+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Pessoal, tenho uma conexão na empresa e estamos pensando em retransti-la para outros pontos da cidade, que tbm fazem parte da empresa, alguns escritórios.

    Sei como montar toda a estrutura wireless, só estou em dúvida no seguinte:

    Seria mais vantagem (do lado custo/benefício) por um AP dentro de uma caixa hermética ligada com o pigtail direto na omni, ou montar um 486 com memória flash e cartão Orinoco, rodando alguma distro leve como Coyote ou WISP, fazendo NAT e servindo de firewall, dependendo da memória flash, poderia até rodar squid fazendo proxy, snort e outras maravilhas do linux.

    O que me aconselham??

    Aceito qualquer opinião.

    Obrigado!

  2. #2

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Ah, esqueci de dizer tbm que minha idéia é de por o 486 montado dentro da caixa hermética ligado com o pigtail direto na omni tbm, da mesma forma que o AP.


    Falow!!

  3. #3

    Padrão AP ou "Servidor"??

    sem dúvidas a melhor opção é colocar um AP, pois esse 486 com certeza vai te dar dor de cabaça (manutença).

    provavelmente vc já tenha algum servidor de internet dentro da empresa, saia com um cabo de rede e ligue no AP.

    AP eu aconselho neste caso um SWL-3300 da Samsung.

  4. #4
    doidoht
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Citação Postado originalmente por ijr
    sem dúvidas a melhor opção é colocar um AP, pois esse 486 com certeza vai te dar dor de cabaça (manutença).

    provavelmente vc já tenha algum servidor de internet dentro da empresa, saia com um cabo de rede e ligue no AP.

    AP eu aconselho neste caso um SWL-3300 da Samsung.
    Não vejo assim... com certeza um AP... com o 486 com flash no lugar de HD seu rendimento vai ser excelente tenho este tipo de estrutura aqui e não tenho dor de cabeça alguma... só na caso do SO, eu colcoaria o FreeBSD.... com este servidor, a comunicação com seu AP central já vai chegar na medida cerca com um controle de banda eficiente implantado nele... no Free só funfa Orinoco e Wavelan...

    T+

  5. #5

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Citação Postado originalmente por doidoht
    Citação Postado originalmente por ijr
    sem dúvidas a melhor opção é colocar um AP, pois esse 486 com certeza vai te dar dor de cabaça (manutença).

    provavelmente vc já tenha algum servidor de internet dentro da empresa, saia com um cabo de rede e ligue no AP.

    AP eu aconselho neste caso um SWL-3300 da Samsung.
    Não vejo assim... com certeza um AP... com o 486 com flash no lugar de HD seu rendimento vai ser excelente tenho este tipo de estrutura aqui e não tenho dor de cabeça alguma... só na caso do SO, eu colcoaria o FreeBSD.... com este servidor, a comunicação com seu AP central já vai chegar na medida cerca com um controle de banda eficiente implantado nele... no Free só funfa Orinoco e Wavelan...

    T+
    qual a capacidade da memória flash q vc roda, quais são os serviços q vc instala nesse seu server 486, e qual o custo final desta solução??


    Obrigado pelo retorno.

  6. #6
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    eu recomendaria um ap, ligado por cabo de rede ao seu servidor,
    porq o ap em termos de gerenciamento de sinal é melhor do q o computador com um cartao..

  7. #7
    doidoht
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por doidoht
    Citação Postado originalmente por ijr
    sem dúvidas a melhor opção é colocar um AP, pois esse 486 com certeza vai te dar dor de cabaça (manutença).

    provavelmente vc já tenha algum servidor de internet dentro da empresa, saia com um cabo de rede e ligue no AP.

    AP eu aconselho neste caso um SWL-3300 da Samsung.
    Não vejo assim... com certeza um AP... com o 486 com flash no lugar de HD seu rendimento vai ser excelente tenho este tipo de estrutura aqui e não tenho dor de cabeça alguma... só na caso do SO, eu colcoaria o FreeBSD.... com este servidor, a comunicação com seu AP central já vai chegar na medida cerca com um controle de banda eficiente implantado nele... no Free só funfa Orinoco e Wavelan...

    T+
    qual a capacidade da memória flash q vc roda, quais são os serviços q vc instala nesse seu server 486, e qual o custo final desta solução??


    Obrigado pelo retorno.
    Minha flash tem 32 MB e roda o FreeBSD, com controle banda ipfw, firewall e apache...

