+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Estou baixando as isos do conectiva 10, e gostaria de instalar sem ter que gravar os cds, ou seja direto do Hd, peguei um esquema de instalacao direto do hd, na propria pagina da conectiva, so que para versao 8+, sera que tambem serve para o cl10, se nao o que vou ter que mudar???
    Esquema:

    A instalação através do hd pode ser feita através do sistema operacional windows e linux.

    Windows

    Para a instalação através do sistema windows, será necessário utilizar 2(dois) Hd's pois o particionador não particionará a mesma partição onde os dados de instalação estão. Para este tipo de instalação deverá ser utilizada uma imagem ISO. A criação de imagens ISO dentro do sistema operacional Windows não faz parte do escopo de atendimento para o suporte,utilize algum aplicativo que possua a opção de criar uma imagem iso no HD.

    Sendo assim para a instalação no primeiro HD a imagem deverá estar no segundo HD e vice-versa.

    Criada a imagem ISO, crie um disco de instalação para o sistema linux.




    Coloque o CD número 1 do Conectiva na unidade, nele existe um diretório no cd chamado dosutils

    Abra o prompt do DOS e entre no diretótio dosutils. Ex.:

    C:\> d:
    D:\> cd\dosutils




    Execute o programa chamado rawrite:

    D:\dosutils\> rawrite



    O primeiro parâmetro a ser passado será o caminho de onde está a imagem a ser gravada no disco, digite:

    ..\images\boot.img



    O segundo parâmetro a ser passado será o caminho da unidade de disco, digite:

    a:



    Inicie o processo de instalação, será perguntado qual o método de instalação a ser utilizado, selecione Hard Drive

    Serão mostrados os Hd's e suas partições, indique a partição o diretório e o nome da imagem para que inicie o instalador.

    /dev/hdaNX/diretório/nome da imagem




    EX: /dev/hdb1/iso/cl8.iso

    Será iniciado o instalador como se estivesse sendo utilizando o cdrom.

    OBS:As partições para o sistema operacional Linux deverão ser criadas no hd que não esta com a imagem

    Linux

    Para instalar através do HD com um sistema opeacional Linux é necessário que existam pelo menos 1(uma) partição com o sistema de arquivos ext2, para guardar os arquivos de instalação. O restante do disco pode estar livre ou com outras partições , ext2 , vfat.

    Copie todo o conteúdo do cdrom para a partição ext2:

    [root@localhost]#cp -R /dev/cdrom /mnt/hdnx ( local onde ficará o
    coneúdo do cd)



    Crie um disco de boot para a instalação do sistema com o comando:

    [root@localhost]#dd if=/mnt/cdrom/image/boot.img of=/dev/fd0



    Inicie o processo de instalação

    Selecione a partição onde se encontra o conteúdo do cd.

    Será iniciado o instalador como se estivesse sendo utilizando o cdrom.

    OBS:As partições para o sistema operacional Linux deverão ser criadas na partição que não esta com os arquivos de instalação.

    OBS: Em ambos os processos de instalação poderá aparecer a seguinte mensagem:

    The kernel was unable to re-read the partition
    table on /dev/hdXn(Device or resource busy)
    This means Linux knows nothing about any modifications
    you made. You should reboot your computer before doing anything
    with /dev/hdXn.

    IGNORE

  2. #2
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Eu acho que vou precisar de um disquete de boot, mais nao sei onde vou conseguir porque as imagens vem com a extensao iso, e nao e como no cd que da para entrar nos arquivos, como devo fazer???

  3. #3

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Vou te dar uma manha massa que uma vez funcionou comigo, mas não conte pra ninguem que pedi pra voce usar Windows só uma vezinha

    Baixe as ISO's do CL10 e instale o WinRar 3.X (a verão mais nova em portugues) voce encontra ele no superdownloads.

    Use ele pra descompactar as imagens ISO's no hd, faça um disquete de boot e mãos a obra.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Pedro0278, consegui descompactar a iso do conectiva entao, entrei em dosutils, rawwritewin, imagens e gravei no diskete o boot.img, reiniciei a maquina e entrou uma tela assim:
    conectiva 10(GRAPHIC INTERFACE)
    " (TEXT INTERFACE)
    " (EXPERT)
    " (VESA DRIVER)
    " (WITH MODULES-DISK)
    " (FALISAFE)
    " (RESCUE IMAGE)
    MEDIA CHECK UTILITY

    TENTEI GRAPHIC INTERFACE E DEPOIS EXPERT E WITH MODULES-DISK, e todos pediram VFS: INSERT ROOT FLOPPY DISK TO BE LOADED INTO RAM DISK AND PRESS ENTER,
    - Deixei o mesmo diskete de boot.img e dei enter, entao :
    Kernel Panic VFS UNABLE TO MOUNT ROOT ES ON RAM0.

