+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dois Default Gateway

    Pessoal,

    na empresa em que trabalho tenho 3 Servidores (1 Firewall - Red Hat 9.0, 1 Proxy - Slackware 9.1, 1 PDC - Windows 2000 Server).

    no firewall tenho dois links de Internet redundantes, esse firewall é o default gateway da máquina Proxy e do PDC. Minha dúvida é:

    Há alguma maneira de adicionar dois Default Gateway nas máquinas clientes (um seria o Proxy, o outro seria o PDC), para que quando o Proxy saisse do ar (estivesse desligado), o NAT fosse feito pelo PDC. Tipo, redundância de servidores.

    []'s

  2. #2

    Padrão Dois Default Gateway

    Nao, a unica maneira de por "2 default gateway" eh fazendo load balance entre eles com iproute, mas nao eh o seu caso.

    entretanto eu nao entendi, jah que o seu firewall eh quem faz o NAT, o proxy e MUITO MENOS O PDC deveriam estar fazendo NAT.

    eu acho isso uma grande "putaria" na rede.


    entretanto colocado o seu firewall como default gateway do clientes resolveria o seu problema.


    sem mais

  3. #3

    Padrão Dois Default Gateway

    Coloquei o Firewall porque preciso de uma segurança extra, além do que a máquina Proxy roda o servidor web da Intranet da Empresa, Bancos de Dados, etc, e eu precisava de uma segurança extra devido ao Link Wireless, o provedor não tem nenhuma estrutura, nem políticas de segurança para os clientes, ou seja, fica todo mundo no mesmo domínio de difusão(na mesma rede). A máquina firewall faz o balanceamento de carga e redundância entre os links e faz a política de segurança da rede Interna. Minha dúvida era: Se eu poderia adicionar um segundo Default Gateway nos clientes, para que, caso o servidor proxy caia, o servidor PDC continuasse fazendo nat para fora.

  4. #4

    Padrão Dois Default Gateway

    Ate onde eu sei a resposta eh nao.