+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Configurar o X no Freebsd???

    tenho um atholonXp 1.9, com placa de video NVIDIA Vanta de 16mg, e monitor de 15, mais nao consigo fazer o ambiente grafico funcionar, ja tentei varias configuracoes no xf86config, sera que alguem ja conseguiu com essa placa de video e poderia me passar como???

  2. #2
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Configurar o X no Freebsd???

    Quanto ao driver de video, a NVIDIA disponibiliza versoes pra Linux/BSD em www.nvidia.com

  3. #3

    Padrão Re: Configurar o X no Freebsd???

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    NVIDIA Vanta de 16mg, e monitor de 15, mais nao consigo fazer o ambiente grafico funcionar, ja tentei varias configuracoes no xf86config
    experimente:

    # xf86cfg -textmode

    e selecione placa vesa com driver vesa - pelo menos enquanto vc não encontra o driver correto.

    ps: todas as placas são compatíveis vesa, não importa se o slot não é (rs)
    :twisted:

  4. #4
    DJ_Alex
    Visitante

    Padrão Configurar o X no Freebsd???

    Eu acho que tentei fazer a instalação do X no FreeBSD e não conseguí, deu erros, mas depois não tentei mais, o FreeBSD é algo mais para servidor do que desktop, e instalar o X só torna o sistema mais pesado e menos seguro, mas se quiserem tentar de novo para instalar o X, sigam os passos deste site:

    http://www.onlamp.com/pub/a/bsd/2000...SD_Basics.html

    e digam-me depois se conseguiram !

  5. #5
    goncalvesanderson
    Visitante

    Padrão Configurar o X no Freebsd???

    Olá,

    Assim como nosso amigo visitante estou tendo problemas para configurar o X em um computador com uma placa de video SIS 630/730, placa essa onboard q vem na PcChips m810.
    Se alguem puder me ajudar eu agradeço!!!

    Anderson.

  6. #6
    Visitante

    Padrão Configurar o X no Freebsd???

    Boa tarde pessoal.

    Usem o xf86config ou o xf86cfg, sendo que um é em modo texto e o outro em modo VGA.

    Então basta seguir os passos muito intuitivos e selecionar o seu modelo de plc de video.

  7. #7
    BrunoC
    Visitante

    Padrão Configurar o X no Freebsd???

    Bem, sinceramente eu acho que o jeito mais fácil de se configurar o X é o seguinte:

    1) XFree86 -configure (ele faz um probe do hardware e escolhe uma configuração que, teoricamete, funciona)

    2) XFree86 -xf86config XF86Config.new (Isso executa um teste com o arquivo de configuração gerado no passo 1. Se tudo correr bem, uma tela com um cursor vai aparecer, daí é só mandar um Ctrl+Alt+Backspace pra sair)

    3) Mova ou copie o XF86Config.new para /etc/X11/XF86Config ou para /usr/X11R6/etc/X11/XF86Config.

    4) startx

    Pode ser que essas configurações não sejam as melhores, aí é só editar o XF86Config na mão e testar.