    E agora como faco para conseguir instalar o conectiva 10????

  5. #5

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    E mano... seu Conectiva não suporta esse modo de instalação, O Kernel entrou em pânico...

    Ja tentou instalar via rede com 2 pcs?

  6. #6

    Padrão Maquina Virtual

    aeee,

    Faça o seguinte... baixe o VMWare ( voce acha ele em qualquer lugar, ateh no superdownloads ) e instala no windows mesmo...
    por ele vc consegue instalar o linux usando ISO.


    Flws.

  7. #7
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Pedro0278, agora deu certo em partes, gravei o boot.img e outro diskete com floppy.img, entao ele entra em uma tela que pede a particao e o diretorio que esta a ISO. as isos estao em uma particao fat32, quando entro no windows seria o D:\conectiva

    A particao fat e a hda7, entao escolho esta particao e vem uma mensagem dizendo que a particao nao parece ter a arvore do conectiva, entao colo o diretorio em baixo: /conecitva, e tambem da o mesmo erro, o que sera que estou fazendo de errado????

  8. #8

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    tente apertar o ctrl+alt+f1 e digitar o seguinte
    mount /dev/hda7 /mnt/cdrom
    ai depois você volta para a tela onde ele pede a partição ctrl+alt+f7 se for o menu, ai você fala pra ele que a partição é a /mnt/cdrom

    Veja se fununcia ai colega

  9. #9
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    [size=12px][size=18px]cebolark [/size][/size]voce poderia me dizer como devo fazer depois que instalar o VMWare no win98, para que ele instale o conectiva10, atraves da iso que esta no Hd, em uma outra particao Fat32, porque tive vendo alguns artigos sobre o VMWare e so falam, de maquina virtual e eu nao manjo nada disso, se fosse possivel voce passar o esquema de como instalar????

  10. #10

    Padrão Re: Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Pedro0278, agora deu certo em partes, gravei o boot.img e outro diskete com floppy.img, entao ele entra em uma tela que pede a particao e o diretorio que esta a ISO. as isos estao em uma particao fat32, quando entro no windows seria o D:\conectiva

    A particao fat e a hda7, entao escolho esta particao e vem uma mensagem dizendo que a particao nao parece ter a arvore do conectiva, entao colo o diretorio em baixo: /conecitva, e tambem da o mesmo erro, o que sera que estou fazendo de errado????
    tente colocar assim:

    /mnt/hda7/pathtoisosfiles
    ou
    /dev/hda7/pathtoisosfilles

    a instalação que qualquer distro dá pra ser feita pelo HD, sem precisar de VMware....instalei redhat, slack, conectiva pelo HD, dando boot pelo disquete pra iniciar a instalação e indicando os paths dos isos. Agora esse hda7 ae, quantas partições vc tem no seu HD?

  11. #11
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    PiTsA, eu tenho hda1=win98 hda2=freebsd, hda5=Slackware hda6=Debian e hda7=Fat32 e hda8=swap , todos gerenciados pelo lilo do Debian.....

  12. #12
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Pessoal, consegui dar o boot, depois escolhi a particao em que estao as isos, escolhei o tipo de instalacao, formatei a particao para instalar cl10, ele chegou a copiar alguns pacotes depois pediu para reiniciar a instalacao
    e deu um erro de geometria, ate ai tudo bem o cl8 tambem dava e eu instalava beleza com o cd, entao ignorei e o instalador pediu para colocar o cd , entao nao consegui mais nada , o que sera que aconteceu????

  13. #13
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    tentei novamente, e novamente ele parece que instala alguns pacotes e depois reinicia a instalacao, entra entao o SYNAPTIC, e pede para colocar o CD01, dou Ok e nada acontece, entao coloco cancelar, e ele continua a instalacao ou melhor a configuracao, pois depois disto ele nao instala nada com o Synaptic, configura placa de video, senha root, grup e entao finaliza, reinicio a maquina e quando entro no conectiva, entra em modo texto, e entra no xterm.
    Estou dando boot pelo diskete e no modo de instalacao coloco Hard Driver, escolho a particao onde estao as isos, nao era para pedir o Cd01, no meio da instalacao, sera que algum meio de mandar ele achar novamente a particao onde estao as isos???????

