+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão SendMail ou Qmail?

    Aew pessoal, vir pedir a opinião e experiência de vocês..
    qual o melhor (mais seguro) servidor de e-mail?
    no meu slack 9.1 na instalacao do S.O ja foi instalado o Qmail...
    mas pelo o que eu vi, o Qmail é mais seguro...

    Qual a opinião de vcs quanto a isso?

    falow..t+

  2. #2

    Padrão SendMail ou Qmail?

    Em termos de seguranca tudo depende de como vc configura ele... tanto ele qto o sendmail qto o postfix sao seguros... basta configurar adequadamente
    o Qmail eh mto bom, tem varias ferramentas pra ele.

  3. #3

    Padrão SendMail ou Qmail?

    vlw cara..vou tentar instalar o qmail entao..pq li uma materia falando que o sendmail eh muito dificil de configurar...

  4. #4

    Padrão SendMail ou Qmail?

    eh ele pode se tornar bem trabalhoso.. naum complicado... pq vc tem q gerar o m4 dele e apartir dai gerar o arquivo de conf...
    mas se vc quer algo bem facil de se configurar use o postfix cara... eu adoro ele

  5. #5

    Padrão SendMail ou Qmail?

    o postfix eh bem mais facil que o qmail?

  6. #6

    Padrão SendMail ou Qmail?

    O postfix parece o squid pra configurar todas as variaveis de configuracao tem nomes mto claros num precisa nem ler o manual pra entender pra q elas servem hehehe
    mas eh claro q tem suas opções escondidas

  7. #7

    Padrão SendMail ou Qmail?

    o chato do squid eh que deve estar tudo em sua devida linha

  8. #8

    Padrão SendMail ou Qmail?

    Ai galera, olha só.... o postfiz é muito bom e facil de se configurar, mas pelo que parece, o suporte a dominio virtual dele é como o do sendmail, trabalha com alias, sendo assim nao da pra ter [email protected] e [email protected], ja p qmail, acho q é o qmail seria a melhor de todas a opções, acho até que a mais segura, pq usa usuarios para cada servico e nao necessita que seus usuarios seram cadastrados no sistema, e seu criador lançou um desafio para que encontrasse uma unica falha de seguranca no qmail, e parece que nao encontram, só que sua configuração é amais complexa de todos, mas felizmente existem scripts q fazem todo o trabalho, de uma olhada no site qmail.nu la tem o lazydog installer, um script de instalação que instala o qmail e várias ferramentas pra ele

    []´s Bene

  9. #9

    Padrão SendMail ou Qmail?

    Da pra ter dominio virtual no postfix sim cara....

  10. #10

    Padrão SendMail ou Qmail?

    olha, sinceramente, os MTA (postfix, qmail e sendmail) podem tudo (ate o exim praticamente jah tem suporte a tudo), entao nao eh uma questao de escolher o "mais seguro", o qmail ta paradaum faz um tempaum, oque fazem para ele eh patches, etc etc.

    MTA eh mais uma questao de gosto (eu prefiro ler os logs do postfix doq do qmail) acho mais simples de configurar o postfix, e tambem me dou melhor com ele, entao logo eu nao gosto mto de usar o qmail, apesar de jah ter usado,

    a config do sendmail eh ate um tanto complicada (ha quem diga que eh facil), na realidade basta se acostumar com a syntax dele que depois voce entende o que os hierogrifos querem dizer, digo as confs. mas eu nunca trabalhei de fato com ele.


    Use os 3, veja o qual mais se adapta, todos eles estao aptos a serem bons MTA basta configurar.

  11. #11
    ruda
    Visitante

    Padrão O Qmail não está parado!

    A questão toda é que o criador do qmail parou o seu desenvolvimento. Mas temos uma comunidade muito ativa e com centenas de patches. Além disso o pacote básico já com os patches e um script de instalação e recebe o nome de NETQMAIL.

    Existem várias ferramentas interessantes para o qmail como VPOPMAIL e o QMAILADMIN que permite ao usuário corporativo fazer tudo via web.
    Isso é muito bom. Além disso ele é muito seguro, desde que configurado corretamente e em conjunto com QMAIL-SCANNER e SPAMASSASSIN é uma excelente solução.

    No meu caso eu uso um patch chamado QMAIL-LDAP que além da integração com LDAP, agrega várias funcionalidade muito interessantes como:

    CLUSTER, Smtp compactando a mensagem, TLS, autenticação SMTP depois de POP3 ou diretamente, troca de mensagens entre os nós do CLuster usando QMQPD e GZIP. Realmente é muito bom, porém requer um servidor de diretório corremente configurado e alguma experiência de uso do mesmo.

    Também acho que não existe o melhor e sim o que você sabe usar melhor.

  12. #12
    Xlab
    Visitante

    Padrão SendMail ou Qmail?

    Citação Postado originalmente por benematos
    Ai galera, olha só.... o postfiz é muito bom e facil de se configurar, mas pelo que parece, o suporte a dominio virtual dele é como o do sendmail, trabalha com alias, sendo assim nao da pra ter [email protected] e [email protected], ja p qmail, acho q é o qmail seria a melhor de todas a opções, acho até que a mais segura, pq usa usuarios para cada servico e nao necessita que seus usuarios seram cadastrados no sistema, e seu criador lançou um desafio para que encontrasse uma unica falha de seguranca no qmail, e parece que nao encontram, só que sua configuração é amais complexa de todos, mas felizmente existem scripts q fazem todo o trabalho, de uma olhada no site qmail.nu la tem o lazydog installer, um script de instalação que instala o qmail e várias ferramentas pra ele

    []´s Bene

    Para o criador do qmail aí esta mais de 8 vunerabilidades, a ultima saiu agora em 2004, segue o link:

    http://www.securiteam.com/unixfocus/5QP0D2ABPQ.html

    Na verdade eu aconselho o postfix, ele realmente como disse ic3_m4n eh muito facil de configurar, o que evita muitos erros de configuracao, o que eu nao aconselho eh sendmail, ate codigo de um trojan foi encontrado no source do sendmail, o q manchou e muito sua reputacao.

  13. #13
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão SendMail ou Qmail?

    E em termos de desempenho???

    Já vi o sendmail trabalhar e muito bem com um servidor que carregava consigo umas 8000 contas....

    é pq tenho aqui um server rodando qmail+vpopmail+mysql e tudo mais.... esse tanto de processos rodando naum deixa a máquina muito lenta naum?

    to quase voltando ele pro sendmail....

    Obrigado,