+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Araujo
    Visitante

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Caros,

    Possuo um Access Point Samsung SWL-3300 situado em uma serra, a uma distância de uns 3 km. Essa serra está entre duas cidades. A minha idéia é interligar as cidades e distribuir internet entre elas.

    Situação: O AP Samsung está configurado normalmente, no modo AP, canal 10. Em uma porta está ligada uma antena HyperLink de 24Dbm com amplificador 1Watt apontando para a cidade A, onde tenho o meu provedor com uma Máquna Linux, ligada a um WET11 com uma antena Hyper Link 24dBm apontada pra serra. Na outra porta do AP tenho uma antena apontada para a cidade B, de 24dBm.

    Problema: Os clientes da cidade A, utilizam o serviço normalmente, o sinal está ok, mas na cidade B eu só consigo pingar para o AP, de lá em diante, tenho uma perda de mais ou menos 75%. Eu simplesmente não entendo o que está acontecendo, existe apenas uma célula e fica parecendo que o AP não está repassando de uma antena para outra... O que pode ser? Alguma sugestão?

    Grato,

    Araújo.

  2. #2
    Araujo
    Visitante

    Padrão Ah! esqueci de citar a qualidade do sinal...

    Nas duas cidades, o sinal está perfeito. Tanto pela configuração de uma nova WET11 ou de uma placa Planet ou Samsung. Todas elas encontram o sinal perfeito, mas como já disse, na cidade B eu simplesmente não consigo pingar para o provedor.

  3. #3
    Bronius
    Visitante

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    VC estah usando canhão p/ matar pulga , tem que ver se essa pontencia exagerada que estah usando não estah te atrapalhando , reflexão e retorno do sinal. Jah peguei caso que o sinal refletido estah 180 graus defasado do direto e os dois se cancelam , resolvi o problema mudando a ntena tres cm para frente ou para tras p/ o sinal refletido entrar em fase. :wink:

  4. #4

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Olha !!!! isso é complicado heim.. rsssssss
    as SWL-3300 tem um sério problema para serem ap's principalmente qdo vc. difersifica muito os kit's utlizados em clientes, o pessoal manda fala em foruns para amplificar q resolve.... PESSOALMENTE sou contra amplificador, nao temos nenhuma celula amplificada, muito menos utilizando SWL3300 cmo ap's.

    Agora pelo q. notei para resolver seu problema acho que se vc. colocasse um divisor e amplificasse as 2 antenas com esse 1watt acho q. resolveria, pois ai as 2 antens tanto a A e a B ficariam amplificadas...

    abracos
    Rodrigo

  5. #5
    Araujo
    Visitante

    Padrão Nao sei não...

    No caso do excesso de potência não sei se é isso. Já tive espereriências parecidas e usei o amplificador e não tive problemas. Eu realmente não sei o que fazer... Tô num mato sem cachoro... Será que o problema seria no AP mesmo? Eu vou colocar mais um AP na serra pra testar, vou ligar a cidade A em um AP e a cidade B em outro AP e ligar os dois AP´s com um cabo cross-over... O que acham?

  6. #6
    Bronius
    Visitante

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Com essa potencia e antenas mando esse sinal a mais de 100Km com rx na outra ponta a -80 Dbm.

  7. #7
    Araujo
    Visitante

    Padrão Agora lascou...

    Com certeza a minha célula está realmente GRANDE... (rsrsrs)... mas eu ainda me pergunto: Pq que o AP não está repassando os pacotes de uma antena pra outra? a distância de uma antena pra outra deve ser de mais ou menos 1,5 metro.

  8. #8
    Bronius
    Visitante

    Padrão Re: Agora lascou...

    Citação Postado originalmente por Araujo
    Com certeza a minha célula está realmente GRANDE... (rsrsrs)... mas eu ainda me pergunto: Pq que o AP não está repassando os pacotes de uma antena pra outra? a distância de uma antena pra outra deve ser de mais ou menos 1,5 metro.
    Verificar se o problema não estah entre o teclado e o escosto da cadeira.

  9. #9
    Visitante

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Bronious,

    Vou fingir que não entendi seu post... A distância das antenas que falei, são as antenas ligadas no Access Point meu caro.

    Antena Antena
    (Cidade A) (Cidade B)
    -)--- ---(-
    | <--- 1,5m---> |
    | |
    |---SWL-3300---|

  10. #10
    Bronius
    Visitante

    Padrão Re: Agora lascou...

