+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Makako
    Visitante

    Padrão Qual Linux?

    Pessoal, sou novo no Linux e gostaria de saber qual linux vcs me sugeriam para um usuário q é um profissional de hipermidia ou seja lida com 3d, ediçao de video, webdesign, etc...percebi q no linux existe alguns programas mas no quesito gráfico fica um pouco (eu disse um pouco...)atrás do windows, não sei se existem programas como dreamweaver, mas sei q temos o MAYA 6.0 for linux disponivel, mas q outros recursos posso usar no linux para usar os programas da macromedia ou alguns da adobe como premiere e after effects? Existe algum deles para MAC q funcionam no linux? ou isso é uma lenda q eu andei lendo alguns meses atrás? Quero muito sair do windows, mas me parece q só agora q estão surgindo alguns programas para o seguimento de hipermidia? Andei testando o kurumim e gostei dele, mas qual seria o melhor para um profissonal desta área? ou ainda o linux fica um pouco atrás do windows? Sei q existe até corel for linux, mas me parece q ficou na versão 9 e não saiu dela...sei do gimp q é bom mesmo! Então galera me fala e me expliquem tudinho nos minimos detalhes pois quero mesmo sair do windows, mas para isso preciso da ajuda e colaboração de vcs, por favor ok?

    abração

    Eduardo :wink:

  2. #2

    Padrão Qual Linux?

    po kra, instala um slack 10 ae e usa o wine pra emular seus softs q naum saum portados para linuz ainda

    posta aqui suas duvidas durante a instalacao/execucao dos seus softs

    []'s

  3. #3

    Padrão Qual Linux?

    Olha cara... não existe um linux específico pra isso...

    Qualquer distro que tenha uma boa interface básica basta...

    O que importa mesmo são os programas que voce ira utilizar e não o Linux em si.

    Basta procurar pra ver se existe uma versão pra ele.

    "usa o wine pra emular seus softs q não são portados para linux ainda "

  4. #4
    Makako
    Visitante

    Padrão Valeu galera!!

    Pessoal obrigado pelas respostas, mas acho q ainda vou continuar no windows por mais um tempo, até q tenhamos disponiveis os programas para o nosso querido linux sem precisar emular nada!! Pois não vejo ainda muita vantagem em emular e instalar os dois sistemas, sendo q um só bastaria...é claro q é uma visão minha ok?! Mas mesmo assim ainda acho q o linux vai pegar, é apenas uma questão de ter produtos similares para o linux q encontramos em outras plataformas operacionais...questão de tempo e paciência, mas esta quase lá....

  5. #5

    Padrão Qual Linux?

    O Linux sempre se situou no espaço de servidores.... De 2000 pra ká ele está conquistando o mundo desktop .... Possui inumeras vantagens sobre o windows.... mas tb possui desvantagens...

    Uma das desvantagens seria seu caso, o Linux possui ótimas ferramentas gráficas, mas não tem as mesmas ferramentas com uma certa maturidade, as empresas como macromedia, corel, adobe, etc ja poderiam ter seus produtos rodando nativamente no linux, se a microsoft não jogasse um dinheiro na mão delas, ou praticamente obrigasse elas a não fazer isso.... a corel é um exemplo, tinha até distribuição corel linux, corel draw pra linux, estava migrando toda sua linha de produtos para linux, mas após a microsoft injetar um dinheiro na empresa, ela parou com tudo isso.

    Mas com isso novas ferramentas FREE estão sendo desenvolvidas para contornar estes buracos que as empresas que desenvolvem ferramentas graficas deixaram..... quem acabam perdendo são elas mesmas, pois acabam ganhando concorrentes de peso e gratuitos..... no final nós ganhamos com isso....

  6. #6

    Padrão Qual Linux?

    ahhh e acho que vc confundiu o sentido do emular.....
    emular vc não precisa ter os dois sistemas instalados....nada de vmware...
    existe um programa chamado wine, que roda programa windows no linux....
    eu jogo counter-strike que é um jogo para windows, no linux, sem precisar ter o windows instalado na máquima.....experimente.....

  7. #7

    Padrão Qual Linux?

    Bom emulacao eh isso ae.... vem para quebrar o galho mas programas bons mesmos como os disponiveis para plataforma windows eh dificil.

    Em relacao, a programas para MacOS eles nao rodam em linux, MacOS roda sobre um BSD, que eh Unix, entao se voce tiver um programa que rode em unix, no caso que voce consigua COMPILAR, ele em um MacOS usando gcc, eh bem provavel que voce consigua o mesmo no linux, a menos que ele use funcoes intrisicas do MacOS , ai sim neste caso nao ira compilar.

  8. #8
    Makako
    Visitante

    Padrão Linux

    bom eu sei q ainda tem um certo caminho para o linux disponibilizar programas tão bons quantos para o windows, mas acho q esta quase chegando ao seu objetivo, pois senti uma certa estabilidade no sistema estou usando o Kurumim 3.1 e estou gostando muito, mas como sempre terei q esperar mais um pouco ainda...

  9. #9

    Padrão Qual Linux?

    d fato a emulacao nao eh dah o mesmo resultado d q a execucao direta d um programa a partir do windows

    []'s

  10. #10
    Visitante

    Padrão para q emular?

    Para que emular se temos software livre bons para linux?

  11. #11

    Padrão Re: para q emular?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    Para que emular se temos software livre bons para linux?
    nem todos, existem mto softs pra windows q ainda naum existem pra linuz, e pra isso se faz necessario o usao d uma camada d compatibilidade como o wine, por exemplo.

    []'s

  12. #12
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Qual Linux?

    companheiro vai um pouco atrasada mais acho que vai te ajudar, quando migrei para linux 100% sofri um pouco também, porém estou feliz com a mudança.. http://frankscorner.org/ neste link que te passei tem umas receitas de bolo bem legais sobre o wine e vai te ajudar se realmente quer migrar de s.o.

  13. #13
    rafaelmelox
    Visitante

    Padrão Qual Linux?

    Peço que nao so indiquem um linux, como tamben indiquem sites onde se possa pegar apostilas focalizando iniciantes

    Grato.

  14. #14
    Eye
    Visitante

    Padrão Qual Linux?

    Citação Postado originalmente por rafaelmelox
    Peço que nao so indiquem um linux, como tamben indiquem sites onde se possa pegar apostilas focalizando iniciantes
    Grato.
    Sites bons tem vários... se você ir no google e digitar o assunto que deseja saber, vai achar muitos artigos... tanto aqui quanto nos concorrentes (hehehe).

    Apostilas para iniciantes é Foca Linux :]
    http://focalinux.cipsga.org.br/download.html

    Tem para os próximos níveis também.

  15. #15
    thiagox
    Visitante

    Padrão Site Com Tutoriais, Apostilas, Artigos



    Site com apostilas, artigos, etc eh muito facil de achar.
    Quanto a isso o mundo linux facilita muito.. tem muita coisa na net, é só querer pesquisar e ter paciencia.

    Segue abaixo alguns sites interessantes

    www.guiadohardware.net
    under-linux.org
    www.dicas-l.unicamp.br/artigos/
    http://freecode.linuxsecurity.com.br
    www.linux.if.usp.br
    www.linuxdicas.com.br
    www.olinux.com.br
    www.vivaolinux.com.br/
    www.xlinuxnews.com.br/
    linux.trix.net
    aprendalinux.com.br
    www.pontobr.org

    * Foruns

    http://linux-br.conectiva.com.br.
    www.guiadohardware.net/forum
    www.kurumin.com.br/forum
    ww.kalangolinux.org/forum
    https://under-linux.org/modules.php?name=Forums

    thiagox