+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão QMAIL

    Alguem conhece alguma ferramenta pra ver a fila de entrega do qmail (queue, acho q é isso, nao?) ou em que pasta ela fica armazenada, acho q tem gente usando meu servidor para mandar spam, o trafego na porta 25 ta muito alto e o pior de tudo, as mensagens que eu envio demoram quase 24 horas pra serem entreges


    []'s Bene

  2. #2
    PatrickBrandao
    Visitante

    Padrão demora e trafego no qmail

    primeiro, acho que voce deve instalar o mrtg e em seguida o qmail-mrtg7 da inter7 www.inter7.com para verificar o trafego, se voce tem algum anti-spam ou anti-virus, justifica a demora, senao, voce pode esta com problemas de relay aberto, verifique se o /etc/tcp.smtp esta configurado com somente a rede de seus clientes.
    para verificar o numero de mensagens na queue:
    # qmailctl stat
    para verificar todas as mensagens na queue:
    # qmailctl queue

  3. #3

    Padrão QMAIL

    OK patrick, realmete meu relay tava aberto, e tinha um dominio spped.net mandando milhares de mensagens por ele, mas meu problema é um pouco maior, eu nao tenho como fechar o relay, pois, tenho vários dominios virtuais, e por exemplo, um desses é de uma prefeitura onde eles utilizam starone, então nunca sei onde o ip deles, mas o que eu podereia fazer, mas nao sei como é, bloquear esse dominio (speed.net) e liberar meus dominios virtuais, independente do ip deles, vc saberia me dizer como fazer isso?

    obs:Hoje apagei 700 msg no queue desse dominio

    []'s Bene

  4. #4
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão QMAIL

    aproveitar o embalo sobre o qmail.. to com um problemao aqui tipo que tenho um servidor rodando o qmail, vpopmail, uvscam, qmail scaner.. etc
    o problema é o seguinte .. cheguei hoje no escritorio e parece que o meu servidor tinha reiniciado pois parece que houve uma queda de energia, verifiquei os logs nada de anormal, os clientes nao estao conseguindo conectar no meu smtp da aquele erro de socket do outlook, outra coisa é q os clientes nao estao recebendo as mensagens, e nao volta nenhuma mensagen de erro pra quem envia.., e quando o cliente tenta enviar so q tambem nao esta chegando no destinatario... alguem ai pode me dar umas diconas por onde eu posso da uma olhada? q serviço devo parar e restartar.... como paro o serviço de scam de virus que testes posso fazer... etc
    por favor ... MEEE AJUDEM !!!!!!!
    obs: to desisperado o telefone nao para de tocar ... rss

  5. #5

    Padrão QMAIL

    Se antes funcionava e depois da queda de energia nao funciona, pode ter danificado seu servidor de e-mail, ou até mesmo sua interface ethernet. verifique isso, e depois tente refazer as regras do seu smtp.cdb, e caso nao de certo, faca um backup dos seus usuarios e reinstale o servidor

    []'s Bene

  6. #6
    Visitante

    Padrão QMAIL

    relay aberto, amigo você é louco, daqui a pouco você vai estar em todas as blacklists que existirem. Compila o seu vpopmail com as opções:

    ./configure --enable-roaming-users=y \
    --enable-relay-clear-minutes=30 \
    --enable-md5-passwords=n \
    --enable-clear-passwd=y \
    --enable-logging=e \
    --enable-valias=y \
    --enable-ip-alias-domains=y

    Se você tiver usando com mysql use esta aqui:

    ./configure --enable-roaming-users=y \
    --enable-relay-clear-minutes=30 \
    --enable-md5-passwords=n \
    --enable-clear-passwd=y \
    --enable-logging=e \
    --enable-valias=y \
    --enable-ip-alias-domains=y \
    --enable-auth-module=mysql


    E pronto, seu vpopmail nao vai mais precisar ter o relay aberto, pois para enviar mensagens os caras vao ter que fazer um pop antes.

  7. #7

    Padrão QMAIL

    OK, muito obrigado, mas e o meu tcp.smtp.cbd, como fica? pode ficar aberto??

    []'s Bene

  8. #8
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão QMAIL

    Citação Postado originalmente por benematos
    Se antes funcionava e depois da queda de energia nao funciona, pode ter danificado seu servidor de e-mail, ou até mesmo sua interface ethernet. verifique isso, e depois tente refazer as regras do seu smtp.cdb, e caso nao de certo, faca um backup dos seus usuarios e reinstale o servidor

    []'s Bene
    tipo que a minha interface internet nao danificou pois o mesmo é tambem servidor de paginas dns.. etc ate ai blza, como poderia refazer as regras do meu smtp.cdb... como poderia parar o meu scam de virus..
    obs: nao sou o admin da rede .. peguei o servidor ja montato tem ums trocentos clientes .. fora os dominios virtuais entao acho q fica meio inviavel reinstalar um servidor a essa altura do campeonato.. por acaso vc nao tem umas dicas dos serviços q posso vericar se esta ok? oq posso parar restartar para ve se volta ao normal ?

    quanto dou um stop no qmal e logo q vou dar um start da a seguinte mensagem
    ./qmail start
    Starting services: svscan pop3 send smtp.
    servidor:/etc/init.d# supervise: fatal: unable to acquire send/supervise/lock: temporary failure
    supervise: fatal: unable to acquire send/supervise/lock: temporary failure

  9. #9

    Padrão QMAIL

    Não sei ao certo, mas parece que vc esta com problemas nesse arquivos que acabou de dizer, pode ser que o qmail nao esteja conseguindo abrir e gravar os arquivos temporarios que ele necessita, e acho eu, que nao vai adiantar parar servicos como scaner e coisas do tipo, pois parece mesmo que o problema esta no smtp, verifique permissoes desse arquivos, e quanto a reintalar o qmail, vc pode fazer isso sem problemas, que quando voltar vc tera todos os dominios e usuarios ainda registrados, mas se quizer uma seguranca maior, faca um backup dos arquivos do /var/qmail/control e do /home/vpopmail/domains (todos os arquivos) e depois devolva-os, o maximo que vc tera q fazer é recriar os dominios (apenas dominios, mas em alguns casos constatei que nao ha a necessidade).

    Mas por via das duvidas, tente contatar um tecnico com mais experiencia do que eu

    []'s Bene

  10. #10
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão QMAIL

    valeu brother.. é q sou menos esperiente q vc .. e por isso estou precisando de umas dicas de pelomenos aonde posso começar...
    qualquer sujestao sera bem vinda...

    valeu um abraço

  11. #11
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão QMAIL

    benematos
    tipo q dei uma verificada aqui .. enviando eu estou...normalmente.. o problema parece ser no pop na hora de enviar....
    vc falou sobre permição .. quais seriam as permissões certas ? q devo setar ..??

  12. #12
    Visitante

    Padrão QMAIL

    Se voce esta enviando, melhor ainda, o smtp ta funcionando e provavelmente nao tem nada a ver com permissão, o problema no pop, qual é especificamente?

    []´s Bene

  13. #13
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão QMAIL

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Se voce esta enviando, melhor ainda, o smtp ta funcionando e provavelmente nao tem nada a ver com permissão, o problema no pop, qual é especificamente?

    []´s Bene
    desculp ... mas nao entendi oq vc quis dizer com esse especificamente... o problema eu nao sei oq seria ao serto .. pois enviando estou normalmente.. como havia perguntando anteriormente se nao poderia ser o meu scan de virus o uvscan .. ou o qmailscaner... acho q é isso... como eu poderia parar esses serviços pra fazer um teste... ?