+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    Olá a todos,

    Sou iniciante no Nessus e após executá-lo em um servidor, ele me mostrou um mensagem avisando que estou rodando um pacote que não é a mais recente e que esta versão contém um bug de segurança. O servidor roda Conectiva 9 e fiz a atualização com o apt, que diz que não há pacotes a serem atualizados.
    Verifiquei o pacote que o nessus está acusando e realmente está uma versão antes da lançada pelo desenvolvedores do pacote.
    O que isso significa, meu servidor está vulnerável, mesmo estando atualizado ou posso ficar mesmo preocupado com isso?
    Quando é descoberto algum bug de segurança, qual o melhor caminho, rodar o apt e atualizar com os pacotes da conectiva, ou baixar o pacote do site do desenvolvedor e sobrescrever o da conectiva?

    Desde já obrigado.

  2. #2

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    as vezes o nessus e outros sistemas alertam oq chamamos de "falso-positivos" ou seja ele diz que contem uma falha mas na verdade ela nao existe, se vc verificou que o pacote realmente eh o + recente nao se preocupe

  3. #3
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    O problema é justamente esse. O site do desenvolvedor informa que a ultima versão do pacote é a 4.7. A versão que está instalada no meu conectiva é 4.5. E o nessus diz que o idel é ter a versão 6.1 ou superior instalada. Só que executo o apt-get nos servidores da conectiva e não tem mais atualizações a fazer. Será que o pacote 4.5 que está instalado foi corrigido pela Conectiva?

    Obrigado pela ajuda

  4. #4

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    num se baseie mto em " numero versao" leia o changelog desse pacote na conectiva... pq a conectiva customiza os pacotes dela, ou seja pode ser q a falha apresentada nao afete os seus pacotes

  5. #5
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    Não consegui achar o changelog no site da conectiva. Tem algum endereço específico?

    Obrigado mais uma vez.

  6. #6

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    da uma olhada aki q deve ter alguma coisa
    http://distro.conectiva.com.br/atualizacoes/

  7. #7
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    É nesse endereço mesmo que ja tinha procurado e não tem nenhum changelog.

  8. #8
    nafre
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    Qual o pacote que ele está alertando?


    Aconselho a vc atualizar pela pagina do desenvolvedor
    ou entrar em contato com algum mainlist da conectiva
    para procurar informações..

    Abraços []´s

  9. #9
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    Hum, acho que comecei a entender.
    No relatorio do nessus, há um código CVE como referencia.

    Entrei no site da conectiva e consta uma atualização para o pacote que faz referencia na seção Solução para o mesmo código CVE do nessus.

    Ou seja, pelo que eu entendi, essas atualização corrige o problema reportado pelo nessus. É isso?

    Obrigado pela ajuda de todos.

  10. #10
    nafre
    Visitante

    Padrão Duvida sobre alerta do nessus?

    Sim.

    É so atualizar!