+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar Imagem

    Olá a todos, eu gostaria de saber se é possível criar uma imagem de uma instalação ... vou explicar melhor... eu vou fazer uma instalação da distro RedHat 7.3 junto com o ERP e o BD, daí vou configurar este micro para ser espelho do meu server principal.. .. gostaria de saber se após estas configurações estarem prontas.. se é possível criar uma imagem e gravar em CD .. qual o melhor programa para se fazer isso??? alguém poderia me auxiliar com um "passo-a-passo" ??

    abraço

  2. #2

    Padrão Criar Imagem

    bem, voce quer fazer um sistema de alta disponibilidade?!
    para espelho aconselho o rsync, ele funciona mto bem, espelha pertiçoes, directorios, ou so mesmo ficheiros..

    se quer criar uma imagem de uma instalação, para guardar em Cd no caso de ter de repor o sistema no caso de problemas, vc pode optar pelo
    "G4U" (ghost for unix)
    ou "UDP Cast" (mto bom mesmo, infelizmente pouco conheçido)
    ou simplesmente o "dd" disponivel em qq distro linux

    Boa sorte

  3. #3

    Padrão Criar Imagem

    valeu amigo.. o que eu quero é justamente criar uma imagem de uma instalação, para guardar em Cd no caso de ter de repor o sistema no caso de problemas ... vc poderia me dizer como funcionam e onde eu posso encontrar estes programas:
    G4U (ghost for unix) e "UDP Cast"

    como funciona este "dd" ???

  4. #4

    Padrão Criar Imagem

    tem o dd pra criar imagens cara
    dd if=/dev/hdX of=hdx.img
    por ex
    da uma olhada no manual q vc entende melhor

  5. #5

    Padrão Criar Imagem

    bem o dd tem um pequeno defeito.. é aconselhavel que os dois discos sejam iguais..
    mas por exemplo, imaginenos que temos um disco de 20 GB mas apenas com 800 Mb ocupados.. se vc fizer apenas dd if=/dev/hd of=/dev/hdc.. ele vai copiar mesmo 20 Gb, estejam ocupados ou nao.. então a solução é jogar com os agumentos do dd

    dd id=/dev/hda of=disco.img bs=1M count=800

    percebeu?, mas eu gosto mto do UDP Cast.. ele funciona tipo o dd, mas via rede.. mto melhor que o G4U.. é bem porreiro.

  6. #6

    Padrão Criar Imagem

    o partimage funciona bem tbm

    ou se o seu servidor do de gente grande, basta ficar fazendo raid 1 dos discos necessarios (demorrrrrrrra)