado faça:

    1 - criar usuario nagios
    [root@lxce /]# adduser nagios -d /dev/null -s /bin/false

    2 - copiar o diretorio nagios para dentro de /usr/local
    [root@lxce /]# cp -r nagios /usr/local

    3 - alterar as propriedades do diretorio nagios
    [root@lxce /]# chown nagios.nagios /usr/local/nagios/ -Rf

    4 - copiar o arquivo binario nrpe para dentro de /usr/sbin
    [root@ lxce /]# cp nrpe /usr/sbin

    5 - adicionar linha do servico nrpe no arquivo /etc/services
    [root@ lxce /]# cat services_nagios >> /etc/services

    6 - copiar o arquivo de configuracao nrpe.cfg para dentro de /etc
    [root@ lxce /]# cp nrpe.cfg /etc

    7 - editar o arquivo de configuracao /etc/nrpe.cfg e trocar o ende
    reco ip da linha "allowed_hosts=<IP do Gerente> " ip do servidor" nagios

    5.8 - adicionar linha de comando de inicializacao do nrpe no arqui-
    vo /etc/rc.d/rc.local
    [root@pluto /]# cat rc.local_nagios >> /etc/rc.d/rc.local

    5.9 - iniciar o nrpe como deamon
    [root@pluto /]# /usr/sbin/nrpe -c /etc/nrpe.cfg -d

    obs:
    - sobre os plugins:
    todos os plugins foram feitos utilizando basicamente scripts shell sendo assim os seus parametros podem ser alterados com facilidade, permitindo que os mesmos
    sejam adequados para realidades diferentes, e sirvam de base para confecção de novos plugins.

    - sobre o plugins check_disk1 e check_disk2:
    devem ser feitas alteracoes nestes scripts para que os mesmos monitorem as particoes configuradas de acordo com a tabela de particionamento do disco.

    - verifique se todos os arquivos pertinentes ao nrpe tem como dono o usuario nagios


    AJUSTES NOS PLUGINS

    #cd /usr/local/nagios/libexec

    #vi check_mem

    alterar a linha exit 2 para exit 1 ( muda a msg de “critical” para “warning” ).

    :wq

    # vi check_disk1
    verificar qual partição deferá ser monitorada: df -h
    mudar a linha “grep hda1” para “grep hda 6” > onde se encontra o diretório /home.

    :wq

    #vi check_cpu [5] [2] [3] [4] [5]

    mudar a linha (100-int (100*cpustats[4] / [1] + \ [2] +[3] +[4] (para um cálculo mais preciso de consumo de CPU).
    (trocar 4 pelo 5,1 pelo 2,2 pelo 3 e assim por diante:
    :wq


    ---------------------

    Nagios em Servidores Linux NRPE –Nagios Remote Pluglin Executor

    Mensagens de ERRO!

    CHECK_NRPE: Error - Could not complete SSL handshake.

    Verificar se o nrpe.cfg está configurado corretamente :

    #vi /etc/nrpe.cfg

    verificar o end. IP se está correto, caso esteja deletar o arquivo e copia-lo novamente.
    Se não der certo, reiniciar o servidor.

    Ver em /var/log/messages se aparece a mensagem > Host <end. IP> is not allowed to talk to us! Significa que o protocolo ssl handshake não carregou devido alguma falha na config. do nrpe ! na reconfiguração correta e na inicialização do servidor deve corrigir o problema.

    Testar check´s na própria máquina – ex. memória

    Digitar no prompt: (como root)

    /usr/local/nagios/libexec/check_mem <enter>

    testar check´s do servidor nagios ( Gerente ) para o servidor a ser monitorado.

    Digitar no prompt:

    /usr/local/nagios/libexec/check_nrpe –H <IP do servidor monitorado > -c check_mem <enter>

    deverá retornar!

    98 % de memória ( ou outro valor em percent )


    Mensagem de erro :"connection refused by host"

    Verificar se o nrpe está carregado como daemon:

    #ps aux |grep nrpe

    caso não esteja, carrega-lo !

    # /usr/sbin/nrpe –c /etc/nrpe.cfg –d

    fim !
    Espero que isso possa ajuda-lo.

    sds,

    Acrufino

  7. #7
    barata branca
    Visitante

    Padrão Nagios

    ai doido, eu publiquei um artigo la na linuxit com os codigos pra configurar os servers...
    http://www.linuxit.com.br/section-viewarticle-669.html
    F L W!!!

  8. #8
    Visitante

    Padrão Nagios

    Já li seu artigo, realmente é muito bom, parabens!

    Acrufino

  9. #9
    dB
    Visitante

    Padrão Re: Nagios

    Citação Postado originalmente por Anderson F. Duarte
    Olá,
    Meu nome é Anderson e estou tentando instalar o Nagios e colocá-lo para funcionar, mas até agora não tenho idéia de como começar.
    Eu baixei um super PDF (giantesco) onde fala tudo de nagios, mas achei muito complexo.. Ele é realmente complexo assim para configurar???

    Gostaria de obter mais detalhes, pois ainda não consegui por para funcionar.

    Obrigado pela ajuda.

    Caro, se puder me mandar o PDF ficarei grato...

    [email protected]

  10. #10
    dB
    Visitante

    Padrão Re: Nagios

    Citação Postado originalmente por BZ
    Bom Dia,

    Gostaria de saber , dos que conhecem, se existe algo melhor do que o nagios, no que diz respeito a monitoração do TI.
    Como sou um assiduo usuario do Nagios, estou postanto para saber se os colegas conhecem algo superior, pois a muito , desde os tempos do NetSaint deixei de procurar outra coisa para a mesma função por ter me apaixonado.
    Para os que não ocnhecem, o nagios e um monitor de servers, q diz desde um host ou service alive, até espaço em disco, arquivos abertoe e usuarios logado, ou trafego na plc de rede, cria trends e linhas do trempo e até msm manda torpedos sms, apra seu celular, caso caia algum server.
    Gostaria de me colocar a disposição dos colegas que tenham vontade e sintam alguma dificuldade de poro Nagios pra rodar, estou aqui para compartilhar informações e ajudar!
    []'s





    --------------------
    Código :
    Seja como os Borgs, COMPARTILHEM!
    Sharing Things
    [red]SoA -  Soldiers of Apocalipse[/red]


    [/code]

    caro se vc tiver algum material sobre o nagios e puder me mandar serei grato....

    [email protected]