+ Responder ao Tópico



  1. #1
    HumbertoReis
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Instalei o Slakware 9.1 em uma máquina com o Windows 2000 ja instalado (disco com 80 GB), ficando a partição do Windows com 77 Gb (/dev/hda4), 11 para o Linux (/dev/hda1) e o restante para swap.

    No início o lilo só dava a opção de boot do Linux. Modifiquei para dar o boot no windows também e, ao escolher o Windows o mesmo retorna uma mensagem informando que o windows 2000 está com informações erradas sobre o hardware e não entra mais...

    Já fiz os discos para para acessar o console de gerenciamento de inicialização do windows 2000. Usei o comando Fixboot e o comando FixMbr e nada. Por último apaguei as partições Linux e nada.

    Percebí que o Windows não está recuperando o MBR por este ter sido criado na instalação do LILO

    Como posso recuperar isso?

    Sds,

    Humberto

    Voltar ao Topo

  2. #2
    lss
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    da boot por um disquete ou cd do windows e digite fdisk /mbr

  3. #3

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Pow cara você de novo....??

    Tu não leu a dica que eu dei hoje pela manhã não?

    reveja o tópico novamente...

  4. #4
    HumbertoReis
    Visitante

    Padrão Re: Pedro

    Claro que lí. Só que não funcionou....

    Vc tem mais alguma dica?

    ps. Andei lendo alguma coisa na internet e me arece que o Fdisk só funciona se não encontrar o MBR ou se foi criado pelo Windows. Como foi criado na instalação do LILO ele não está fazendo nada....

    Grato...

  5. #5
    lss
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    seu windows jah era

  6. #6
    HumbertoReis
    Visitante

    Padrão Que péssima notícia

    :cry:

    Se eu instalar o Win 2000 em um outro diretório eu perderei as pastas criadas no disco?

    Ps. Qual o procedimento para ter os dois sistemas convivendo na mesma máquina? Vou reinstalar o Win 2000 e depois o Linux

  7. #7

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Faça o seguinte... como seu ruindows ja era, consiga outro hd que tenha o win2000 ou xp instalado e copie o conteudo das suas pastas pra ele e ai formata e instala novamente,

    Tu precisa mesmo do Windows 2000? um Linuxzinho não resolve não?

  8. #8
    HumbertoReis
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Caro Pedro,

    Estou instalando o Linux para dominá-lo e, espero que em um curto espaço, mande o mundo windows para o espaço.

    hoje desenvolvo aplicações de automação comercial usando Delphi + Firebird e estou buscando ferramentas para desenvoler em Linux, talvez o Kylix

  9. #9

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Bom, eu prefiro instalar primeiro o Windows 2000 e depois instalar o GNU/Linux... é que eu já estou acostumado a usar o Windows como hda1.
    Hehehe.


    Pra apagar o teu LILO, inicia o computador com um disquete de boot do Windows 98 e dá um fdisk /mbr.


    Abraços!

  10. #10
    HumbertoReis
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    :cry:
    Caro Estefano,

    Já fiz e não funcionou.....

    Fiz exatamente como vc.Instalei o Windows (Essa é minha máquina de desenvolvimento) e depois instalei o Slack com o lilo, escolhendo MBR. Foi aí que o problema aconteceu.....

    Não sei mais o que fazer pois tem tanto software já instalado que vai dar um graaaaannnde trabalho para configurar tudo novamente.....

  11. #11
    dboom
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    faz como os kras ja falaram.... pega teu hd.. coloca em outra maquina e faz um backup e depois volta no hd... qdo resolver o lance das partições..... se a maquina vai ser a mesma... o Rwindows deve funcionar depois nela depois sem problemas (copia TUDO, menos um arquivinho chamado algumacoisa386.swp). depois é so voltar para a partição e boa.

    qdo instalei os dois sistemas eu fiz ao contrario... instalei primeiro o RH, criei as partiçoes linux... e deixei uma ja em FAT, depois de instalado o linux... iniciei com um disquetao do w98... formatei e mandei o windows 98 e funcionou... ate hj ta funcionando RH 7 e Win 98... creio que com o 2000 deve ser a mesma coisa.

    "...the faith is not lost..."

  12. #12
    HumbertoReis
    Visitante

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Obrigado a todos pela ajuda mas não tive sucesso. Reinstalei o Ruindows 2000 e vou instalar novamente o slackware 9.1. Espero não ter mais problemas...

    Sds,

  13. #13
    Fantaman
    Visitante

    Padrão Como retirar o Lilo do MPR

    Encontrei a resposta no link abaixo:

    http://sdb.suse.de/es/sdb/html/fhass...tall_lilo.html

    Boa Sorte !![/b]

  14. #14

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Agora que tá reinstalando, você pode optar por instalar o lilo no início da partição, com isto você não terá o problema com o windows...
    Para alterar do boot do windows para o linux é só você alterar a partição ativa, através do fdisk, tanto do windows quanto do linux.
    Mas esta opção é um pouco trabalhosa.

    Outra escolha, caso você não consiga fazer com que o lilo gerencie o boot corretamente, você poderá fazer com que o gerenciador de boot do win 2000 gerencie o boot tanto para o linux quanto para o windows, isto é possível (até onde eu sei)

  15. #15

    Padrão SOCORRO... como desinstalar o LILO e o MBR criado por ele

    Caro amigo vonlinkerstain, o tal do Windows 2000 so faz gerenciamento de boot se tiver mais de um Sistema da microsoft no Hd... Se tiver um Linux e o windows ele so vai gerenciar o windows mesmo.... (rebeldia total)

    Certo mesmo é instalar o Lilo, com certeza o nosso amigo ai não passará por isso novamente, mas prefira instalar o Lilo, um simples acaso não quer dizer que sempre irá acontecer novamente....

    Valeu Abraços!!!!!