Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Árvores

    Caros amigos, temos um provedor de pequeno porte no interior do MT, nossa estrutura hj é:
    1 link de 512Mb
    1 swl3300 ligada a uma omni 15dbi
    1 servidor
    1 torre de 30metros

    nos clientes estou usando:
    placa swl2300
    cabo rgc213

    o problema que estou tendo são arvores, por incrivel que pareça a cidade que atendemos chega a ter arvores de 18 a 20 metros. tenho clientes aqui que coloco canos de 8 metros e nao tenho visada (tirando os 6 metros do sobradinho)..

    alguem sabe o que posso fazer para atende-los??? um amplificador de 1 wat ajudaria?

    Observação: na cidade nao tem nenhum prédio

  2. #2

    Padrão Problema com Árvores

    Pô... entrei nesse tópico todo animado porque eu tava pensando que era sobre árvores em c/c++... =///
    Ainda tenho que pegar uns documentos sobre wireless, você poderia me indicar onde tem?

    Abraços!

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Problema com Árvores

    no caso das arvores amplificador nao vai resolver muito nao... vc soh vai jogar o sinal mais longe com ele... o negocio eh ter visada direta. O que poderia fazer para amenizar este problema seria criar algumas outras celulas para ter mais opcoes de onde os clientes receberiam o sinal... ou ... pedir pra prefeitura podar as arvores :twisted:

  4. #4

    Padrão Problema com Árvores

    cara.... aonde nao dá visada aconselho a nao instalar... para atigir esses clientes, monte repetidoras...

  5. #5

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    no caso das arvores amplificador nao vai resolver muito nao... vc soh vai jogar o sinal mais longe com ele... o negocio eh ter visada direta. O que poderia fazer para amenizar este problema seria criar algumas outras celulas para ter mais opcoes de onde os clientes receberiam o sinal... ou ... pedir pra prefeitura podar as arvores :twisted:
    em caso de se colocar repetidoras .. o que seria necessario no servidor e no ponto ????

  6. #6
    doidoht
    Visitante

    Padrão Problema com Árvores

    coloca na sua torre um segundo SWL 3300 fazendo papel de master no modo automatic multink ligada a uma direcional grade de 24 Dbi.... num outro ponto da cidade... pode ser em cimas de uma dessas árvores eeheheheheh... tõ zuando... num ponto alto da cidade que vc tenha visada com a sua torre, tasca uma SWL 3300 fazendo Slave no modo automatic multink com a segunda SWL 3300 que vc colocou na sua torre... daí vc arruma mais ums SWL 3300 e liga com cabo de rede na 3300 que vai tá na árvore (eheheh)... essa SWL 3300 vai fazer AP e distribuir sinal pros clientes com uma omni por exemplo... pronto...

    Dúvidas... posta ou e-mail-me...

    T+

  7. #7

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por doidoht
    coloca na sua torre um segundo SWL 3300 fazendo papel de master no modo automatic multink ligada a uma direcional grade de 24 Dbi.... num outro ponto da cidade... pode ser em cimas de uma dessas árvores eeheheheheh... tõ zuando... num ponto alto da cidade que vc tenha visada com a sua torre, tasca uma SWL 3300 fazendo Slave no modo automatic multink com a segunda SWL 3300 que vc colocou na sua torre... daí vc arruma mais ums SWL 3300 e liga com cabo de rede na 3300 que vai tá na árvore (eheheh)... essa SWL 3300 vai fazer AP e distribuir sinal pros clientes com uma omni por exemplo... pronto...

    Dúvidas... posta ou e-mail-me...

    T+
    Entao eu precisaria de mais uma Omni, 3 swl3300 e duas direcionais 24dbi? até quantos kms posso fazer um link desses?

  8. #8
    doidoht
    Visitante

    Padrão Problema com Árvores

    é exatamente o que vc disse... vai ter que usar isso que mesmo...
    Agora, se vc utilizar duas hyperlink de 24 DBi bem direcionadas com uma visada boa visada... dás uns de 60 Km... aqui no meu provedor eu uso com 3 Km antenas zirok sem problemas...

    ahhh... coloque as antenas na polarização direfente das suas... se usa vertical, poe horizontal e vice-versa...

    T+

  9. #9

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por doidoht
    é exatamente o que vc disse... vai ter que usar isso que mesmo...
    Agora, se vc utilizar duas hyperlink de 24 DBi bem direcionadas com uma visada boa visada... dás uns de 60 Km... aqui no meu provedor eu uso com 3 Km antenas zirok sem problemas...

    ahhh... coloque as antenas na polarização direfente das suas... se usa vertical, poe horizontal e vice-versa...

    T+
    por falar em antenas zirok cara, o que vc me diz .. sao boas???

    outra coisa, alguem sabe como fazer um receptor para acoplar em antenas da directv??? ficariam iguais a da zirok ..
    é que tenho um amigo que tem uma penca dessas antenas da directv hehhehehe

  10. #10
    KD_MArcinho
    Visitante

  11. #11
    Jesael
    Visitante

    Padrão Problema com Árvores

    além desta ferramenta:

    http://www.br.husqvarna.com/files/cs...016-301_70.jpg

    Procure montar repetidoras com painéis. joga o sinal onde vc precisa. Use um dos seus clientes como repetidora, com equipamentos e canais independentes... nada destes multi links doidos aqui que repetem tudo...

