+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Onde instalar?

    Pessoal, onde devo descompactar um programa para que ele fique instalado no lugar "certo"

    slack 9.1

    Por exemplo:

    Quando instalo o k3b (para gravar CD no KDE) já fica os ícones, é só executar. Mas o problema não é ícone, é organização. Teria algum comando na hora da instalação para os arquivos descompactarem no lugar onde o slack recomendaria, por exemplo?

    obrigado

  2. #2

    Padrão Onde instalar?

    basta dar o comando
    installpkg k3b.versao.tgz

  3. #3
    fricardo
    Visitante

    Padrão Onde instalar?

    Citação Postado originalmente por tronx
    basta dar o comando
    installpkg k3b.versao.tgz
    Para usar o comando installpkg vc precisa ter pacotes especialmente feitos para o Slack. Vc pode baixar eles por exemplo no site:

    www.linuxpackages.net

    Coloca na opção de busca o pacote q vc quer e então baixa a partir dos resultados. No caso do k3b veja a versão de acordo com o seu KDE (a versão q já vem no slack 9.1 é a 3.1).

    fricardo

  4. #4
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Onde instalar?

    vamos supor que eu tenha baixado um msn.tar.gz

    e descompactado ele em /opt/msn

    config make make install

    depois disso ele fica lá, no /opt/msn

    não teria como na hora do ./configure ter uma opção que indique ele para o lugar certo?

    obrigado

  5. #5

    Padrão Onde instalar?

    ./configure --prefix=/usr
    ou alguns pacotes num tem configure entaum vc faz
    make PREFIX=/usr

  6. #6
    mcyberx
    Visitante

    Padrão Re: Onde instalar?

    com a opção prefix vai pra onde?

  7. #7

    Padrão Onde instalar?

    onde vc quiser.........

  8. #8
    edson_penna
    Visitante

    Padrão companheiro...

    eu instalei k3b, no meu slack e a rota de instalação do programa está ok, o conselho que eu dou é que vc crie um diretório dentro da pasta home do seu user, tipo downloads, e dentro dela coloque tudo que necessite ser instalado, como os companheiros citaram o linux possui na sua configuração abitual a rota de instalação de seus programas, estarei postando em uns dias a hierarquia de diretórios e suas respectivas utilidades, mas creio que dentro do under existem tutorias que falam sobre este assunto, sempre é bom saber o que estamos fazendo, de uma olhadinha em algum vai ser bem util para vc...