+ Responder ao Tópico



  1. #1
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Dae galera blz? Alguém pode me dar dica de qual distribuição seria mais aconselhável para montar um servidor de arquivos em minha empresa que possui 15 micros ligados em rede? Pensei na RED HAT!!! O que acham?

    Obs.: Estou começando a usar linux..´´ia fazer um curso mas não abriu turmas, aí não vai dar p/ eu fazer...então vou ler livros e tentar aprender Lendo o forum e fuçando!! Abraço e obrigado

  2. #2
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Nao é legal usar o RedHat porque nao ha mais manutencao, a Redhat nao da mais suporte pra versao livre, se aparecer um bug por aí voce vai ficar na mao. Agora a opiniao é bem pessoal, voce quem sabe, por mim, Slackware ou Debian.

  3. #3

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Usa a que você melhor se adapte.
    Uma distribuição não é algo que você possa falar: "A minha é melhor.", porque cada um tem um gosto diferente e se sente atraído por vantagens que determinada distribuição traga.

    A RedHat é uma boa distribuição caso você goste de ferramentas e simplicidade na hora de utilizar. O problema dela é que ela ocupa muito espaço em disco e é relativamente mais pesada.

    A Conectiva é uma distribuição parecida com a Red Hat, segue o mesmo padrão. A vantagem é que ela possui um ótimo suporte em português. A desvantagem é que às vezes ela dá alguns problemas que simplesmente eu não entendo.

    A Slackware é a distribuição para quem gosta de liberdade e simplicidade. É mais difícil, pois não possui aquele monte de front-ends bonitinhos, mas quando você pega o jeito, não tem quem te segure.

    A Debian é a distribuição que eu melhor lidei. É estável, é fácil de instalar e remover aplicativos, etc etc etc.


    Espero ter deixado o seu caminho um pouco mais claro para a escolha. Lembrando que todas as distribuições podem fazer quase as mesmas coisas, mas para servidores, qualquer uma roda.

    Abraço!

  4. #4

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Qualquer distribuição Linux é boa para se tornar servidor de arquivos

    Até a Caganeira Linux (disculpem a experssão) mas se tiver um bom Firewall, o Samba, e for fácil de usar pelo administrador da rede quando der problema qualquer uma serve.

    Abraços.

  5. #5
    Marco Tulio
    Visitante

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Olha, desde a versao 4.0 que uso Slack pra servidor de arquivos, firewall e para servidor de impressao... Boas vantagens em relacao a estabilidade e mobilidade. Facilidade ? Nem tanto, mas dah pra levar... como disse xstefanox: depois que se aprende, ninguem te segura.
    Estou ouvindo falar muito do Fedora, mas ainda nao conheco...

    Espero ter ajudado !

  6. #6

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Se for pensar em facilidade. Kurumin, Suse ou até mesmo o Fedora...agora se for pensar em estabilidade, debian e slackware.

  7. #7

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Eu uso o conectiva e ate agora nao tive problemas.....

  8. #8
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Obrigado por terem respondido...BATI O MARTELO!! hehehe...decidi usar o DEBIAN!! o problema é que eu entrei no site da Debian e não sei qual baixar...tem muitas opções...alguém poderia postar o link direto dos CDs que eu devo baixar p/ instalar ele na minha máquina ? Outra dúvida é quanto a instalar junto com o Win XP...onde tem algum tuto p/ iniciantes em Debian?Vou baixar na minha casa p/ treinar...depois vou colocar o servidor aqui na empresa!!Bah! o galera...desculpem mesmo por tantas dúvidas...mas é que estou disposto a migrar p/ Linux e preciso da ajuda de pessoas experientes!!abração a todos.

  9. #9

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    baixa daki:
    www.linuxiso.org

  10. #10

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Citação Postado originalmente por Vaza
    Se for pensar em facilidade. Kurumin, Suse ou até mesmo o Fedora...agora se for pensar em estabilidade, debian e slackware.
    eu nunca escolheria o kurumim como servidor de nada, somente como desktop, pois ele possui muitas alterações de pacotes e tals que não garantem estabilidade e segurança para servidor, o correto seria utilizar o debian de vez no lugar do kurumim, pois afinal o kurumim é um debian alterado.


    na minha misera opnião para sua distro, veja minha assinatura, mas estão falando muito bem do conectiva 10, parece que esta ficando bom, se quiser esperar um pouco a versão stable dele sair.

  11. #11

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Citação Postado originalmente por SAPPORO
    Obrigado por terem respondido...BATI O MARTELO!! hehehe...decidi usar o DEBIAN!! o problema é que eu entrei no site da Debian e não sei qual baixar...tem muitas opções...alguém poderia postar o link direto dos CDs que eu devo baixar p/ instalar ele na minha máquina ? Outra dúvida é quanto a instalar junto com o Win XP...onde tem algum tuto p/ iniciantes em Debian?Vou baixar na minha casa p/ treinar...depois vou colocar o servidor aqui na empresa!!Bah! o galera...desculpem mesmo por tantas dúvidas...mas é que estou disposto a migrar p/ Linux e preciso da ajuda de pessoas experientes!!abração a todos.
    Até a última vez que eu fui no linuxiso, ele não tinha a última versão do Debian, que é a 3.0r2.

    Bom, a Debian mantém três distribuições: A Sarge, a Sid e a Woody.

    A Woody é a versão estável do sistema, ela que possui os pacotes definidos estáveis pelo pessoal da Debian.

    A Sarge é a versão testing, é nela que são utilizados os pacotes que ainda estão para teste.

    A Sid vem de (Still In Development) - é essa a versão que um dia ainda pode se tornar estável.


    Somente a Woody possui um instalador estável também, então você tem que puxar essa distribuição do site.

    Recomendo a leitura do Guia Foca Linux, disponível em http://focalinux.cipsga.org, é um material voltado para Debian.

    Abraços!

  12. #12
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Dae galera!! fui no site www.linuxiso.org p/ baixar o Debian, mas não sei qual pegar, pois tem vários tipos (i386 , PPC, Alpha, Sparc) qual desses eu pego? é necessário baixar todos os CDs??Abraço.

  13. #13

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    pega o i386

  14. #14

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Pode puxar um só para a instalação padrão, qualquer coisa que você precise a mais, você puxa por apt-get...

    Abraços!

  15. #15
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    P/ Servidor...usar DEBIAN 3.0 ou o SUSE 9.1???

  16. #16
    SAPPORO
    Visitante

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Dae galera...NÃO precisam responder as perguntas que fiz acima...encontrei respostas para todas elas no site da DEBIAN!! Agora estava lendo aqui e fiquei com outra dúvida...sei que tenho que procurar a distribuição que eu melhor me adaptar...mas gostaria de saber uma opinião de vocês entre DEBIAN 3.0 e o SUSE 9.1...QUAL é considerado melhor em termos de segurança, confiabilidade...??? Lembrando que utilizarei uma dessas 2 distros primeiramente para treinar em casa...depois p/ implantar um servidor de arquivos aqui na minha empresa!!!ABraço e mais uma vez OBRIGADO!!

  17. #17

    Padrão Que distribuição usar p/ rodar um servidor de arquivos?

    Na verdade, você não utiliza o fdisk para instalar qualquer distribuição GNU/Linux, pois a maioria já possui suas próprias ferramentas para particionamento. O instalador da Debian possui a ferramenta cfdisk.

    Sim, um só CD é necessário para a instalação.

    Qualquer coisa, você pode pegar o meu ICQ.


    Abraços!