+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    Boa tarde, galera

    Trabalho em uma empresa que possui 20 micros ligados em rede...em um dos micros tem o win XP instalado....nos demais tem win 98 ou ME...temos ADSL cascateada em 3 Hubs...estamos querendo implantar um servidor de arquivos...porém querem que eu faça um curso de linux p/ EU MESMO implantar..Mas eu NUNCA vi um linux na frente...o que vocês acham...com o cronograma do curso abaixo eu conseguirei executar esse trabalho? E qual distribuição vocês me aconselham? Sei que no curso é ensinado o Linux DEBIAN!!abraço e obrigado.

    Cada módulo possui 20 horas e corresponde ao conteúdo dos cursos intensivos de Linux.

    Módulo 1 - Fundamentos de Administração Linux - 20 horas
    Política de Software Livre, conceitos básicos de linux, sistema de arquivos, editor vi, o Shell, distribuições Linux.

    Módulo 2 - Administração de Sistemas Linux - 20 horas
    Inicialização do Linux, LILO, recompilando o Kernel, adicionando suporte a hardware, configurando sistema de quotas, gerenciando contas, Interfaces gráficas, X Window, GNOME, KDE.

    Módulo 3 - Administração de Redes Linux - 20 horas
    Redes de computador, modelo OSI, TCP/IP, DHCP, DNS, comandos de rede, NFS, NIS, FTP, segurança de rede, controle de acesso, X-Window em rede.

    Módulo 4 - Segurança de Redes (Firewall) - 10 horas
    TCP/IP, planejamento de um firewall, componentes e arquitetura de um firewall, ferramentas ipchains e iptables, servidor proxy, configuração de uma VPN (Virtual Private Network)

    Módulo 5 - Samba (Integração Linux/Windows) - 10 horas
    NetBIOS, acessando servidores através de estações Linux, compartilhamento de discos, diferenças entre sistemas de arquivos, compartilhamento de impressoras, o WINS no Samba, o Samba atuando como PDC, configurando o Samba remotamente.

  2. #2

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    Se eh Debian eu acho que vai valer a pena, soh que VA DE CABECA ABERTA para o curso ESKECA SEUS CONCEITOS, pq vai mudar tudo
    mas vc vai conseguir se virar sozinho depois, claro q no comeco sempre da um enroscada aki e ali, mas ai vc usa os tutoriais do site que vc consegue

  3. #3

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    esta bom o curso sim, ele possui muito mais que os quesitos para você implantar linux na sua empresa. O Debian é uma ótima distribuição, você irá gostar dela, mas não deixe de experimentar conectiva, fedora, slackware, mandrake e ver qual se encaixa melhor com você.

    Antes mesmo de começar o curso já tenha instalado o linux em alguma máquina, utilize bons Howtos, artigos e ajuda do forum para esclarecer suas duvidas. de instalação, configuração e utilização.

  4. #4

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    O bom é sabe que o curso vai começar com o que ha de melhor no Linux.
    Mas aconselho tambem a participar de fóruns e listas de discursao
    pois nem tudo voce ira aprender no Curso (apenas 40% do que vc ira realmente fazer) os 60% vc aprende no dia a dia , dica com os amigos e aqui no Underlinux.
    Avance também em outras distribuições (ja que vc vai tomar curso de Debian, prefira as baseadas nele e no futuro navegue em outras) Linux é uma coisa só e não é bicho de 7 cabeças.

    Bem vindo à comunidade.

  5. #5

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    Na minha opinião só o curso não é suficiente, será preciso muita força de vontade para "fuçar" e resolver problemas que nem o o instrutor do curso as vezes nao sabe.

  6. #6
    D4rk_Sl4ck
    Visitante

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    nickstones, nada eh 100%, se ele fizer o curso mais paulera e naum for de mente aberta como falow o 1c3_m4n naum vai adiantar de nada, mas por outro lado se ele achar que soh o curso vai resolver a vida dele, naum vai. portanto, com um curso com esse cronograma ele vai dar um salto monstro, e vai se polindo cada vez mais nas listas de discussão e fuçando em how-to's e tutoriais!!!!

    portanto sapporo, vai fundo que vai ser du ca*****!!!

  7. #7

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    positivo operante!

  8. #8
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão Re: URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORT

    Citação Postado originalmente por SAPPORO
    Boa tarde, galera

    Trabalho em uma empresa que possui 20 micros ligados em rede...em um dos micros tem o win XP instalado....nos demais tem win 98 ou ME...temos ADSL cascateada em 3 Hubs...estamos querendo implantar um servidor de arquivos...porém querem que eu faça um curso de linux p/ EU MESMO implantar..Mas eu NUNCA vi um linux na frente...o que vocês acham...com o cronograma do curso abaixo eu conseguirei executar esse trabalho? E qual distribuição vocês me aconselham? Sei que no curso é ensinado o Linux DEBIAN!!abraço e obrigado.

    Cada módulo possui 20 horas e corresponde ao conteúdo dos cursos intensivos de Linux.

    Módulo 1 - Fundamentos de Administração Linux - 20 horas
    Política de Software Livre, conceitos básicos de linux, sistema de arquivos, editor vi, o Shell, distribuições Linux.

    Módulo 2 - Administração de Sistemas Linux - 20 horas
    Inicialização do Linux, LILO, recompilando o Kernel, adicionando suporte a hardware, configurando sistema de quotas, gerenciando contas, Interfaces gráficas, X Window, GNOME, KDE.

