Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

icatorze
    O seu problema não é tão difícil de resolver, uma rede de duas máquinas não precisa de DHCP!!

Não sei como vc está ligando o modem e os computadores, mas acredito que o modem esteja numa placa de rede e o a rede interna(o outro comp) em outra.

Configure a placa de rede onde esta o modem pra pegar o IP pelo DHCP. A outra placa vc configura com um IP invalido 192.168.1.1, por exemplo.
    O outro computador com o Ruindows vc configura para tambem ter um IP fixo, do tipo 192.168.1.2. No DNS desta maquina aponte para o DNS do provedor. No gateway aponte para a maquina com o Linux (192.168.1.1).

Beleza, execute os comandos para as placas de rede trocarem pacotes

echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

E acho que isto resolve teu problema, se a rede for ampliada para ateh umas 5 maquinas um hub resolve.

PS. perguntas do tipo: nem faço idéia de onde coloco esses comandos, podem ter respostas escuzas!!!!!!!

n1nj4
    Citação Postado originalmente por icatorze
    O seu problema não é tão difícil de resolver, uma rede de duas máquinas não precisa de DHCP!!

Não sei como vc está ligando o modem e os computadores, mas acredito que o modem esteja numa placa de rede e o a rede interna(o outro comp) em outra.
    (...)
    A conexão desse computador que estou tentando compartilhar não é ADSL é discada, estou usando um winmodem (Intel HAM). Já procurei algumas coisas na Internet a respeito mas só achei como compartilhar ADSL, nunca achei nada explicando como se faz o mesmo quando usando uma conexão discada.

n1nj4
    Usando os comandos que o 1c3_m4n passou consegui fazer com que o compartilhamento funcione. Agora vou configurar os IPs fixos pra não ficar tendo problemas.

Valew a vocês todos que se interessaram em me ajudar com o problema.
    As vezes minhas perguntas possam ter parecido bobas pra alguns, mas é que estou começando agora, e saber que tem gente disposta a ajudar igual ao pessoal aqui do fórum Underlinux é sempre algo muito importante, e faz com que mais pessoas se interessem pelo assunto. :wink:

4. tipo, eu não vejo problemas em utilizar dhcp em rede pequena, roda normalmente, até mesmo por questão de mobilidade e alterações, é mais fácil tranquilo usar dhcp.... caso queira ligar um notebook ou outro pc é só espetar o cabo e já está funcionando....

eu utilizo a regra iptables acima para compartilhar a conexão.... e configurei meu dhcpd para fornecer IPs para cada máquina, não esquecendo de fornecer dados corretos de DNSs(para que as máquinas possam acessar a net pelos dominios) e endereço de Gateway.

E nunca uma duvida é boba, ainda mais se tratando de aprendizado linux...
    todos passamos por isso um dia....
    [/i]

Kernel-Panic
    como disse o amigo PiTsA é interesante que vc configure o seu servidor para ser um serve dhcp .. pois alem de estar aprendendo o funcionamento de um servidor dhcp na rede, vc ainda vai ter uma agilidade enorme na hora de conectar uma nova maquina.

Tópicos Similares

1. Problemas com compartilhamento
    Por Scandolara no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 11-07-2006, 10:59
  2. MOVIDO: Problemas com compartilhamento
    Por Duca no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 30-06-2006, 15:28
  3. Problema com compartilhamento
    Por Chrishtian no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1