  12. #12

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por Jesael
    além desta ferramenta:

    http://www.br.husqvarna.com/files/cs...016-301_70.jpg

    Procure montar repetidoras com painéis. joga o sinal onde vc precisa. Use um dos seus clientes como repetidora, com equipamentos e canais independentes... nada destes multi links doidos aqui que repetem tudo...
    me explica como funciona essa coisa de setorial... digamos eu tenho um cliente que tem sinal .. mas outro que nao tem .. proximo s.. que equipamentos eu precisaria para colocar um setorial por la.?

  13. #13
    c0rv0id
    Visitante

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por wagner_quedi
    o problema que estou tendo são arvores, por incrivel que pareça a cidade que atendemos chega a ter arvores de 18 a 20 metros. tenho clientes aqui que coloco canos de 8 metros e nao tenho visada (tirando os 6 metros do sobradinho)..
    as operadoras de wireless mais bem sucedidas no Brasil trabalham com microcelulas... 250 a 500 mts de diametro de sinal em várias pequenas bases.. jah vi uns projetos com dwl900ap+ dlink e antenas omni de 8dbi (eu particularmente prefiro PAINEIS SETORIAIS por serem mais confiáveis)e yagis de 16 dbi com dwl810+ nos clientes c/ autenticação pppoe...

    teoricamente reduzindo as zonas de irradiação e montando um backbone de pontos de acesso vc teria menos problemas com ruído e interferencias..

  14. #14
    Jesael
    Visitante

    Padrão Problema com Árvores

    é o que eu digo...

    O futuro é "provedor do bairro" e não mais "provedor da cidade". ainda existe gente atrás de uma super omni para cobrir o estado inteiro...

  15. #15

    Padrão Problema com Árvores

    certo galera .. to começando a entender .. digamos que eu tenha uma omni aqui no provedor e um cliente com uma swl2300p + antena de grade num cliente a 3KM daqui .. dando 90% de sinal .. e quero colocar um painel setorial para 90 graus la .. para pegar outros 5 clientes que nao pegam sinal a menos de 600 metros da casa do cliente que pegou 90% .. como faço .. que tipo de equipamento uso???

  16. #16

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por Jim
    cara.... aonde nao dá visada aconselho a nao instalar... para atigir esses clientes, monte repetidoras...
    foi o que eu te disse ai.... transforma os clientes em repetidoras... usa os DWL 900 que fica bom.... baixo custo e uma boa abrangencia para os moradores proximos...

  17. #17

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por Jim
    Citação Postado originalmente por Jim
    cara.... aonde nao dá visada aconselho a nao instalar... para atigir esses clientes, monte repetidoras...
    foi o que eu te disse ai.... transforma os clientes em repetidoras... usa os DWL 900 que fica bom.... baixo custo e uma boa abrangencia para os moradores proximos...
    certo .. é isso que eu vou fazer .. mas tipo assim .. o cliente tem uma swl 2300p com uma direcinal de 24db .. o que preciso mais no cliente para que possa colocar um setorial? e como devo fazer ?

  18. #18

    Padrão Problema com Árvores

    Amigo eu faco assim :

    Num predio ou cliente que tem visapra torre do meu provedor eu coloco uma maquina com um cartao orinoco para receber o sinal, ai eu configuro 2 placas de rede na maquina uma para esse cliente acessar e outra que sai para um radio tipo um swl 3300 se for para ate uns 15 clientes pode usar um dwl 900 que manda bem, com uma antena omni mesmo so que em um canal bem afastado do que recebe, para nao dar interferencias, sempre usar um intervalo de 5 canais, ai nessa maquina vc configura os gatway dos clientes que vao acessar nesse radio que esta mais longe, e o menor custo beneficio.. Se tiver duvidas mail-me.

  19. #19

    Padrão Problema com Árvores

    Citação Postado originalmente por wagner_quedi
    Citação Postado originalmente por Jim
    Citação Postado originalmente por Jim
    cara.... aonde nao dá visada aconselho a nao instalar... para atigir esses clientes, monte repetidoras...
    foi o que eu te disse ai.... transforma os clientes em repetidoras... usa os DWL 900 que fica bom.... baixo custo e uma boa abrangencia para os moradores proximos...
    certo .. é isso que eu vou fazer .. mas tipo assim .. o cliente tem uma swl 2300p com uma direcinal de 24db .. o que preciso mais no cliente para que possa colocar um setorial? e como devo fazer ?
    não me lembro direito, mais acho que essas swl 2300 não tem dois cartões... nesnte caso vc pode passar dela pra outro AP (pela ethernet) e deste AP pra uma setorial ou direcional, a escolha das antenas fica a sua escolha, visto que dependendo o caso vc nao precisará jogar sinal pra todos os lados, usa a setorial, caso contrario usa a omni

  20. #20
    Visitante

    Padrão Problema com Árvores

    Uma boa pedida nesse caso tb, seria, substiuir essa 2300 por uma bridge e colocar um hub, ai desce um cabo pro cliente, e outro vai pra outro ap e esse distribui o sinal atraves de uma omni ou de um painel setorial, agora preste muita atenção na escolha entre painel e omni, se vai ter clientes atingindo mais de 90 graus, utilize a omni, pois os paineis de 180 graus são muito, mas muito mais caros...

    uma outra solução seria a seguinte:
    no seu provedor, vc coloca mais um ap em modo multi-point-bridge, e sai espalhando pela cidade, outros aps em modo multi-point-bridge, pode até mesmo ser um clientes, ai basta descer um cabo utp pra eles e boa

    []´s Bene