Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Placa de som ac97!

    Ae Ae Ae Ae! Consegui veiu! Primeiro tive que dezipar uns arkivos lah na pasta onde tavam os modulos do som! Depois tive que desabilitar o alsa, remover os modulos carregados! Ai depois foi só desailitar o hotplug e mudauma coisinha lá no modules.conf. =)
    Po ... vlws mermo pela ajuda de voces ae
    Qualquer coisa se precisaram to as ordens
    =*****

  2. #22

    Padrão Placa de som ac97!

    Cara posta todas as modificações que tu fez ai, passo a passo, assim se mais alguém precisar, não precisará perguntar
    heheheh

    Parabéns

  3. #23

    Padrão Placa de som ac97!

    Vamo la ... por partes! Primeiro eu fiz o seguinte:

    [1] Como root eu editei o arquivo /etc/rc.d/rc.modules . La tem uma parte que se refere a placas de som. O que eu fiz foi descomentar(tirar o # da frente) a minha placa de som(no caso uma via ac97 que o modulo eh via82cxxx).

    ### OSS Sound support ###
    ### (Old Sound System ;-)
    # VIA VT82Cxxx Audio Controller
    /sbin/modprobe via82cxxx_audio

    Isso fez com que o som funcionasse perfeitamente aqui. O unico problema eh que quando eu ligava o pc aparecia um monte de erros.

    Ai eu tente utilizar o alsa. Eh so digitar # alsaconf . Ai eh so seguir as instrucoes da tela. Nao tem muito misterio ja que ele detecta sua placa de som automaticamente . Basta selecionar ela quando for perguntado. Depois eh so digitar num terminal $ alsamixer e regular o volume.
    Foi moleza configurar o alsa. O problema eh que aqui no meu pc o som ficou chiando. Em muitos outros o alsa resolveu tudo.

    Ai eu fui na pasta /lib/modules/2.4.22/kernel/drivers/sound/ e vi que la tinha os arquivos de som que eu precisava.
    Algo assim: ac97_codec.o, via82cxxx_audio.o, ac97.o
    So dar um:
    ls /lib/modules/X.X.X/kernel/drivers/sound/

    Caso você não possua os módulos será necessário recompilar seu kernel incluindo suporte. No configurador do Kernel marque as seguintes opções no menu Sound.

    Sound --->
    Sound card support
    VIA 82C686 Audio Codec
    [M] VIA 82C686 MIDI>

    Mas eh quase certeza que tenha.

    Se tiver eh so dar o comando(lembrando que # na frente do comando siginifica que ele deve ser excutado como root .. e $ como user normal):

    # /sbin/modprobe via82cxxx_audio

    Agora da esse comando:

    #lsmod

    Vai aparecer algo parecido com isso.

    Module Size Used by Not tainted
    via82cxxx_audio
    soundcore
    ac97_codec
    ac97

    O som ja era pra estar funcionando ... Se tiver eh so adicionar o modulo na inicialização do Linux para nao precisar fazer tudo isto sempre que ligar o pc. Eh so dar o comando:

    # echo "/sbin/modprobe via82cxxx_audio" >> /etc/rc.d/rc.local

    Caso nao tenha dado certo ainda , ou o som continuar xiando(como no meu caso) ... tente desabilitar o alsa da inicializacao:

    # chmod -x /etc/rc.d/rc.alsa

    Depois remova os modulos carregados:

    # lsmod

    # rmmod modulo (no lugar de modulo c poe todos os modulos referentes ao som)

    Agora eh so ir no /etc/rc.d/rc.modules e descomentar novamente a placa de som! So que na hora da inicializacao ... digite nohotplug no prompt do lilo! Com isso o linux nao tentara detectar nada e nao havera conflitos no som ... fazendo com que este funcione normalmente ... que foi o que aconteceu aqui(Gracas a Deus)

    Quando voce conseguir configurar o som corretamente, seja de um jeito ou de outro, só setar as permissões do dsp e mixer para que todos os usuários possam usar os recursos sonoros.

    # chmod 666 /dev/dsp
    # chmod 666 /dev/mixer

    Eh bom mudar essas permissoes tambem:

    # chmod 666 /dev/midi
    # chmod 666 /dev/sequencer
    # chmod 666 /dev/audio


    Eu tentei varias outras coisas tambem ... fiz diversas loucuras ... mas nao postei aqui pq n adiantou nada ... mas acho que com isso ja da pra configurar o som!
    Qualquer coisa eh so psotar no forum que tentaremos ajudar.
    PS: Desculpe pela falta de acentos ou coisas do tipo ... eh que ainda nao configurei meu teclado!