    Citação Postado originalmente por Bronius
    Citação Postado originalmente por Araujo
    Com certeza a minha célula está realmente GRANDE... (rsrsrs)... mas eu ainda me pergunto: Pq que o AP não está repassando os pacotes de uma antena pra outra? a distância de uma antena pra outra deve ser de mais ou menos 1,5 metro.
    Verificar se o problema não estah entre o teclado e o escosto da cadeira.
    Desconsiderar :wink:

  11. #11
    Visitante

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Bronious,

    Vou fingir que não entendi seu post... A distância das antenas que falei, são as antenas ligadas no Access Point meu caro.

    Código :
      Antena                      Antena
    (Cidade A)               (Cidade B)
           -)---              ---(-
               | <--- 1,5m--->|
               |              |
               |---SWL-3300---|
                     SERRA

    E da cidade A para a serra, temos uns 3km ou mais. Da cidade B para a serra, uns 4km.
    E entre

  12. #12

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Tente fazer o esquema q vc mesmo comentou, colocar 2 aps em cima da serra. Lembre-se de colocar uma certa distâncias entre os canais dos aps.

    Sem dúvidas o SWL-3300 da conta do recado sim (a não ser que o seu estiver com algum tipo de problema).

    Eu tenho uma célula atendendo alguns clientes de uma região que a situação é parecida com a sua, porém ao invés de usar 2 aps eu instalei um SLW-3300 ligado a uma omini, sendo asism eu atendo os dois lados(esta não é a forma mais adequada, porém é mais barata e até uns 15 clientes atende na boa).

  13. #13
    Araujo
    Visitante

    Padrão Testando...

    Acabei de trocar o AP da serra por outro AP SWL-3300. Aparentemente está funcionando perfeitamente na cidade A. O sinal está forte e perfeito. Vou testar hoje a tarde na cidade B.

    Em breve terei os resultados.

  14. #14
    Araujo
    Visitante

    Padrão Configuração...

    Amigo irj,

    Existe alguma configuração extra para a utilização das duas antenas no AP SWL-3300? Eu acredito que não, mas sabe como é...

    Ele está configurado no modo AUTO para as antenas. O cliente da cidade B consegue pingar para o AP, mas perde cerca de 75% dos pacotes ao pingar para o meu gateway Linux que se encontra na cidade A.

    Abraços.

  15. #15

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    não ele não existe configuração extra para 2 antenas, aliás é desaconselhável usar 2 antenas em mesmo AP.
    Dai a sugestão, ou colocar outro AP ou uma omini.

  16. #16
    Bronius
    Visitante

    Padrão Problemas com WET11 e AP SWL-3300

    Citação Postado originalmente por ijr
    Tente fazer o esquema q vc mesmo comentou, colocar 2 aps em cima da serra. Lembre-se de colocar uma certa distâncias entre os canais dos aps.

    Sem dúvidas o SWL-3300 da conta do recado sim (a não ser que o seu estiver com algum tipo de problema).

    Eu tenho uma célula atendendo alguns clientes de uma região que a situação é parecida com a sua, porém ao invés de usar 2 aps eu instalei um SLW-3300 ligado a uma omini, sendo asism eu atendo os dois lados(esta não é a forma mais adequada, porém é mais barata e até uns 15 clientes atende na boa).
    Concordo, pela distancia eh mamão com mel, agora se quizer gastar um pouco coloque um divisor de potencia e duas direcionais e tire fora o amplificador que poderah te dar dor de cabeça no futuro, fora a anatel.

  17. #17
    Araujo
    Visitante

    Padrão Mudança de planos...

    Estou pretendendo fazer o seguinte teste: Usar dois AP´s mesmo. Um AP(A) é responsável na difusão para a cidade A, e o outro AP(B) responsável pela cidade B:
    Código :
     
        -)-                                                  -(-
          |                                                  |
          |                                                  |
          |-| AP A |--( rede com cabo cross-over )-|  AP B |-|

  18. #18
    Araujo
    Visitante

    Padrão Mudança de planos

    A figura ficou horrível, então vou dizer o teste:

    Estou com dois AP na serra agora. O AP A, está com apenas uma antena semi-parábola, hyperlink, com um aplificador de 1 watt hyperlink (canal 10), fazendo a cobertura da cidade A. Está funcionando perfeitamente.

    Tenho também, outro AP, o AP B, com uma antena semi-parábola apenas. Ele está fazendo a difusão para a cidade B, no canal 6.

    Os dois AP´s estão ligados com um cabo crossover.

    Acabei de ter bons resultados! A cidade B se comunica com a cidade A sem problema agora! Estão navegando na Internet sem problemas!