+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Pessoal, tô c/ uns planos aqui.
    Tõ pensando em por um adsl aqui em casa de 512k, ligar numa bridge ou direto num servidor linux com cartão wireless, conectado numa antena omnidirecional e vender o acesso pra no máximo uns 25 clientes que ficam perto da minha casa. Lembrando que não tô a fim de gastar muito, gostaria que me indicassem bridges/cartões (p/ mim e pros clientes), antenas (tbm p/ mim e pros clientes) e a opinião de vc´s a respeito do funcionamento disso.
    Gostaria de saber tbm idéia de preço p/ cobrar o kit e a mensalidade.


    Obrigado.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    bao... se os clientes forem windows pode ser as plaquinhas xing-ling mesmo (edimax, LG, etc), jah se for linux pense numas plaquinhas sansumg pelo menos. Agora a placa do seu server linux coloca uma orinoco que fica show... dependendo da posicao dos clientes nao precisa nem de omni, vai de direcional mesmo, vc consegue pegar sinal nas costas, na diagonal, de tudo que eh lado e no linux ainda pode formata-lo para hostap que vai fica igualzinho um AP. Ou utilize um AP, tem o dlink 900+ que o pessoal tah falando bem.
    Cuidado com o adsl, pois o upload dele eh ruim dae vc nao consegue atender todos seus clientes se quiserem por ex. enviar o e-mail ao mesmo tempo e pode ter certeza q vao fazer isso (usuario trabalha em espirito de manada).
    Quanto a valores eh muito dificil formular sem conhecer a regiao, os valores que praticam ae... Preco do kit vc coloca 30% em cima do custo e revende alem da instalacao que vc irah cobrar q fica a seu criterio (acho que isto seria justo).

  3. #3
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Re: Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Pessoal, tô c/ uns planos aqui.
    Tõ pensando em por um adsl aqui em casa de 512k, ligar numa bridge ou direto num servidor linux com cartão wireless, conectado numa antena omnidirecional e vender o acesso pra no máximo uns 25 clientes que ficam perto da minha casa. Lembrando que não tô a fim de gastar muito, gostaria que me indicassem bridges/cartões (p/ mim e pros clientes), antenas (tbm p/ mim e pros clientes) e a opinião de vc´s a respeito do funcionamento disso.
    Gostaria de saber tbm idéia de preço p/ cobrar o kit e a mensalidade.
    Obrigado.
    Eu tenho em meu predio um Velox de 512 k compartilhado entre 7 apartamentos,
    porem com rede de cabos mesmo, agora vai entrar mais 5, todo mundo acha muito
    rapido.

    Sao poucas as pessoas que fazem uso pesado da internet, pense que antigamente
    o cara calculava 10 linhas telefinicas para cada 64k de link.

  4. #4

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    eh mais com a evolucao dos tempos, apareceram download accelerator, sites maiores, kazaa e paginas mais pesadas

    o kra v o vizinho dele rapido e tbm quer, e os moleques largam as maquinas o dia inteiro ligadas

    sem contar q o adsl tem controle se sessoes, maximo 20 para um empresarial

  5. #5

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!

  6. #6

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    olha pra vc distribuir um adsl vc precisará de um bom servidor linux rodando um squid pra fazer cache, com isso vc terá uma economia em torno de 60% no seu link.

    eu nao sei fazer este servidor, mas uso um aqui que é show de bola.

  7. #7
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!
    Eu nao vendo, compartilho com colegas ))

    Claro que tambem compartilhamos o preco...

    Atualmente esta dando 26 reais pra cada um (com 7 socios), como devem entrar mais 5 socios esse preco deve cair para uns 15 reais.

    Nao é necessario haver um servidor com proxy porque sao poucos os usuarios e o
    link é muito grande, mas quando eu tinha Ajato eu tinha um proxy squid, porque o
    ajato era de apenas 128 k.

  8. #8
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    eh mais com a evolucao dos tempos, apareceram download accelerator, sites maiores, kazaa e paginas mais pesadas

    o kra v o vizinho dele rapido e tbm quer, e os moleques largam as maquinas o dia inteiro ligadas

    sem contar q o adsl tem controle se sessoes, maximo 20 para um empresarial
    Estou no Rio de Janeiro e aqui o Velox nao tem controle de sessoes.

    O maior uso do link é a noite, durante o dia ele fica praticamente desocupado, quando quero
    baixar alguma coisa grande, como os cds do fedora, por ex, baixo durante o dia.

    E tambem tem um limite, tem gente que esta querendo entrar no rateio ha quase um
    ano, mas so agora eu vou adicionar mais 7 usuarios (maximo), se lancarem o Velox
    1 Mbit, ai posso ate pensar em adicionar mais 14, mas atualmente 14 é o meu
    limite.

  9. #9

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!
    sei que é proibido, mas tbm é proibido só compartilhar o link na rede interna tbm, então a mim só se adiciona o item de que estarei cobrando por isso, mas tbm ñ há fiscalização nesse sentido.

