Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    miranda
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Li muitos comentarios sobre varios AP's, e em certos casos o numero de clientes que cada Ap suporta é muito limitado, alem do limite de trafego suportado.
    Imaginei uma situacao onde utilizaria um cartao Orinoco e um Pentium qualquer com o linux, essa solucao serviria de AP, onde alem de tornar-lo ilimitado em relacao ao limitide de clientes nao teria problemas com o trafego.
    Gostaria da opniao de voces, o que acham a respeito.

    Observei que com um bom micro poderia inclusive ter mais que um cartao.

  2. #2
    Bronius
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Qualquer micro de 100 Mhz serve p/ o serviço. Instale tres cartões radio ( bom orinoco que vale cada centavo que VC gasta) Linux logico. Um cartão conectado a uma parabólica grade voltada para sua central , outro cartão conectado a uma onmini ou setorial e o terceiro cartão a outra parabólica grade jogando o sinal de 8 a 10 Km p/ frente . Faça um bom planejamento de uso dos canais e diagrama de radiação das radiobases.

  3. #3
    Bronius
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Muito cuidado com as antenas no cliente final , quanto mais perto da radio base menor o ganho , um bom numero para se trabalhar é -76Dbm
    na entrada do cartão Rx , senão Vc vai gerar interferencia para Vc mesmo e ter sempre em mãos quantos mm de chuva cai na sua região. A propagação de 2.4 Ghz na chuva traz algumas surpresas. Um bom site para calculo e o www.tcstx.com .Boa sorte!!

  4. #4

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    naum concordo com a ideia d usar uma maquima, existem melhores recursos, para redes d maior porte

    se o 802.11b nao resolve seu problema, mude para o 802.11a

    d uma olhada nesse link para ver como funcionam esses padroes
    http://www.linksys.com/edu/wirelessstandards.asp

    []'s

  5. #5

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Caro Miranda..

    A grande vantagem de vc. utilizar micros no lugar de ap's é em relacao ao custo, por exemplo se vc. for ter 2 antenas setoriais no mesmo local, compensa vc. colocar um micro com 3 cartoes em 802.11b... 1 para cada setorial e 1 para interligacao com o ISP e esse 1 vc. pode até interliga-lo em 802.11a..... Tenho isso implementado utilizando 4 setoriais e roda muito BEM e utilizamos cartoes SENAO fica um espetaculo, sem contar a reducao de custo por celula e podemos antenter nessa celula tranquilamente 250 clientes.

    abracos
    Rodrigo

  6. #6
    Bronius
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Citação Postado originalmente por btguigo
    Caro Miranda..

    A grande vantagem de vc. utilizar micros no lugar de ap's é em relacao ao custo, por exemplo se vc. for ter 2 antenas setoriais no mesmo local, compensa vc. colocar um micro com 3 cartoes em 802.11b... 1 para cada setorial e 1 para interligacao com o ISP e esse 1 vc. pode até interliga-lo em 802.11a..... Tenho isso implementado utilizando 4 setoriais e roda muito BEM e utilizamos cartoes SENAO fica um espetaculo, sem contar a reducao de custo por celula e podemos antenter nessa celula tranquilamente 250 clientes.

    abracos
    Rodrigo
    Concordo 100%.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    eu uso linux-boxs aqui como Gateways.... nao vale a pena, posso garantir. O numero de usuario nao estah limitado ao AP e sim ao padrao dos cartoes 802.11b... por ex. so swl3300 diz q aceita 128 clientes, poem mais de 40 pra ver o q acontece.... 8O No cartao orinoco numa maquina por ex. vc consegue uns 30/40 clientes (se instalar os modulso AP-HOST cheio de bugs...:twisted e olha lah... Agora um AP vc pode instalar numa torre, dentro de uma cx hermetica a manutencao eh muito sossegada.... vai fazer isso com maquina pra ver... na maquina vc tem itens d+ a verificar (ventoinhas, fontes, memoria, placa-mae, processador, OS e por ae vai... jah imaginou o custo da manutencao... sem contar que os tecnicos pra essa manutencao nao pode ser qq um nao...)
    Pensem a respeito...

  8. #8
    miranda
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Valeu galera, pelo que vi ha diversas opnioes, isso é muito bom, pelo que estou analizando tenho algumas vantagens nesse processo se principalmente utilizar esses micros em lugares onde o acesso seja facil, como predios, residencias,....
    A minha maior duvida era se isso era possivel, pelo que vejo é, uma boa observacao é que uso um AP com o mesmo conseito de um HUB, onde a banda tem que ser compartilhada com cada porta, nesse caso cada cliente, com uma banda 11mb realmente nao da para muita coisa, necessitando da instalacao de varios AP's.
    Imaginei essa solucao porque vi que as placas da SENAO e os AP's sao o bicho e proporciona uma otima qualidade no sinal, como um simples P100 ja resolveria e alem disso faz mais que um simples AP e sem contar com o custo que diminui muito....
    Com relacao ao comentario sobre a instalacao e manutencao com o Linux, nao é o problema, eu mesmo faria tudo pois tenho esperiencia no cara....

  9. #9
    miranda
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Rodrigo, que Linux esta usando? a SENAO tem o drive disponivel para Linux e foi muito bracal instala-la?

  10. #10
    miranda
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Rodrigo, é necessario alguma configuracao especial para que o cartao trabalhe como AP?

  11. #11

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Miranda..

