+ Responder ao Tópico



  1. #1
    novo
    Visitante

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    Eu vou comprar um novo computador e gostaria de saber se alguem pode me dar algumas informações:
    o computador vai ter um HD de 40 e 256 de memoria, qual é o espaço necessario para utilizar o linux?
    qual programa eu uso para fazer uma partição?
    qual seria o linux mais amigável para um iniciante instalar e usar?

  2. #2
    Eye
    Visitante

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    Amigo, um hd de 40 e esta memória... :~ nem se cogita em falar sobre "espaço" para que o linux rode bem... hehehe.

    http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/manual/

    Distro é uma coisa bem particular, mas o Kurumin é bom para quem não conhece nada de linux... eu recomendo este para meus amigos...

  3. #3

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    Cara sua maquina e mais que suficiente.

    Seria legal voce questionar se a mauqina e omologada a alguma distribuiçao Linux. desta forma voce nao tera dor de cabeça.

    Sobre o Particionamento

    Se voce for usar a mesma maquina com Linux + Ruindows use o Fdisk do DOS e cria a partiçao do Windows deixando no minimo 3 G para o Linux vazia
    .
    Mais se voce for rodar so Linux nao esquenta que o Linux cria as partiçoes numa Boa.

    Eu sempre recomendo para quem esta iniciando o CONECTIVA LINUX. nao e complicado e tem inumeras informaçoes no site da Conectiva e varios outros.

  4. #4

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    tem um tutorial no site da red hat d como instalar um linux bem didatico
    https://www.redhat.com/docs/manuals/...install-guide/

    tente instalar o fedora core 2, o tutorial do rh9 vale pro fedora

    []'s

  5. #5
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    cara, eu recomendo o Fedora (Core 2, preferencialmente), ele é bem amigável. E de acordo com o moderador, pega os manuais do Red Hat 9 no site. O guia foca pra iniciantes também é muito bom.

    Aqui vai uma dica, se vc tem alguma experiencia em particionamento de HDD, instala primeiro o windows deixando uns 4 ou 5 Gb pro linux, e depois intala o Linux. fazendo isso vc vai garantir que não haverá problemas com a MBR (que é uma parte do HD onde fica as informações sobre qual sistema operacional vai dar boot, ou qual programa vai gerenciar quais sistemas podem dar boot).

    Os problemas com MBR acontecem porque o Window$ eh burrão e não percebe se tem alguém alem dele na MBR e simplesmente sobrescreve o que tem lah (se ele for o último a ser instalado). Isso pode ser resolvido com um disquete de boot, mas pra quem naum tem experiencia com linux isso virar uma dorzinha de cabeça chata!!

  6. #6
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Companheiro...

    Eu recomendo o Slackware, colocarei meu ponto de vista. Quando comecei a trabalhar com linux, comecei com o guarani 3.0 e depois fiz um curso para linux e a distro que se usava no curso era o conectiva 6.0, e confesso que uma grande parte do curso foi bem proveitosa, porém conhecemos o sistema muito superficialmente e com uso de muitas ferramentas gráficas, para mim na época foi muito bom pois estava viciado com a filosofia windows(tudo na mão), más quando mudava a versão mudava uma pancada de coisa e lá ia eu ter que me abituar com a nova versão, confesso que erá quase como ter que aprender novamente, ai testei outras distros (debian, mandraque, suse, hed hat), e por ultimo e slackware. Usei bastante tempo o red hat, mas ainda possuia o mal hábito de usar algumas ferramentas gráficas, até então morria de medo do slackware pois ser difundido no meio linux ser uma distro de dificil uso, então tomei coragem e instalei a versão 8.1 no meu notebook e confesso quebrei a cabeça de + para mudar meus conceitos, mas valeu a o esforço. Hoje trabalho operando meu slack apenas na linha de comando e pocha como é bom ter autonomia sobre minha decisões pois agora quando quero mudar algo sei onde mudo e com isso vou direto a fonte do problema para solucionar, tudo isso escreví para que vc veja que se mudar mude radicalmente e vc será feliz, para que vc tenha idéia estamos na versão 9.1 slackware, tenho minhas máquinas todos com slackware e servidores instalados com esta distro sem problemas e além disso uso ele como desktop em casa também, só alegria e nunca mais tive o problema de re adaptação a nova versão é só alegria... Para a instalação é simples entre neste site http://www.guiadohardware.net/tutoriais/067
    e vc encontrará um mini manual sobre o slackware, mas caso vc prefira outra distro (todas são muito boas) subra um nivel acima seguindo este link e vc poderá encontrar informações sobre outras distros http://www.guiadohardware.net/tutoriais