  4. #24
    twist
    Visitante

    Padrão Placa de som ac97!

    eu uso conectiva 9 e estou com o mesmo problema.... os drivers estao lá... so q esses comandos nao funcionam aqui no conectiva.... alguem pode me ajudar??

  5. #25

    Padrão Placa de som ac97!

    Os comando não funcionam?
    Ou os comandos funcionam mas não resolvem o problema?
    Se for o primeiro caso ... verifique se vc ta executando os comando como root!
    Se for o segundo .. ei ja não sei pq executei eles e funcionaram!
    Posta aqui o erro que da !

  6. #26
    twist
    Visitante

    Padrão Placa de som ac97!

    estou executando como root, soh q os comandos nao resolvem.... e da o seguinte erro:

    /lib/modules/2.4.21-28872cl/kernel/drivers/sound/via82cxxx_audio.o: init_module: No such device
    Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters.
    You may find more information in syslog or the output from dmesg
    /lib/modules/2.4.21-28872cl/kernel/drivers/sound/via82cxxx_audio.o: insmod /lib/modules/2.4.21-28872cl/kernel/drivers/sound/via82cxxx_audio.o failed
    /lib/modules/2.4.21-28872cl/kernel/drivers/sound/via82cxxx_audio.o: insmod via82cxxx_audio failed

    e os arquivos estao na pasta sound... todos eles....

  7. #27

    Padrão Placa de som ac97!

    cara tenta levantar ele na mao mermo!

    # modprobe modulo

    tipo ... c abilitou algum hotplug ou cois aparecida?

  8. #28
    twist
    Visitante

    Padrão Placa de som ac97!

    aee levantei ele no braço... mas ta xiando.... e o q funcionou com vc nao deu aqui.... ;/

  9. #29

    Padrão Placa de som ac97!

    Cara ... vc tem certeza que não o hotplug não está ligado ? Pq se tiver ele fica tentando detectar sua placa de som na inicialização do linux e isso pode da conflito.
    tenta remover todos os modulos da placa de som antes de levantar o certo na mao.
    da um # lsmod
    depois
    # rmmod modulo
    e depois qye remover todos os modulos levanta ele na mao;
    # modprobe modulo
    posta um # lsmod aqui!

  10. #30
    Visitante

    Padrão Placa de som ac97!

    Citação Postado originalmente por n0z3y
    PCI devices found:
    Bus 0, device 0, function 0:
    Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8375 [KM266/KL266] Host Bridge (rev 0).
    Master Capable. Latency=8.
    Prefetchable 32 bit memory at 0xe0000000 [0xe7ffffff].
    Bus 0, device 1, function 0:
    PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8633 [Apollo Pro266 AGP] (rev 0).
    Master Capable. No bursts. Min Gnt=12.
    Bus 0, device 16, function 2:
    USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (#3) (rev 128).
    IRQ 5.
    Master Capable. Latency=32.
    I/O at 0xec00 [0xec1f].
    Bus 0, device 16, function 1:
    USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (#2) (rev 128).
    IRQ 5.
    Master Capable. Latency=32.
    I/O at 0xe800 [0xe81f].
    Bus 0, device 16, function 0:
    USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB (rev 128).
    IRQ 11.
    Master Capable. Latency=32.
    I/O at 0xe400 [0xe41f].
    Bus 0, device 16, function 3:
    USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 130).
    IRQ 10.
    Master Capable. Latency=32.
    Non-prefetchable 32 bit memory at 0xdfffff00 [0xdfffffff].
    Bus 0, device 17, function 0:
    ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8235 ISA Bridge (rev 0).
    Bus 0, device 17, function 1:
    IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 6).
    IRQ 14.
    Master Capable. Latency=32.
    I/O at 0xfc00 [0xfc0f].
    Bus 0, device 17, function 5:
    Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235 AC97 Audio Controller (rev 80).
    IRQ 5.
    I/O at 0xe000 [0xe0ff].
    Bus 0, device 18, function 0:
    Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 116).
    IRQ 11.
    Master Capable. Latency=32. Min Gnt=3.Max Lat=8.
    I/O at 0xdc00 [0xdcff].
    Non-prefetchable 32 bit memory at 0xdffffe00 [0xdffffeff].
    Bus 1, device 0, function 0:
    VGA compatible controller: S3 Inc. VT8375 [ProSavage8 KM266/KL266] (rev 0).
    IRQ 11.
    Master Capable. Latency=32. Min Gnt=4.Max Lat=255.
    Non-prefetchable 32 bit memory at 0xdfe80000 [0xdfefffff].
    Prefetchable 32 bit memory at 0xd0000000 [0xd7ffffff].

