+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Intranet e Squid ....

    Pessoal da lista, bom dia a todos ....
    Estou precisando de ajuda. Utilizo na empresa o Conectiva 8. Temos 2 servidores. Um para acesso a internet e outro com aplicativos. Nesse de aplicativos, intalamos uma intranet. Acontece que para chamamos o aplicativo da intranet no browser, numa estação windows, temos que digitar http://192.168.1.5/intranet. Me falaram que existe uma maneira, não sei qual, que a gente pode direcionar no squid, ou alguma regra de iptables que quando o usuário digitar apenas intranet, ao invés de digitar http://192.168.1.5/estoque, ele direcionar para o servidor onde está instalado a nossa intranet.
    Alguém na lista, sabe como fazer isso, e que possa me dar alguma dica ??? Desde já, agradeço a todos ....

    Muito obrigado ........

    Paulo Sérgio ....

  2. #2

    Padrão Intranet e Squid ....

    Pelas estacoes ruindows.. vc nao poderia utilizar o arquivo c:\windows\hosts ??


    Assim de maneira rapida e simples .. corigiria o problema de ter que dar o ip da ???.???.???.???/estoque e teria que informar somente um nome qualquer que vc definiria...

  3. #3

    Padrão Intranet e Squid ....

    Citação Postado originalmente por RoninDarkTemplar
    Pelas estacoes ruindows.. vc nao poderia utilizar o arquivo c:\windows\hosts ??


    Assim de maneira rapida e simples .. corigiria o problema de ter que dar o ip da ???.???.???.???/estoque e teria que informar somente um nome qualquer que vc definiria...
    Ronin, obrigado pela resposta.

    Esse lance do arquivo hosts, lmhost no windows, eu sei. O problema é que a nossa rede tem mais ou menos 85 estações. Gostaria de saber se teria alguma outra de forma de alterar apenas em um lugar e valer para todas as estações.

    Um abraço ....

  4. #4
    Visitante

    Padrão Intranet e Squid ....

    Nao entedi direito mais voce pode usar o named para fazer um servidor DNS para resolver os nomes
    Ou pode criar um Servidor Wins no servidor de dados para o Windows enchergar como se fosse uma rede local.

    A Marcio

  5. #5

    Padrão Intranet e Squid ....

    Márcio, não sei se fiz fazer entender o que preciso. Como o Ronin mencionou acima, eu poderia muito ir de estação em estação Windows, e alterar o arquivo lmhost para apontar para o servidor onde está a intranet da empresa. Acontece que aqui na empresa, temos 85 estações, e acaba sendo muito trabalhoso ir de estação em estação fazer isso. Pelo que já me falaram, existe uma maneira de configurar no squid ou regra iptables, que ao invés o usuário digitar http://192.168.1.5/intranet, ele passa pelo proxy/firewall e vai para outro servidor interno que tem a nossa intranet. Os usuários estão simplesmente querendo digitar no browser (Internet Explorer, por exemplo) , a palavra intranet e o proxy/firewall redirecionar essa url para o nosso servidor interno onde está instalada a nossa intranet.
    Eu fiz um teste usando o lmhost no windows, funcionou perfeito. Mas o chato é ter que configurar máquina por máquina de casa usuário. O usuário nem sabe o que é isso se for pedir para ele mesmo configurar.
    No caso de configurar um servidor wins, como eu faria isso ???

    Um abraço. ....

  6. #6
    RafaelMonteiro
    Visitante

    Padrão wins

    po cara lembra daqueles scripts de logon ? então vc pode criar um contendo comandos para mapear um diretorio de rede, e depois com um simples conjunto de x: cd \qq coisa e copy script.bat c:\windows\...

    fazer a alteração do lmhosts em poucos segundos

    coincidencia é q acabei de fazer isso ontem em cento e poucas maquinas heheh


    []s

    Rafael Monteiro.

  7. #7

    Padrão Intranet e Squid ....

    Amigo... seu servidor de aplicativos é linux também? Neste caso bastaria criar um alias no seu apache...

  8. #8

    Padrão Intranet e Squid ....

    Amigo perdão... viajei na pergunta...

    bem... no seu DNS acredito que vc possa criar um dominio fictício com o nome que vc quiser e direcionar para onde vc quiser pelo apache...

  9. #9

    Padrão Intranet e Squid ....

    Jim, boa tarde ....
    A configuração aqui da empresa é o seguinte : Temos 2 servidores, rodando Conectiva Linux 8. Um é o proxy/firewall com o ip 192.168.1.1.
    O outro servidor também Conectiva 8, tem o ip 192.168.1.5 e nesse servidor temos aplicativos rodando Delphi, Interbase, Apache, MySQL e PHP e é onde está instalada a Intranet.
    Acontece que o usuário para acessar a intranet no ip 192.168.1.5 ele digita http://192.168.1.5/intranet no navegador, e acesssa perfeito na intranet. Acontece que querem apenas digitar http://intranet, no browser e com isso a estação passa pelo proxy/firewall no ip 192.168.1.1 e ir para o outro ip. Fiz um teste alterando o arquivo lmhost no windows e funcionou perfeito. Mas o chato é que temos 85 estações, e ir de uma em uma, é mais trabalhoso. Comentaram comigo que tinha uma outra maneira, via squid ou iptables que ele faria esse redirecionamento para o outro servidor.
    Mas tudo bem. Vou acessar a máquina de casa usuário e alterar o lmhost. Um grande abraço amigo .......

    Inté ....
    :wink:

  10. #10

    Padrão Intranet e Squid ....

    cara... uma sugestão... faz um programinha em delphi pra colocar um atanho a área de trabalho do cara... um atalho para esse endereço... ou coisa legal seria vc colocar um javascript no head dessa página para adicionar a favoritos (tb diminuiria o trabalho).

    De qualquer forma estarei procurando uma solução... bom jorno..

  11. #11

    Padrão Intranet e Squid ....

    Os usúarios tem q ser autenticados na rede?
    caso sim vc pode fazer isso no logon dele, gerando um script q qdo os usuários se logassem ele carregariam esse script.
    como o rafael Monteiro Falou.