+ Responder ao Tópico



  1. #1
    haas
    Visitante

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    Estou com algumas dúvidas ref. ao PPPoE, se alguém poder me ajudar?

    Dúvidas:

    1 - O PPPoE faz tunelamento entre o cliente e o servidor?
    2 - Se fizer tunelamento e eu tiver uma rede com repetidoras, essas repetidoras tornam-se transparente?
    3 - Se fizer tunelamento e eu tiver uma rede com IPs inválidos eu posso configurar a máquina do cliente com IPs válidos?

    Acho q por enquanto é isso.

    Valeu!!!

  2. #2

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    PPPoE é um protocolo de autenticação, ele não faz tunelamento. atraves deste procotolo ele procura o servidor enviando login e senha para que o mesmo valide. Caso a esteja ok ele irá responder um ip/masq/gw para quem fez a requisição adicionando esta máquina na rede.

    Mas nào existe tunelamento nem cryptografia nenhuma

  3. #3

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    o ppppoe passa direto por suas bridges desde q naum haja nenhum filtro bloqueando o protocolo

    e, com relacao a sua ultima pergunta, desde q vc tenha um radius server com e a faixa d ips q vc pode usar, o radius ira atribuir um ip desta faixa para os clientes q tenham feito qq requisicao

    []'s

  4. #4
    posix
    Visitante

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    O servidor pppoe fica escutando por requisicoes de autenticacao. Ele não é um protocolo de autenticacao. Após o cliente ser autenticado com sucesso (radius, tacacs, ldap, etc..) é criado um túnel entre o cliente e o servidor. Voce não precisa necessariamente de IP na interface do servidor com o AP, pois o PPPOE nao trabalha na camada IP. Voce pode usar, sem problemas algum, com repetidoras. Como o padrao 802 emula ethernet sem problema algum, o cliente que quiser se conectar usando a repetidora, enchergará normalmente o servidor pppoe que está na outra ponta. Aqui no nosso provedor estamos trabalhando dessa forma, e até agora nao nos deu problema nem dor de cabeça. Com relação aos ips válidos, se voce os tiver disponiveis, voce pode sim atriubui-los aos clientes, dinamicamente ou estáticos. Isso depende da sua necessidade. Nós aqui estamos usando RADIUS para autenticação, com o Freeradius 0.93, e autenticacao e accounting no banco de dados (MySQL). Com essa topologia (PPPOE+RADIUS+MYSQL) voce torna sua rede muito flexivel, pois voce pode criar grupos de acordo com a velocidade desejada, ip valido ou invalido, ip fixo, bloquear requisicoes SYN para planos residenciais, liberar para planos empresariais.. as opções são muitas. E só será possivel navegar na internet utilizando sua estrutura wireless se entrar no túnel, e enchergar os demais clientes tambem. Ou seja, pra ter acesso a alguma coisa voce é obrigado a entrar no tunel, e isso só é feito se tiver um usuario e senha validos no servidor.
    Abraços.

  5. #5
    haas
    Visitante

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    Valeu gente!!! Vocês me ajudaram muito, fico devendo essa!!!

  6. #6

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    Boa, boa explicacao.


    uma palavra que resume isso eh:

    VPN - Virtual Private Network

  7. #7
    marceloleal
    Visitante

    Padrão pppoe numa rede roteada

    Amigo eu aqui estou numa rede roteada é ai como faço, eu passo por 2 maquinas até chegar no meu servidor principal de saida para a internet, estou querendo instalar nesse servidor e ai como faço ?

    Citação Postado originalmente por posix
    O servidor pppoe fica escutando por requisicoes de autenticacao. Ele não é um protocolo de autenticacao. Após o cliente ser autenticado com sucesso (radius, tacacs, ldap, etc..) é criado um túnel entre o cliente e o servidor. Voce não precisa necessariamente de IP na interface do servidor com o AP, pois o PPPOE nao trabalha na camada IP. Voce pode usar, sem problemas algum, com repetidoras. Como o padrao 802 emula ethernet sem problema algum, o cliente que quiser se conectar usando a repetidora, enchergará normalmente o servidor pppoe que está na outra ponta. Aqui no nosso provedor estamos trabalhando dessa forma, e até agora nao nos deu problema nem dor de cabeça. Com relação aos ips válidos, se voce os tiver disponiveis, voce pode sim atriubui-los aos clientes, dinamicamente ou estáticos. Isso depende da sua necessidade. Nós aqui estamos usando RADIUS para autenticação, com o Freeradius 0.93, e autenticacao e accounting no banco de dados (MySQL). Com essa topologia (PPPOE+RADIUS+MYSQL) voce torna sua rede muito flexivel, pois voce pode criar grupos de acordo com a velocidade desejada, ip valido ou invalido, ip fixo, bloquear requisicoes SYN para planos residenciais, liberar para planos empresariais.. as opções são muitas. E só será possivel navegar na internet utilizando sua estrutura wireless se entrar no túnel, e enchergar os demais clientes tambem. Ou seja, pra ter acesso a alguma coisa voce é obrigado a entrar no tunel, e isso só é feito se tiver um usuario e senha validos no servidor.
    Abraços.

  8. #8
    Visitante

    Padrão Funcionamento do PPPoE

    kra noa tem jeito nao tem como usar se o servidor nao estiver no mesmo nivel fisico que o cliente. entende como nivel fisico ocmo bridge wireless hub e switch

    se tiver qq roteador noa via conseguir nao ser que os roteadores estejam fazendo bridge tb ai ja outra estora nao vai mas estar roteada.
    agora se vc quiser vc pode tenar com VPN que da pra fazer nun sistema roteavel eu ja fiz isto e funcionou. so tirei pq eu precisa do mac e o pppoe tem esta possibilidade de autenticar com mac .com algumas modificacoes eh calro :-)