+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Victório H. Felipe
    Visitante

    Padrão Acessando Programas em Cobol via web

    A situação...
    Um servidor de arquivos com programas em cobol (mais ou menos 1Gb de arquivos). Na intranet beleza, tudo ok com o samba. Agora foi pedido que esses programas fossem disponibilizados para outros setores que estão fora da prefeitura.

    Eu fiz um teste: baixei o compilei o dosemu, baixer os binários do freedos e instalei no outro servidor (que vou chamar de servidor2). Configurei o sshd. Montei (smbmount) o diretório dos programas em cobol num diretório de acesso no freedos. Beleza, eu rodei normalmente um programa em cobol direto no servidor2 (só tive que desativar o framebuffer {vga=normal}, senão o programa simplesmente exibia tudo fora do lugar!). Então eu acessei via ssh o servidor2 com o putty (já que eu estou tentando simular o ambiente do usuário), configuei o putty para exibir o programa em cobol legalzinho (já que no lugar daquelas barrinhas, ficam caracteres, mas beleza, dá pra usar o programa normalmente, já que beleza é o último passo desse projeto), e então rodei o dosemu e rodei o programa em cobol. Para minha supresa o programa, mais especificamente, a atualização da tela, ficou extremamente lenta, cada menu que você abre no programa vai uns 3 segundos para carregar! A rede é ethernet 100Mbits com switch e mesmo assim o programa ficou lento.

    Alguém pode me dar alguma idéia do que pode estar errado? Ou melhor, se é precisa fazer alguma configuração diferente no ssh e/ou no dosemu.conf (eu usei a configuração padrão do dosemu, falta de tempo!).

    Ou então, alguém tem outra sugestão de como eu posso resolver esse problema? Pode até ser de se utilizar linux nas máquinas clientes.

    Os programas seriam disponibilizados via internet com transmissão criptografada.

    Desculpem pelo texto longo, mas eu tenho de arrumar alguma solução para isso meio rápido, já que a solução apresentada pela empresa dos softwares em cobol e baseada em ruindows com terminal services e, sinceramente, eu não estou afim de ter um monte de buracos na segurança, vírus e mais um monte de coisas indesejadas, por causa de um SO que NÃO FUNCIONA.

  2. #2

    Padrão Acessando Programas em Cobol via web

    ao inves de no servidor2 vc montar com o samba pq vc apenas num cria contas de usuarios no seu servidor principal e roda seu programa direto de lah?

  3. #3
    Victório H. Felipe
    Visitante

    Padrão Acessando Programas em Cobol via web

    Eu fiz isso e a velocidade foi a mesma...

  4. #4

    Padrão Acessando Programas em Cobol via web

    hmmm estranho, sera que seu firewall num esta barrando alguns pacotes e isso deixa ele lento? jah tentou monitorar uma conexao com o iptraf?