+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Drozzini
    Visitante

    Padrão Shell Scripts

    Bom, como a seção do topico já diz, sou iniciante! Então lá vai...

    Curti o tuturial de Shell Scripts que tem aqui no Underlinux. Consegui entender legal o esquema, o problema é que já não manjo nada de comando do linux.... Então se alguem pudesse me indicar uma apostila ou tuturial mais complexo eu ficaria grato.

    E se alguma alma caridosa, pudesse publicar o Script do Exercicio 2 eu agradeço, realmente não sei como fazer

    []'s

    Diego Rozzini Pires
    [email protected]

  2. #2
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão Shell Scripts


  3. #3

  4. #4

    Padrão Shell Scripts

    http://focalinux.cipsga.org.br/download.html

    Acredito que pode ter uma boa ajuda aqui neste guia do Foca Linux. Não só para o assunto que deseja, mas para muitas outras coisas (que ajudam qualquer iniciante). Tem para vários níveis :P

  5. #5
    Drozzini
    Visitante

    Padrão Shell Scripts

    Tks all !!!


    []'s

    Diego Rozzini Pires
    [email protected]

  6. #6
    Drozzini
    Visitante

    Padrão Shell Scripts

    La vou eu novamente com esse assunto.... Estou voltando a estudar agora, as coisas aqui no estagio estava meio corridas + as provas da facu, e os exames ... não tive tempo pra me dedicar a isso.... então la vai o meu problema....

    Aqui onde faço estagio nosso servidor eh um RH 9 + Squid + qmail ... os usuários do qmail são os usuários do sistema. As nossas contas de e-mails são do tipo "[email protected]". E estamos querendo passar para "[email protected]". Até ai é facíl, é só renomear os usuários na no passwd, shadow e no squid_passwd. Eu queria saber se existe ou se é possivel criar um script para fazer essa modificação de forma mais facíl e rapida.

    No aguardo

    []'s

    Diego Rozzini Pires
    [email protected]

  7. #7
    Drozzini
    Visitante

    Padrão Shell Scripts

    Como faria para passar para o VI (vim) comando de um script ?? Eu precisaria abrir o arquivo e dar um "ESC" e escrever ": % s/nome/nome.sobrenome/". Como faria isso ?? O melhor metodo seria através do VI mesmo ??


    []'s

    Diego Rozzini Pires
    [email protected]

  8. #8
    Drozzini
    Visitante

    Padrão Shell Scripts

    Bom pessoal, consegui o que queria... utiliznado o "sed" é possivel fazer. Mas agora outra duvida e necessidade que surgiu.

    Com o sed -e "s/$velho/$novo/" arquivo , eu altero todas as 1º primeiras ocorrencias de todas as linhas do arquivo. Eu queria apenas alterar a 1ª ocorrecia do texto inteiro. É possível ?


    []'s

    Diego Rozzini Pires
    [email protected]