    Estamos funcionando esse sistema (StarOS) a pko tempo em uma celiula nossa para ver cmo é que ela responderia. É um sistema LINUX (pago) que roda na maquina, ela usa apenas 20MB, se vc. quiser nem precisa de HD roda em memoria flash mesmo...
    Tem tudo que uma AP2000 tem de funcoes e MAIS, CBQ, hotspot, redirecionamento de primeiro acesso, ppoe e proxy e ETC + que eu num lembro agora..... RSSSSS isso eu naum usei... pois prefiro o HTB e nosso sistema que desenvolvi é em c++ portanto naum usamos essas funcoes.... MSSSSSS estamos utilizando 2 cartoes orinoco gold e 2 senao, e a intelerigacao em MP11a... MS esse sistema tem suporte a 802.11a tb., Estamos com poukos clientes nessa celular ainda.. deve ter uns 80 apenas... ms esta funcionando redondido SEM problema...

    abracos
    Rodrigo.

  12. #12

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    acabndo de responder....

    é Muito tranquilo instalar e configurar.... e cmo eu disse ele ja tem suporte ao chipset Atheros que é do 802.11a.
    da pra baixar a versao do site (www.staros.com) ele funciona 24horas e depois para... e para comprar a Licenca sai dor U$40,00
    Barato né.. rssssssssss é cmo eu disse se vc. for setorizar (usar mais de uma AP2000) no local, vale a pena colocar esse sistema.. o custo reduz e a qualidade fica muito boa senaum melhor q. AP2000....

    Abracos
    Rodrigo.

  13. #13
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Gostei dessa solucao, pq estamos estimando que precisaremos de uma solucao parruda.

    Mas em um conectiva tb deve funcionar, concorda?

    Essas placas da SENAO sao de fato melhores que ORINOCO?

    Miranda

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    os cartoes da SENAO tem 200mW de potencia eqto os da orinoco/proxim tem 31,62 mW. O negocio eh que os orinocos sao um show a parte mesmo sem essa potencia toda do SENAO. Tem um detalhe interessante dos SENAO, eles foram homolagados na Anatel pra uso com apenas 1 antena de 13,8 dbi, necas de ficar colocando um monte de antenas, mais amplificador (que por sinal eh proibido) e nem zirok pelamor de Deus...hehehehehehehehe.
    tem que ver galera.... 8O

  15. #15
    miranda
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Mais mesmo assim com essa restricao de antena ainda vale apena?

    E qual ante seria a mais indicada HyperLink?

    E SerAntSou de onde voce é?

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    antena pode ser qq uma desde que nao ultrapasse os 13,8 dbi (quero ver eh quem segue as regras da Anatel.... :twisted: ), eh aquela historia se o provedor possui licensa, trabalha dentros das regras tem que respeitar neh... sinaum os fiscais chegam e jah vao mandando lacre, multa processo.... Estou em MG.

  17. #17

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    essa solucao (StarOS) naum funciona no Conectiva, porque ela (StarOS) é uma distro LINUX especifca para esse fim (Wireless) e naum um Software Livre.

    Miranda, só complementando a resposta de ontem de ser uma solucao parruda !!!!
    Tenho certeza q. mais mais de 50 clientes simultaneos ele vai ter uma degradacao, pois o Meio fisico (CARTAO wireless) num aguenta... nem q vc. coloque uma P4 biprocessado...
    Essa solucao é apenas para baratear o custo com qualidade, pois se vc. for ter uma ommini nessa celula..naum compensa vc. colocar uma solucao dessa, sai mais barato um AP2000, compensa apenas se voce for setorizar.

    Qto as antenas a serem utilizadas... costumamos usar antenas setoriais TSM ou Hyperlink e direcionais para inteligacao 802.11b utilizamos anteas off-sets da tsm de 900mm (27dBi) ou para interligacao em 802.11a antenas 24dBi da Hyperlink ou de 32dBi da TSM.

    abracos
    rodrigo

  18. #18
    miranda
    Visitante

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Rodrigo, o que eu quis dizer contao ao parrudo é que com essa solucao podemos extender sua funcionalidade, se um cartao nao é o suficiente podemos espetar outro e pronto....

    Esse problema de numero de clientes esta pelo que entendi na banda do cartao, que é "11mb", com isso nao é possivel utilizar mais clientes devido ao volume de perda de pacotes que teriamos, como em um HUB onde o volume de colisao seria muito grande degradando toda a rede, é o mesmo principio, enquanto nao tenhamos outros cartoes confiaveis de 54 ou 108, teremos esses problemas....

    Mas a solucao é muito boa principalmente pelos servicos que nao precisaria fazer em um conectiva por exemplo, ja esta tudo la....

    Achei tambem muito interessante as placas SENAO onde tenho informacoes que possui uma qualidade de sinal muito bom, melhor que as Orinocos....

    Abracos
    Miranda

  19. #19

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Miranda..

    Sim.. o Cartao SENAO tem uma potencia de 200mW, onde temos clientes nesse setor o sinal chega muito bom no clientes sem gerarmos a sensibilidade e inteferencia de um amplificador.

    abracos
    Rodrigo

  20. #20

    Padrão AP com cartão Orinoco e Linux

    Citação Postado originalmente por miranda
    Rodrigo, que Linux esta usando? a SENAO tem o drive disponivel para Linux e foi muito bracal instala-la?
    a SENAO jah tem outorga da Anatel?

    []'s