+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Restruturação de Provedor

    Amigos da Lista

    Assumi um provedor cheio de problemas, vou descrever a estrutura existente para vcs poderem me sugeri a melhor estrutura.

    Temos:

    Quatro Torres, sendo três células e a do provedor.

    Na torre do provedor temos instalado, quatro direcionais, um Sansung.
    swl 3300 fazendo bridge com um cliente de ip real. As outras três antenas saindo de dois servidores linux com cartões orinoco instalados na torre do provedor fazendo bridge de com as demais torres, nas células estamos utilizando o ap 1000 com dois cartões um ligado a direcional e outro na OmniDirecional 15 db.
    Obs. A cidade e muito plana o que dar uma visada muito boa entre as torres.

    150 clientes utilizando-se de um direcional e cartões orinoco.
    Um link Embratel de dois mega.
    Um roteador cisco 2517
    1 swuite 3com

    O problema:

    A rede e muito instável os clientes reclamam da velocidade e da instabilidade do sistema.
    Existe muita perca de pacotes entre as torres células e alguns clientes.

    A Solução:

    Gostaríamos de solucionar os problemas de nosso clientes, estabilizando a rede e velocidade, bem como diminuir ou eliminar a perca de pacotes, estamos disposto a migra para equipamento desde que sejam compatíveis com os kits clientes que temos (Orinoco).
    Pretendemos eliminar os servidores que ficam na torre, pois e muito complicado dar manutenção nos mesmo.
    O que acham de substituir os servidores com cartões por ap Sansung?
    Eles se comunicam com os ap-1000?
    Qual seria o melhor custo beneficio dessa rede, levando em conta os equipamentos existentes?
    Agradeço antecipadamente a todos que poderem me ajudar.

    Thon

  2. #2

    Padrão Restruturação de Provedor

    Hum... axo que voce poderia realmente colocar uns ap fazendo bridging para suas torres.

    Axo que ai ficaria legal, ai substitura os PCs (a unica fazendo de ter os PCs eh que voce consegue fazer outras coisas que um hardware pequeno nao faria) mas axo que esse nao eh caso, faca todo o controle <DENTRO> do seu provedor.


    Entao ficaria assim...

    suas antenas direcionais que se comunicariam com o seu provedor (nesse ki tem a omni neh ) e os PCs virariam bridges transparentes entre seus clientes e a suas direcionais. Eu acho que fica legal, e nao sai muito caro (EU ACHO).

  3. #3
    doidoht
    Visitante

    Padrão Restruturação de Provedor

    Vamos por etapas...

    Primeiramente... vc tá usando é um dividor de potência (splitter) pro Samsung na sua torre! de 1 pra 4 ou de e divisores de 2 pra 2?
    Os Samsung não se comunicam com AP 1000... logo se queres trocar, pegue 6 SWL 3300 ... dois em cada torre... um pra receber o sinal do provedor e outro pra fazer AP

    acho que seu projeto é grande... se quiser um help maior... me chama no messenger [email protected]

    T+

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Restruturação de Provedor

    O negocio eh mais ou menos como o Doido falou... vc coloca em cada torre um swl3300 fazendo o PMP slave com o provedor e 1 como AP (pros clientes), nao use cabo RGC nestes APs... monta eles numa cx hermetica e liga direto pigtail-antena, na sua central coloca um swl 3300 Multlink como master e poem ele pra conversar com os slaves, se na base tb enviar sinal pra clientes, utilize outro swl3300 como AP... reveja a rede eletrica destas torres principalmente o aterramento. Afaste as antenas umas das outras e tb da torre. Faca controle banda por cliente no seu GW (se nao quiser usar o CBQ.init use o bandlimit aqui da Underlinux), instale um modulo para controle de P2P (limitar... não barrar), bloqueie todo o trafego lixo da rede (netbios, broadcast entre os clientes, virus, spam e tals).
    Isso deverah resolver seus problemas.

  5. #5
    Visitante

    Padrão Rede Wireless

    Perda de pacotes é relativo, ou seja, tráfego, instalações etc... Elemine divisores, para você fazer algum projeto deve ser pensado antes para utilizar o material correto, acredito que você possa usar o mesmo material que você vem usando, mas leve em consideração o seguinte:

    -> Distância entre as torres
    -> Terias como colocar uma OMNI no lugar das 4 antena
    -> Entre a antena e o cartão ou ap, deixe no máximo uns 2 m de cabo
    -> Verifique se as firmwares estão atualizadas ...

    e por aí vai .....

    Espero que resolvas teu problema.

