+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Tenho em minha máquina o Windows XP Professional e estou pensando em migrar para o Linux Red Hat 9.
    Porém, temo pela compatibilidade do hardware:

    - DVD-ROM Creative, com placa Encore Dxr3;
    - CD-RW LG
    - Modem 3COM (Winmodem)
    - Câmera digital Olympus D-390
    - Scanner Genius ColorPage Vivid III V2 (Paralelo)
    - Impressora HP DeskJet 720C
    - Sound Blaster Live Value!

    Com relação ao modem, sei que ele não funciona no Linux. Com isso, acho que manteria o Windows em outra partição somente para conectar à internet. O restante seria feito pelo Linux.

    E aí, o que acham?

  2. #2

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Muita calma... o modem não é desculpa (pelo menos ) para vc manter o Windows na máquina... voce pode trocar seu modem por um USRoboticas usado com algum colega (ou mesmo outras marcas conhecidas que não sejam winmodems)
    Quanto ao resto da configuração pode vir tranquilo. o que pode pegar um pouco é a câmera, mas ja existem programas que conseguem obter as fotos dela pelo Linux.

  3. #3

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Com relação à câmera eu vi um esquema na internet.
    E com relação à placa decodificadora do DVD e ao CD-RW, será que são detectados e funcionarão corretamente? E a impressora, a impressão sai legal?

  4. #4

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    A Impressão sai legal sim.

    O Kde tem um gerenciador de impressoras completo, se não estiver listada a sua, voce pode usar um driver alternativo ou buscar o Driver original na página do Kde (fazendo uma atualização no instalador de impressoras do KDE)
    Tenho uma HP3550 que tá com os drivers alternativos que ta imprimindo super bem.

    Venha logo pro lado branco da força.

  5. #5
    Eye
    Visitante

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Acho que é a melhor coisa que você fará... sinceramente.

    Já existe muitas alternativas para o bom funcionamento do hardware...

    E no final você vai agradecer por ter saído do Windows...

  6. #6

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    velho, instala o Linux em outra partição pra primeiro você ir se acostumando com o Linux....
    sempre acaba saindo drivers novos de modem, se nao tiver mesmo o seu pra linux, espere uma carinha..e continue com o ruwindows em outra particao

  7. #7

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    O irmãozinho ai em cima esqueceu que o modem do cara é um Winmodem... mesmo que a vaca tussa (eu nunca vi) ele funcionará com Linux o nome ja diz Tudo WINmodem, se alguem fizer engenharia reversa pra conseguir esses drivers pro Linux é processado pelo fabricante.

    Tente conseguir um Hardmode ou um Softmodem e não um WINMODEM.

  8. #8

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    A minha maior preocupação seria com a placa decodificadora do DVD (Creative Encore Dxr3), com o scanner (Genius ColorPage Viviv III V2), com a câmera digital (Olympus D-390) e com o CD-RW (LG).
    Será que eles vão funcionar corretamente no Red Hat 9?
    Não quero o Windows nem em outra partição. Quero migrar totalmente pro Linux.
    Já com relação ao modem, na casa de meus pais tem uma máquina com um modem da Lucent, e daí eu trocaria pelo meu U.S.Robotics, sem problema nenhum. Certa vez instalei o Red Hat 8 e consegui fazer funcionar o modem da Lucent.

  9. #9

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Guilherme, penso igual ao Vaza.
    Você poderia instalar o Linux em outra partição do seu hd e ir se adaptando ao novo sistema operacional. O Linux, é um mundo fantástico, em que nos dá a condição de nós mesmos sermos o dono da nossa própria máquina. Mas ao mesmo tempo, o Linux, nos obriga a aprender mais e mais sobre o sistema operacional. Não é igual ao Windows, em que ficamos presos ao que o software faz, e pouco ou nada podemos fazer além disso. Eu acho que você deveria ir se adaptando aos poucos ao novo software. Já vi muitos membros aqui no fórum, chingando o Linux, porque ele não faz isso ou aquilo, quando na verdade, ele mesmo não se preparou para a nova empreitada. O Linux hoje, é bem mais amigável, do que a dois anos atrás, e a tendência é ele ficar cada vez mais um sistema operacional fácil de usar. Principalmente quando o Linux dominar os desktops. E essa tendência é irreversível. Eu mesmo tenho um K6 II/300, com um hdzinho de 10gb sómente para brincar de Linux. Estou usando o Conectiva 8, e não tenho nada a reclamar. O aprendizado está sendo ótimo. Instalo e desinstalo frequentemente. Ainda sou um principiante no mundo Linux.
    Mas não se iluda. Não pense em moleza no Linux, que não é por aí não. Mas que é gostoso configurar o Linux, isso é mesmo.
    Um grande abraço. Felicidades para você.
    :wink:

  10. #10

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    É isso aí, pessoal!
    Obrigado pelas dicas e pelo incentivo.
    Vou mesmo migrar pro Linux. Tô decidido!
    Na vez que instalei o Red Hat 8 parece que a única coisa que não funcionou foi o scanner. O CD-RW não me lembro.


  11. #11
    Visitante

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Estou com o PSSGYN.
    Vai devagar que você terá um longo caminho pela frente. Instalei o RedHat 9.0 e até agora, o máximo que conseguí foi conectar-me a internet.
    Mantenho o Windows em outra máquina e até que consiga dominar o Linux, vou mantê-lo por lá.

  12. #12

    Padrão Migrar do Windows XP para Red Hat 9

    Valeu, pessoal!