  14. #14
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Sera que essas coisas so acontecem comigo, consegui achar a particao, instalou alguns pacotes, e depois pedir o cd_01 em mnt/cdrom, e brincadeira!!!!!!!!

  15. #15
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    PiTsA sera que nao tem um jeito de enganar o Synaptic, para quando ele pedir o cdrom da bandeja , fazer ele achar as isos que estao no Hd, nao entendo porque ele pede o cd, se chega a instalar o pacote basico, e depois reinicia a instalacao e pede o cd...............

  16. #16
    Visitante

    Padrão Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    como eu estava fazendo antes , quando ele pedia o Cd01, e eu cancelava, ele instala o sistema basico, acho eu, sem interface grafica, sem nada, entao entrei no sistema copiei as isos que estavam na particao fat32, para um diretorio /tmp do conectiva como descreve a dica do Zago, e tentei montar: mount-o loop /tmp/cl10_cd1.iso /mnt/cdrom, so que da uma mensagem de PERMISSAO NEGADA. e agora????

  17. #17
    Visitante

    Padrão Re: Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Estou baixando as isos do conectiva 10, e gostaria de instalar sem ter que gravar os cds, ou seja direto do Hd, peguei um esquema de instalacao direto do hd, na propria pagina da conectiva, so que para versao 8+, sera que tambem serve para o cl10, se nao o que vou ter que mudar???
    Esquema:

    A instalação através do hd pode ser feita através do sistema operacional windows e linux.

    Windows

    Para a instalação através do sistema windows, será necessário utilizar 2(dois) Hd's pois o particionador não particionará a mesma partição onde os dados de instalação estão. Para este tipo de instalação deverá ser utilizada uma imagem ISO. A criação de imagens ISO dentro do sistema operacional Windows não faz parte do escopo de atendimento para o suporte,utilize algum aplicativo que possua a opção de criar uma imagem iso no HD.

    Sendo assim para a instalação no primeiro HD a imagem deverá estar no segundo HD e vice-versa.

    Criada a imagem ISO, crie um disco de instalação para o sistema linux.




    Coloque o CD número 1 do Conectiva na unidade, nele existe um diretório no cd chamado dosutils

    Abra o prompt do DOS e entre no diretótio dosutils. Ex.:

    C:\> d:
    D:\> cd\dosutils




    Execute o programa chamado rawrite:

    D:\dosutils\> rawrite



    O primeiro parâmetro a ser passado será o caminho de onde está a imagem a ser gravada no disco, digite:

    ..\images\boot.img



    O segundo parâmetro a ser passado será o caminho da unidade de disco, digite:

    a:



    Inicie o processo de instalação, será perguntado qual o método de instalação a ser utilizado, selecione Hard Drive

    Serão mostrados os Hd's e suas partições, indique a partição o diretório e o nome da imagem para que inicie o instalador.

    /dev/hdaNX/diretório/nome da imagem




    EX: /dev/hdb1/iso/cl8.iso

    Será iniciado o instalador como se estivesse sendo utilizando o cdrom.

    OBS:As partições para o sistema operacional Linux deverão ser criadas no hd que não esta com a imagem

    Linux

    Para instalar através do HD com um sistema opeacional Linux é necessário que existam pelo menos 1(uma) partição com o sistema de arquivos ext2, para guardar os arquivos de instalação. O restante do disco pode estar livre ou com outras partições , ext2 , vfat.

    Copie todo o conteúdo do cdrom para a partição ext2:

    [root@localhost]#cp -R /dev/cdrom /mnt/hdnx ( local onde ficará o
    coneúdo do cd)



    Crie um disco de boot para a instalação do sistema com o comando:

    [root@localhost]#dd if=/mnt/cdrom/image/boot.img of=/dev/fd0



    Inicie o processo de instalação

    Selecione a partição onde se encontra o conteúdo do cd.

    Será iniciado o instalador como se estivesse sendo utilizando o cdrom.

    OBS:As partições para o sistema operacional Linux deverão ser criadas na partição que não esta com os arquivos de instalação.

    OBS: Em ambos os processos de instalação poderá aparecer a seguinte mensagem:

    The kernel was unable to re-read the partition
    table on /dev/hdXn(Device or resource busy)
    This means Linux knows nothing about any modifications
    you made. You should reboot your computer before doing anything
    with /dev/hdXn.

    IGNORE

  18. #18
    Visitante

    Padrão Re: Sera que esse e o esquema para instalar Cl10 pelo HD???

    <HDS> - bug in the forum.....

    execute>
    https://under-linux.org/modules.php?...=quote&p=68018