+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Amigos, tenho a seguinte estrutura de rede ..
    http://nova.quedinet.com.br/estrutura.jpg


    estou tentando fazer uma coisa que parece impossivel mas como nada é impossivel vim aqui pedir socorro..

    a ideia é a seguinte .. no meu Subserver tenho um proxy (squid) queria que o acesso aos clientes wireless fosse limitado (64K) somente quando o usuario tivese que sair para a internet (eth0) , caso a informação que ele procura estivese no proxy (eth1) teria acesso a ela em velocidade total entende? estou usando o bandlimit para fazer o controle de banda, mas ele nao tem (ou eu nao encontrei) uma forma de faze-lo funcionar da forma que descrevi acima.

    ALGUEM PODE DAR UMA LUZ?

  2. #2
    doidoht
    Visitante

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Qual distro que vc tá usando!? No FreeBSD tem como vc setar o IP para a interface desejada usando ipfw... não sei se compensa pra vc mudar de distro... mas... se for o caso..

    T+

  3. #3
    spider
    Visitante

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Olá Wagner.... eu vi q vc colocou algumas maquinas as "CLiente LAn" Ligadas direto nu HUB, e pelo q percebi ta fazdo o controle de Velocidade nos "Server", q tambem ta ligado no mesmo hub?!?!?1 :roll:
    Isso funciona?!?!?! :?: :?: :?:
    Já q se as maquinas estao ligadas no hub e num tem nenhuma maquina entre elas e a net só o hub, q pelo pelo q entendo num pode fazer nenhum tipo de controle!??! :?: :!: :?: :!:

  4. #4

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    ate onde eu sei voce nao pode limitar o que entra e sim o que sai... logo o que ta indo pro seu server ta indo a full speed... entao nao vejo o problema em sim


    faca o teste... ah ficou legal o desenho


    spider: tudo depende de onde as maquinas enviam os pacotes ok ? default gateway eh uma coisa vital.

  5. #5

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Usa o CBQ para controlar a banda... acho que no próprio squid tem jeito, utilizando de delay pools mas eu nunca fiz...

    Abraços

  6. #6

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    doidoht
    Opa .. to usando o CL8 tanto no servidor quanto no Subserver

    spider
    nao .. nao controla, mas o objetivo é so controlar clientes Wireless .. os clientes da lan nao serao limitados

    xstefanox
    Não sabe onde eu poderia achar documentaçao sobre isso?

  7. #7

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Mano oq eu faria era colocar uma maquina (Pent.100) ou seu próprio serve (200.xxx.xxx.226 ..dependendo.... ) entre o Sub Server e o HUB (Com duas placas de redes) rodando CBQ ou o próprio BandLimit pq vc teria acesso rápido até o Sub-Server através do AP ai vc sairia para NET e dai em diante o controle de banda faria o resto só limitaria a banda entre o Sub Server e o PCzinho rodando o controle.......a rede do AP ficaria rodando normal sem nenhum limite..

    Valeu se eu tiver viajando, por favor, me corrijam.....

    OBS: Mandou bem no desenho...

  8. #8

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Aqui:

    https://under-linux.org/modules.php?...ticle&artid=86

    E usa o LANFLOW pra fazer esses deseinhus que fica bonitinhu também =) haeuhaeuhaeuhea.

    Abraços!

  9. #9

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Mano oq eu faria era colocar uma maquina (Pent.100) ou seu próprio serve (200.xxx.xxx.226 ..dependendo.... ) entre o Sub Server e o HUB (Com duas placas de redes) rodando CBQ ou o próprio BandLimit pq vc teria acesso rápido até o Sub-Server através do AP ai vc sairia para NET e dai em diante o controle de banda faria o resto só limitaria a banda entre o Sub Server e o PCzinho rodando o controle.......a rede do AP ficaria rodando normal sem nenhum limite..

    Valeu se eu tiver viajando, por favor, me corrijam.....

    OBS: Mandou bem no desenho...
    Opa .. milha primeira tentativa foi o server ter duas placas de rede .. a eth0 para o hub e a eth1 para o subserver... o subserver com duas placas de rede .. a eth0 em crossover com a eth1 do server .. e a eth1 do subserver em crossover com a AP .. eu tentei controlar os clientes no server ..mas nao tem como .. ai mudei a extrutura de rede para essa que postei a imagem ..

  10. #10

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Então coloca uma terceira maquina na rede... uma só para fazer controle de banda entre o HUB e o Sub-Server pq ai vc vai deixar o trafego limitado apenas entre a Maquina q controla a banda e o Sub-Server todo o restante tem velocidade normal...

    Valeuuuuu

  11. #11

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Citação Postado originalmente por lacierdias
    Então coloca uma terceira maquina na rede... uma só para fazer controle de banda entre o HUB e o Sub-Server pq ai vc vai deixar o trafego limitado apenas entre a Maquina q controla a banda e o Sub-Server todo o restante tem velocidade normal...

    Valeuuuuu
    O problema da solução por você citada é que eu controlaria a banda de todos ao mesmo tempo entende .. tipo .. nao poderei selecionar os clientes em 64K e 128

  12. #12

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Isso é verdade....então não sei como vc vai fazer.,.rsrsrsrsr
    Qndo descobrir avisa...Valeu...
    Qndo for ai na sua cidade dou uma passada no seu Prov para conhecer....

    Abraço e boa sorte

  13. #13

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Já tentou o CBQ?


    Abraços

  14. #14

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    Já tentou o CBQ?


    Abraços
    ja .. mas nao deu nada ..

  15. #15

    Padrão Limite de Banda (Impossivel?)

    Eu toh usando um sistema muito parecido com esse daih... mas soh q limito todo mundo com o cbq, junto com sfq, e transparent proxy com o squid... pra limitar a velocidade somente quando não está na cache, eh um pouco mais complicado... eu andei fazendo uns testes aqui e naum consegui um resultado muito bom!
    Jah q toh usando o cbq, ele naum sabe se o squid tem ou naum tem na cache o objeto requisitado pelo cliente, entaum ele controla tudo quando eh velocidade, estando ou naum na cache do proxy. Limitei todo mundo e pronto! A velocidade ficou boa... ninguem reclamou, pelo menos!
    O squid tb controla banda... porém nunca futuquei o bastante pra ver como funciona, e naum sei se ele controla somente o q vai buscar fora da cache, ou se faz igual ao cbq.
    Atualmente estou testando o ingress, mas naum consegui muito resultado! (falta d tempo!)
    Qualquer dúvida sobre cbq e sfq, talvez eu possa resolver...!
    Se eu conseguir algo ainda essa semana com o squid, mando algo pra vc!