+ Responder ao Tópico



  1. #1
    conexao_cefet
    Visitante

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    Bem glr é +- o seguinte, vamos supor um provedor de internet a radio, eu preciso ter um link "X" e quando eu for compartilhar links com meus clientes terá q ser da seguinte maneira: o cliente 1 e 2 compartilham sozinhos 256k de link. os clientes 3, 4, 5, 6, 7 e 8 compartilham mais 256k, um grupo sem interferir no outro independentes. teria os 512k no servidor. RESUMINDO preciso limitar banda nao por usuarios mais sim por grupos de usuario e obviamente adicionar usuarios nos grupos. devera funcionar na rede um servidor dhcp. as autorizações serao feitas por MAC, so o MAC tal tem acesso, e obviamente dentro do grupo x os usuarios sao MAC 11:11:11:11:11:11 e 22:22:22:22:22:22 e assim por diante. Usuario novato em linux. gostaria de fazer com squid

  2. #2

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    Usa o CQB.


    Abraços

  3. #3
    conexao_cefet
    Visitante

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    Poderia entrar em mais detalhes...
    quer dizer q é possivel fazer esse tipo de limitação de banda, por grupo?

  4. #4

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    Olha, não posso entrar em mais detalhes porque eu nunca utilizei o CBQ em si, mas eu sei que é um software muito interessate e que faz essa função.
    Aqui na underlinux, na seção de proxy/nat/firewall se não me engano existe um document que explica a utilização do CBQ.


    Abraços

  5. #5

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    com o squid tu tem que criar duas acls para autenticar com endereço mac em um arquivo e depois usar delay pools....

    qualquer dúvida....

    :P

  6. #6
    Visitante

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    se vc poder entrar em mais detalhes eu agradeço.
    sou novo em linux

    Citação Postado originalmente por flipeexpl
    com o squid tu tem que criar duas acls para autenticar com endereço mac em um arquivo e depois usar delay pools....

    qualquer dúvida....

    :P

  7. #7

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    Kra eu utilizo o CBQ para limitar a banda de meus clientes, e faço a segmentação da banda por IP

    cada IP tem direito a trafegar a tantos Kbps

    Entendeu. Leia a documentação de cbq presente aqui no site da underlinux, qual distro vc utiliza, se for Red Hat, é muito fácil de instalar o CBQ.

    rpm -ivh shape*.*

    e Pronto instalado o CBQ. Dai leia a doc. da underlinux e edite as suas regras por IP.

    FAllow

    Grato

    Osmousf

  8. #8
    Kernel-Panic
    Visitante

    Padrão Como limitar banda p grupo de usuarios e usuarios de grupos

    caro amigo ..
    aqui na underlinux tem o bandlimit q é muito facil de configurar e muito eficaz.... vc configura por ip.. alem do mais vc ainda pode compartilhar...etc
    tipo se vc trabalha com wireless em edificios.. vc pode setar um link so pro predio e la vc configura o bandlimit com compartilhamento.. ou seja vai dar mais ou menos oq vc quer...

    quanto ao grupo de usuarios no cbq .. ja ouvi falar mas nunca configurei..
    sei q tem como .. se alguem souber posta ai :lol:

    utiliso o bandlimit aqui mais ou menos do jeito q falei e ta funfando numa boa...

    https://under-linux.org/bandlimit