    Um abraço e aprofunde seus conhecimentos nesta poderoza ferramenta de trabalho.

  7. #7
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Distro

    cara, eu acho o seguinte, mudar radicalmente eh meio complicado... mas tem outra coisa, se ele ta afim de usar Linux eh pq ele se cansou de Window$; isso naum impede de ele usar modo gráfico, e dessa forma ele podia ficar intercalando entre linha de comando e gráfico, pra ir aprendendo mesmo.
    Pelo oq eu vi, vc teve a oportunidade de aprender mais sobre o linux antes de ir pro Slack (ir pro lance mais "root's" mesmo).
    Assim eu acho que fica muito mais impolgante aprender linux (linha de comando) enquanto ele ainda consegue dar uma usada no gráfico.

  8. #8

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    Cara..eu recomento o kurumin
    ele é bem amigável e esta em português...
    tem tudo explicadinho nos tutoriais que vem com ele..
    sobre o particionamento, se você for usar o kurumim, ele tem o Qparted..uma coisa assim...ele é facil de usar...

    falow
    t+

  9. #9
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Distro

    cara, eu acho o seguinte, mudar radicalmente eh meio complicado... mas tem outra coisa, se ele ta afim de usar Linux eh pq ele se cansou de Window$; isso naum impede de ele usar modo gráfico, e dessa forma ele podia ficar intercalando entre linha de comando e gráfico, pra ir aprendendo mesmo.
    Pelo oq eu vi, vc teve a oportunidade de aprender mais sobre o linux antes de ir pro Slack (ir pro lance mais "root's" mesmo).
    Assim eu acho que fica muito mais impolgante aprender linux (linha de comando) enquanto ele ainda consegue dar uma usada no gráfico.
    Recomendar mesmo, eu recomendo o Slack, pra mim eh o melhor, porém inegavelmente eh mais complicado que o fedora, por exemplo.
    Tem outra coisa, eu naum acho que as outra distros ficam atrás do Debian ou Slack, por exemplo, Prum Servidor da DELL, modelos Power Edge, o recomendado eh o RED HAT.
    Pra mim, o linux piorzinhu mesmo eh o mandrake!

  10. #10
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Amigos...

    Como disse é meu ponto de vista, e concordo na questão de usar uma distro mais alto niveu, bom a respeito do mandraque eu acho bonitinho, não usei ele em operação mas acho que esse linux com cara de Francês é uma boa para o nosso companheiro, pois é bem simples de usar, e como o outro companheiro citou o kurumim é uma boa, confesso que não instalei ainda, porém pelo que lí os comentários sobre está distro são muito bons, e além de tudo é BR.

    Um abraço.

  11. #11
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    eu acho o mandrake o linux mais bugado ... já usei ele e tive problemas com CDROM LG, Com placa de video GForce. Pra mim ele quis ficar extremamente fácil de usar, tipo o Windows, e nisso ele acabou pecando!!! :?
    Tem o Kurumin, ele Eh uma distro fenomenal, pra rodar do CD, mas pra instalar e fuçar, eu tenhu minhas dúvidas se seria uma boa, uma vez que ele iria ter que ficar baixando tudo que ele quisesse, mas pra quem já domina e sabe realmente o que quer fazer no linux!!!

  12. #12
    DARK SHARK
    Visitante

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    KARA CONCORDO EM GENERO NÚMERO E GRAU COM O EDSON_PENNA!!!!!!!!

  13. #13

    Padrão Estou querendo instalar o linux e deixar o windows

    cara procure revistas que tragam cd's de distros, elas geralmente tem um tutorial razoavel junto.