  10. #10

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    parece algo meio "clandestino" , pode dar cagada para o seu lado... e na boa, 128k/512k eh uma mer.. para 25 pessoas.

    claro q isso tudo depende do tipo de usuario... vai dar para todo mundo, vai mas de repente o acesso nao vai ser muito bom dependendo do horario, se voce quiser vingar esse negocio comece devagar a monitore sua banda constantemente e veja a utilizacao, (princplamente de cada host)

  11. #11

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    é, a idéia é ir ampliando devagar. primeiro uns 5 users, depois 10 ...15...20 e quando chegar nos 25 amplio o link, uso cache e tal.

    a idéia é fazer pra usuários simples, bloquear o tráfego do kazaa lá em baixo e liberar mais acesso http mesmo. pra ajudar a economizar link.

    e fazer planos de acesso, quanto mais banda mais caro e mais fácil de ampliar meu link ... heeheheh

    a idéia é começar devagar pra ver se dá certo, e depois é show de bola.

  12. #12
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por demiurgo
    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!
    sei que é proibido, mas tbm é proibido só compartilhar o link na rede interna tbm, então a mim só se adiciona o item de que estarei cobrando por isso, mas tbm ñ há fiscalização nesse sentido.
    Nao tem como a Telemar saber que voce esta compartilhando um Velox.

    Nao tem como detectar isso...

    Transforme seu modem em roteador e seja feliz...

  13. #13

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por Fundacao
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por demiurgo
    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!
    sei que é proibido, mas tbm é proibido só compartilhar o link na rede interna tbm, então a mim só se adiciona o item de que estarei cobrando por isso, mas tbm ñ há fiscalização nesse sentido.
    Nao tem como a Telemar saber que voce esta compartilhando um Velox.

    Nao tem como detectar isso...

    Transforme seu modem em roteador e seja feliz...
    verdade, eles não têm como saber. nem preciso transformar modem em roteador pois vou ter meu servidor linux fazendo NAT.

  14. #14
    Fundacao
    Visitante

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por Fundacao
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por demiurgo
    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!
    sei que é proibido, mas tbm é proibido só compartilhar o link na rede interna tbm, então a mim só se adiciona o item de que estarei cobrando por isso, mas tbm ñ há fiscalização nesse sentido.
    Nao tem como a Telemar saber que voce esta compartilhando um Velox.

    Nao tem como detectar isso...

    Transforme seu modem em roteador e seja feliz...
    verdade, eles não têm como saber. nem preciso transformar modem em roteador pois vou ter meu servidor linux fazendo NAT.
    Acho que voce deveria transformar seu modem em roteador, é muito mais pratico
    do que instalar o adsl no linux, alem do que voce tem uma ferramenta de diagnostico muito interessante com o Log do roteador.

    Voce ainda pode usar o roteador para distribuir dhcp em sua rede e entao configurar no
    dhcp do modem para que o gw da rede seja essa sua maquina com Linux.

  15. #15

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    kras, to numa cidade agora q a conexao tava uma droga, comecei a filtrar o trafego d alguns clientes, tipow mac atras das bridges e coisas estranhas assim

    advertimos varios clientes naum por compartilhar trafego e sim por trafego nocivo

    isso serve pra q vcs tenhas uma ideia d tdo o q sai por uma interface eh monitorado, nem sempre faz-se logs, mas sempre q algo anormal acontece, fazemos logs e cobramos o cliente

    e soh pra q vc saiba, conheco varios provedores q jah foram autuados por usarem adsl clandestinos e a multa eh grande meus amigos, algo em torno d R$ 100.000,00

    mas... kda cabeça eh uma sentença...

    []'s

  16. #16

    Padrão Pequena estrutura Wireless

    Citação Postado originalmente por Fundacao
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por Fundacao
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por demiurgo
    ah, e tem mais um detalhe, vender um link adsl eh proibido em contrato, entaum cuidado!
    sei que é proibido, mas tbm é proibido só compartilhar o link na rede interna tbm, então a mim só se adiciona o item de que estarei cobrando por isso, mas tbm ñ há fiscalização nesse sentido.
    Nao tem como a Telemar saber que voce esta compartilhando um Velox.

    Nao tem como detectar isso...

    Transforme seu modem em roteador e seja feliz...
    verdade, eles não têm como saber. nem preciso transformar modem em roteador pois vou ter meu servidor linux fazendo NAT.
    Acho que voce deveria transformar seu modem em roteador, é muito mais pratico
    do que instalar o adsl no linux, alem do que voce tem uma ferramenta de diagnostico muito interessante com o Log do roteador.

    Voce ainda pode usar o roteador para distribuir dhcp em sua rede e entao configurar no
    dhcp do modem para que o gw da rede seja essa sua maquina com Linux.
    Na verdade, acho que o melhor mesmo é criar o roteador no linux mesmo, instalar o adsl no linux é muito fácil, já fiz isso várias vezes, dhcp em rede sem fio (em minha opinião) nem pensar, pois assim vc estaria facilitando a entrada em sua rede, sem contar que com o servidor linux vc pode fazer várias coisas, assim como limitar banda etc ... etc ... etc.

  17. #17
    Night Rider
    Visitante

    Padrão compartilhamento

    O mais legal é que a conversa iniciou com um assunto e agora tá em outro... Tem como desligar o limitador de sessões de um modem ADSL, e além disso, por mais que seja proibido compartilhar, etc... Quando você compra o serviço, e paga, você é dono dele, portanto, você faz oque bem entender... Só que... Automaticamente, o dono da linha, passa a ser responsavel por toda e qualquer atitude realizada por meio de sua conexão. Consequentemente, se algum dia acontecer alguma coisa, meu amigo, você será julgado por essa responsabilidade e infelizmente, não terá como saber quem foi que cometeu o crime.