+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Walfredo
    Visitante

    Padrão Memória SWAP no linux

    Eu estava lendo um artigo no site kerneltrap.org que falava da real necessidade da memória SWAP no linux.
    Todos sabemos que o acesso e leitura ao disco é muito mais lento do que o acesso e leitura direto na memória.
    No entanto o SWAP originalmente era designado a máquinas com pouca memória, ou seja, era emulado a memória em disco. Nos dias atuais máquinas com 512 MB são extremamente comuns, então foi posta a pergunta, é necessário o SWAP em micros que possuem muita memória ?

    E na prática isso significa mais ou melhor desempenho no micro?

    O link para o artigo e uma parte do seu original estão a baixo...


    http://kerneltrap.org/node/view/3202


    Following recent discussions about tuning swapiness [story] and dynamically allocating swap as needed [story], a new discussion ensued on the lkml questioning the need for swap altogether when a system has "sufficient" ram.

    Nick Piggin [interview] explained that swap can improve performance no matter how much RAM you have, "well it is a magical property of swap space, because extra RAM doesn't allow you to replace unused memory with often used memory. The theory holds true no matter how much RAM you have. Swap can improve performance. It can be trivially demonstrated." This said, numerous Linux users do report success running a swapless system.

    As to why swap performance might be becoming more and more an issue over time, Rik van Riel [interview] suggested that this could be due to the growing gap between the speed of RAM and the speed of hard drives, "the speed of hard disks doesn't grow anywhere near as fast as the size of memory and applications. This means that over the last years, swapping in any particular application has gotten SLOWER than it used to be ... This means that even though the VM is way smarter than it used to be, the visibility of any wrong decision has increased."

  2. #2

    Padrão Memória SWAP no linux

    E s eu te disser que meu computador tem 256mb de memória com uma Swap de 400mb e mesmo assim a memoria convencional está 60% usada e a Swap 20%? Os 20% caberiam tranquilamente na Ram convencional formando 80% de memória convencional ocupada e sobrando 20% mas o Pc insiste em usa-la.

    Durante a instalação é obrigatório o criação da partição Swap por algum motivo, ainda não entendi porque mas parece que mesmo que seu micro tenha 1Gb de memória o Kernel contunuará usando Swap...

    Alguem pode explicar ai?

  3. #3
    Xlab
    Visitante

    Padrão Memória SWAP no linux

    Eh o seguinte a particao swap, foi criada quando a memoria ram era muito pouca. Hoje em dia com os colegas sabem memoria ram tem de sobra, mas nem e tanto. Particulamente eu uso a particao swap pra saber se meu servidor ta precisando de memoria. Coloco em media 1/4 da memoria ram. Quando ela(swap/ram) enche completamente sei que to precisando de mais memoria ram. Agora pq o linux exige uma particao swap sei la, acredito que deve ser por conviniencia nao por necessidade. mas se vc quiser desabilita a swap use o comando "swapoff /dev/hda?" (o dispositivo da swap). Pronto swap desligada


    Fui.

  4. #4
    Walfredo
    Visitante

    Padrão ...

    Eu acho que não seria a melhor coisa a se fazer, se ta lá vai ver que o bendito do linux usa ela pra alguma coisa...

  5. #5
    edson_penna
    Visitante

    Padrão minha opinião..

    O kernel 2.4 só aceita até 2Gb de kernel, eu tenho uma máquina com 128ram e hd scsi, quando coloco elá para processar algo pesado ela usa a area de Swap muito, muito mesmo, em compensação tenho outra máquina com 512ram e o doblo de swap, acho que nunca usei o swap nesta máquina, depende do processamneto e a quantidade de processos rodano no mesmo instante, o linux Gerência as aplicações, usando swap apenas quando necessário.

  6. #6
    garupeiro
    Visitante

    Padrão Memória SWAP no linux

    Sempre e bom vc ter a partição igual a quantidade de memoria do seu micro(se seu micro tiver pelo - 256 mb) se tiver menos do que isso ponha o dobra da memoria por exemplo 64 mb poem 128 de swap mas se seu micro tem 256 faça uma swap de 256mb, pois pelo visto seu hd nao é pequeno e é bom ter memoria de sobre nem que seja virtual!!!!!!