    Abraços,

    Roberto Thiele
    [email protected]

  6. #6
    sabinonet
    Visitante

    Padrão Re: Restruturação de Provedor

    Olá, tenho um provedor em Sabino-SP (Sabinonet). Seu provedor é bem maior mas acho que vale uma dica. Aqui nós trabalhamos com bridges. Temos um WAP 11 que emite o sinal de rádio e os clientes WET 11 para receberem. Pontos positivos: A Wet 11 (cliente) não necessita do cabo rgc13 (acho que é isso) aquele preto. É tudo por cabo de rede. Sua qualidade é melhor, pois o cabo rgc perde banda após uns 9 metros. Pontos Negativos: A Wet trava quando a energia do cliente é instável, necessitando de nobreak e um bom aterramento. Apesar disso, qdo a mesma trava, basta tirar da tomada e ligá-la novamente. Este problema ocorre muito com usuários domésticos, que não fazem aterramento e nem têm nobreak. Apesar disso, gosto muito da wet. Abraço! Marcio Boneti (e-mail: [email protected]) (messenger: [email protected])

  7. #7
    gustavo237
    Visitante

    Padrão dica

    seguinte.....
    Uma omni pode estar gerando interferencia na outra ... naum diretamente ... mas por reflexao de sinal e geração de campo harmonico.... faz o seguinte ..... , tudo que os caras falaram faz sentido .... mas vc tem 4 omnis com polarização vertical ..... troca duas por polarizaçao horizontal.... eu uso a ptx32 da pluton .
    ficaria legal tmb se vc conseguisse trocar suas ap1000 por ap2500 ... estas controlam trafego .... e taxa de download por cliente... vc colocaria uma swl3300 recebendo o sinal do provedor ... e colocaria uma ap2500 ligada na swl por ethernet.
    Isso de tha o controle total por celula.... vc consegue diminuir o trafego de pacotes, limitar banda ..... e reorganizar suas estruturas de repetição ....
    qualquer coisa ... to no icq ....
    []

  8. #8
    gustavo237
    Visitante

    Padrão dica

    seguinte.....
    Uma omni pode estar gerando interferencia na outra ... naum diretamente ... mas por reflexao de sinal e geração de campo harmonico.... faz o seguinte ..... , tudo que os caras falaram faz sentido .... mas vc tem 4 omnis com polarização vertical ..... troca duas por polarizaçao horizontal.... eu uso a ptx32 da pluton .
    ficaria legal tmb se vc conseguisse trocar suas ap1000 por ap2500 ... estas controlam trafego .... e taxa de download por cliente... vc colocaria uma swl3300 recebendo o sinal do provedor ... e colocaria uma ap2500 ligada na swl por ethernet.
    Isso de tha o controle total por celula.... vc consegue diminuir o trafego de pacotes, limitar banda ..... e reorganizar suas estruturas de repetição ....
    qualquer coisa ... to no icq ....
    []

  9. #9

    Padrão Restruturação de Provedor

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    ... Faca controle banda por cliente no seu GW (se nao quiser usar o CBQ.init use o bandlimit aqui da Underlinux) ...
    Instalei o bandlimit estou gostando muito valeu a dica.

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    ... instale um modulo para controle de P2P (limitar... não barrar),
    Qual vc sugere? Tentei instalar o Iptables-p2p mas soconseguie em um dos servidores. Conforme relato no topico https://under-linux.org/modules.php?...=15139&forum=8

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    ...bloqueie todo o trafego lixo da rede (netbios, broadcast entre os clientes, virus, spam e tals).
    Isso deverah resolver seus problemas.
    Quais portas devo fecha sem prejudicar meus clientes??

    Obrigado,

    Thon

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Restruturação de Provedor

    Citação Postado originalmente por Thon
    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    ... Faca controle banda por cliente no seu GW (se nao quiser usar o CBQ.init use o bandlimit aqui da Underlinux) ...
    Instalei o bandlimit estou gostando muito valeu a dica.

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    ... instale um modulo para controle de P2P (limitar... não barrar),
    Qual vc sugere? Tentei instalar o Iptables-p2p mas soconseguie em um dos servidores. Conforme relato no topico https://under-linux.org/modules.php?...=15139&forum=8

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    ...bloqueie todo o trafego lixo da rede (netbios, broadcast entre os clientes, virus, spam e tals).
    Isso deverah resolver seus problemas.
    Quais portas devo fecha sem prejudicar meus clientes??

    Obrigado,

    Thon

    - use o IPP2P... jah respondi em outro topico pra vc
    - bloqueio do FORWARD das portas 135 a 139 resolve o netbios
    - se usar AP ele tem bloqueio para uma serie de protocolos desnecessarios
    - use subredes para os clientes tipo: cliente A 10.1.0.2/255.255.255.252, Cliente B 10.1.1.2/255.255.255.252 e assim por diante
    -spam e virus vc configura no seu server de e-mails pra nao deixar passar para os clientes