  11. #31
    Visitante

    Padrão Placa de som ac97!

    Citação Postado originalmente por n0z3y
    uso slackware 9.1

  12. #32
    Visitante

    Padrão Placa de som ac97!

    Citação Postado originalmente por nozey
    Vamo la ... por partes! Primeiro eu fiz o seguinte:

    [1] Como root eu editei o arquivo /etc/rc.d/rc.modules . La tem uma parte que se refere a placas de som. O que eu fiz foi descomentar(tirar o # da frente) a minha placa de som(no caso uma via ac97 que o modulo eh via82cxxx).

    ### OSS Sound support ###
    ### (Old Sound System ;-)
    # VIA VT82Cxxx Audio Controller
    /sbin/modprobe via82cxxx_audio

    Isso fez com que o som funcionasse perfeitamente aqui. O unico problema eh que quando eu ligava o pc aparecia um monte de erros.

    Ai eu tente utilizar o alsa. Eh so digitar # alsaconf . Ai eh so seguir as instrucoes da tela. Nao tem muito misterio ja que ele detecta sua placa de som automaticamente . Basta selecionar ela quando for perguntado. Depois eh so digitar num terminal $ alsamixer e regular o volume.
    Foi moleza configurar o alsa. O problema eh que aqui no meu pc o som ficou chiando. Em muitos outros o alsa resolveu tudo.

    Ai eu fui na pasta /lib/modules/2.4.22/kernel/drivers/sound/ e vi que la tinha os arquivos de som que eu precisava.
    Algo assim: ac97_codec.o, via82cxxx_audio.o, ac97.o
    So dar um:
    ls /lib/modules/X.X.X/kernel/drivers/sound/

    Caso você não possua os módulos será necessário recompilar seu kernel incluindo suporte. No configurador do Kernel marque as seguintes opções no menu Sound.

    Sound --->
    Sound card support
    VIA 82C686 Audio Codec
    [M] VIA 82C686 MIDI>

    Mas eh quase certeza que tenha.

    Se tiver eh so dar o comando(lembrando que # na frente do comando siginifica que ele deve ser excutado como root .. e $ como user normal):

    # /sbin/modprobe via82cxxx_audio

    Agora da esse comando:

    #lsmod

    Vai aparecer algo parecido com isso.

    Module Size Used by Not tainted
    via82cxxx_audio
    soundcore
    ac97_codec
    ac97

    O som ja era pra estar funcionando ... Se tiver eh so adicionar o modulo na inicialização do Linux para nao precisar fazer tudo isto sempre que ligar o pc. Eh so dar o comando:

    # echo "/sbin/modprobe via82cxxx_audio" >> /etc/rc.d/rc.local

    Caso nao tenha dado certo ainda , ou o som continuar xiando(como no meu caso) ... tente desabilitar o alsa da inicializacao:

    # chmod -x /etc/rc.d/rc.alsa

    Depois remova os modulos carregados:

    # lsmod

    # rmmod modulo (no lugar de modulo c poe todos os modulos referentes ao som)

    Agora eh so ir no /etc/rc.d/rc.modules e descomentar novamente a placa de som! So que na hora da inicializacao ... digite nohotplug no prompt do lilo! Com isso o linux nao tentara detectar nada e nao havera conflitos no som ... fazendo com que este funcione normalmente ... que foi o que aconteceu aqui(Gracas a Deus)

    Quando voce conseguir configurar o som corretamente, seja de um jeito ou de outro, só setar as permissões do dsp e mixer para que todos os usuários possam usar os recursos sonoros.

    # chmod 666 /dev/dsp
    # chmod 666 /dev/mixer

    Eh bom mudar essas permissoes tambem:

    # chmod 666 /dev/midi
    # chmod 666 /dev/sequencer
    # chmod 666 /dev/audio


    Eu tentei varias outras coisas tambem ... fiz diversas loucuras ... mas nao postei aqui pq n adiantou nada ... mas acho que com isso ja da pra configurar o som!
    Qualquer coisa eh so psotar no forum que tentaremos ajudar.
    PS: Desculpe pela falta de acentos ou coisas do tipo ... eh que ainda nao configurei meu teclado!
    dsdsds