    Módulo 3 - Administração de Redes Linux - 20 horas
    Redes de computador, modelo OSI, TCP/IP, DHCP, DNS, comandos de rede, NFS, NIS, FTP, segurança de rede, controle de acesso, X-Window em rede.

    Módulo 4 - Segurança de Redes (Firewall) - 10 horas
    TCP/IP, planejamento de um firewall, componentes e arquitetura de um firewall, ferramentas ipchains e iptables, servidor proxy, configuração de uma VPN (Virtual Private Network)

    Módulo 5 - Samba (Integração Linux/Windows) - 10 horas
    NetBIOS, acessando servidores através de estações Linux, compartilhamento de discos, diferenças entre sistemas de arquivos, compartilhamento de impressoras, o WINS no Samba, o Samba atuando como PDC, configurando o Samba remotamente.

    Bah! Galera....MUITO OBRIGADO MESMO...vocês me motivaram BASTANTE...vou entrar de cabeça aberta e farei esse curso...OBRIGADÃO A TODOS!!!!!!

  9. #9

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    concordo com o ic3_m4n, vc deve estar com a mente aberta e será um impulso para vc se tornar um bom proficional, meu abra a sua mente e aproveite . posso falar que sua empresa deu um grandiosissimo presente pra ti. aproveita. oportunidade assim dificilmente vc vai achar. e como ja foi dito e repito, o curso é a base, vc devera usuflir de tutorias , how to, do forum e o mais importante a pratica, pois assim vc aprenderá.

  10. #10
    leandrokb
    Visitante

    Padrão iniciante

    ola alll

    como no seu caso, tambem iniciei o uso de linux no ano passado (embora já tivesse
    uma boa experiencia em pcs). Fiz um curso com o Carlos morimoto (kurumin), e começei a fazer meus servidores.
    Na minha humilde opinião, o colegas estão certos em testar várias distros e escolher
    a que vc se adaptar melhor.
    o curso de debian será uma boa. Se vc for bancar, verifique o curso que o morimoto está fazendo na digerati. o curso dele é barato e muito bom.
    Fiz o curso e hoje já estou trabalhando com isso.
    Instalei o kurumin em um micro e digo que é uma boa para que quer aprender.
    o knoppix tambem.
    Já testei o drake, red hat, conectiva, knoppix, suse, todos são bom, mas para começar , o kuruma é o melhor, na minha humilde opinião

    qualquer coisa entre em contato.

    leandro de barros
    [email protected]
    icq 3256597
    [email protected]

  11. #11
    Walfredo
    Visitante

    Padrão Observações

    Olha, dizem que conselho não é bom, senão não era dado e sim vendido, mas ficam as dicas do pessoal ai, e não esquece de levar caneta, caderno um bom e velho disquete pra anotar e salvar tudo.

    Se você conhece o DOS vai ser moleza, muita coisa é PARECIDA(parecido não é igual) e intuitivo.

    Então firma daí que eu firmo daqui.

    E não esquece que pior seria se pior fosse hehehehehe.

  12. #12
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Companheiro...

    Como os amigos disseram um pouco acima com este curso vc estará tranquilo, mas eu te darei um conselho:
    1) Instala em uma máquina doméstica o Debian, pois é a distribuição do curso, porque em casa vc poderá gastar bastante tempo resolvendo os problemas de adaptação pós Windows.
    2) Entra aqui no Underlinux e baixa os tutorias sobre os assuntos que vc vai precisar, pode-se usar os livros do curso também, "apesar dos tutorias aqui usados estão sendo usados por uma comunidade conciente e totalmente funcional".
    3) Na duvida recorra ao forum do Underlinux ou outros sobre Linux, pois ajudá muito o conselho de quem vivencia linux no seu dia a dia.
    4) Não seja timido na duvida pergunte mesmo a comunidade está aqui para isso, ajudar amigos.
    5) Uma boa garrafa de café, para tirar o sono.
    4) Uma boa dose de esquecimento de conceitos windows, pois este é o maior empecilho para migração de usuários Windows para users linux, o GNU/LINUX é um SO e o windows é outro conceitos diferentes para ferramentas diferentes, a distro que vc vai usar é muito boa.
    6) Depois entrar aqui para nos contar suas vitórias.

    Felicidades para vc, novo amigo...

    Um abraço...

  13. #13
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    Valeu galeraaa...começo o curso dia 21!!!Abraço e vou precisar muito da ajuda de vcs!!!Valeu...abração e obrigado novamente!!

  14. #14
    Walfredo
    Visitante

    Padrão Ok!

    Precisando de ajuda, pode contar conosco!

  15. #15
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão URGENTE-Preciso de conselhos p/ tomar uma decisão IMPORTANTE

    E ae galera aproveitando o embalo .. eu tambem estou afin de fazer um cuso de linux.. procurei aqui na minha cidade atualmente moro em uberlandia - MG, achei uns cursinhos vagabundos que ensinam conectiva.. tenho preferencia pelo debian e slackware.. caso eu nao passe no vesti agora no meio do ano, to querendo fazer um curso de linux o pouco que sei hoje aprendi sozinho trabalhando aqui em um provedor...
    alguem ai sabe me dizer quanto ta custando mais ou menos um cuso deses ai que o companheiro vai fazer? que por sinal parece ser bom, e aqui na regiao aonde posso fazer?
    valeu galera um abraço...