  8. #8

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Citação Postado originalmente por doidoht
    Citação Postado originalmente por gustavo_marcon
    Citação Postado originalmente por doidoht
    Citação Postado originalmente por ijr
    sem dúvidas a melhor opção é colocar um AP, pois esse 486 com certeza vai te dar dor de cabaça (manutença).

    provavelmente vc já tenha algum servidor de internet dentro da empresa, saia com um cabo de rede e ligue no AP.

    AP eu aconselho neste caso um SWL-3300 da Samsung.
    Não vejo assim... com certeza um AP... com o 486 com flash no lugar de HD seu rendimento vai ser excelente tenho este tipo de estrutura aqui e não tenho dor de cabeça alguma... só na caso do SO, eu colcoaria o FreeBSD.... com este servidor, a comunicação com seu AP central já vai chegar na medida cerca com um controle de banda eficiente implantado nele... no Free só funfa Orinoco e Wavelan...

    T+
    qual a capacidade da memória flash q vc roda, quais são os serviços q vc instala nesse seu server 486, e qual o custo final desta solução??


    Obrigado pelo retorno.
    Minha flash tem 32 MB e roda o FreeBSD, com controle banda ipfw, firewall e apache...
    quanto de memória tem o teu 486? tenho um aqui parado com 16mb, será q dá???

    tô pensando em rodar iptables (firewall), squid pra proxy e controle de banda, será q 32mb de flash dá conta do recado??

    vc acha então q é uma solução viável?? qual o valor final q vc geralmente gasta nessa solução??


    Obrigado!

  9. #9
    doidoht
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Vô abrir outra msge se não fica citação da citação da citação da citação ehehehehheh

    Vamo lá...

    Minha flash exige pelo menos 32 Mb de RAM... roda mais macio com 64... mas 32 guenta o batido....
    Dá conta do recado ela dá... só não sei se vai é caber tanta info em 32 MB....
    A solução é viável sim... aqui fica em torno de:
    Flash já compilada com FreeBSD: 300,00
    Placa Orinoco e Cartão: R$ 350,00
    PC com placa de rede: R$ 150,00

    T+

  10. #10
    gustavo237
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    amigo...
    eu tenho na minha rede um monte de micros com placas de radios ... uma porrada de aps......... mas nunca vi nada igual a ap2500 .... acho ela o máximo ...
    naum eh propaganda.... mas vc consegue controlar o trafego ... velocidade de cliente.... taxa de download ( mesmo kazaa, emule .. .e outros ) .....
    vc tem controle de acesso por mac address... evita que seu sinal seja pirateado........
    sem contar na tranquilidade....
    se seu 486 de pau .... sua rede wls vai ficar fora do ar ateh vc conseguir resolver o problema .....
    eu te aconselharia uma ap2500 ... eh mais cara ... mas eh a melhor soluçao para seu caso ......
    guarde seu 486, para fazer um firewall na saida de internet da sua empresa .... vc monitora tudo e fica sabendo o que seus usuarios estaum fazendo ....

  11. #11
    ORION
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Aew doidoht (vizinho!! quase conterrâneo huahuahuahua!!!)

    É o seguinte... será que um 486 com 16 MB de RAM com FreeBSD 5.2.1 (não flash) roda legal??

    Estou tentando instalar essa versão aqui e não consigo por nada no mundo.... toda vez que ele vai carregar o kernel do disquete, a máquina reboota...

    o que pode ser??

  12. #12

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Citação Postado originalmente por ORION
    Aew doidoht (vizinho!! quase conterrâneo huahuahuahua!!!)

    É o seguinte... será que um 486 com 16 MB de RAM com FreeBSD 5.2.1 (não flash) roda legal??

    Estou tentando instalar essa versão aqui e não consigo por nada no mundo.... toda vez que ele vai carregar o kernel do disquete, a máquina reboota...

    o que pode ser??
    tbm tô com o mesmo prob.... mas com linux não freebsd, nem sei o q pode ser.... se descobrir posta ai blz???

  13. #13
    ORION
    Visitante

    Padrão AP ou "Servidor"??

    Estranho...

    gustavo_marcon.. qual distribuição vc tá tentando instalar??

    Eu tinha o Slack 9.1 instalado nessa máquina funcionando perfeitamente!!! Ela estava trabalhando como router da minha rede sem problemas...