+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    Sou usuário de Linux e gostaria de conhecer os BSDs. Qual a diferença entre o OpenBSD e o FreeBSD? Para um iniciante qual seria a melhor opção, para começar a estudar o sistema?

    Desde já agradeço

  2. #2
    fricardo
    Visitante

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    Amigo,

    basicamente a diferença eh o foco: FreeBSD foca na estabilidade/desempenho e OpenBSD na segurança (eh o S.O referencia em segurança). Para detalhes leia:

    http://www.myfreebsd.com.br/modules....rticle&artid=6

    Eu comecei nos BSDs com o Free, ainda não usei o Open. Mais recomendo q vc pegue o FreeBSD Handbook no www.freebsd.org , baixe os ISOs e instale no seu micro.

    Um abraço,
    fricardo

  3. #3

    Padrão Re: Diferença entre Free e OpenBSD?

    Citação Postado originalmente por Hacinn
    Qual a diferença entre o OpenBSD e o FreeBSD? Para um iniciante qual seria a melhor opção, para começar a estudar o sistema?
    IMHO, o FreeBSD é mais fácil, para quem vem (como nós) do Linux. O foco de cada um é como disse o colega fricardo (acima), contudo as diferenças acabam minimizadas devido à "migração" (ou contaminação?) de um BSD no outro, uma vez que os developer´s de um são também de um dos outros.

    Sempre IMHO, o melhor modo de instalar é via internet (se vc tem banda larga), com apenas dois floppies, conforme explicado no handbook.

    Sugiro ainda não usar a série 5.x (ainda não é produção). E, pelo sim pelo não, tenho encontrado problemas com a 4.9 - vou voltar pra 4.7 (rs), uma vez que não usei a 4.8.


    :twisted:

  4. #4

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    Como dito...
    FreeBSD = estabilidade/desempenho e segurança também!
    OpenBSD = Segurança (mas o acesso a disco dele é MUITO lento)

    Uso a FreeBSD a alguns anos... nunca tive problema...
    Usei o open tb... gostei dele.. mas mt lento no acesso ao disco...

    no meu ponto de vista, compensa mais o freebsd.

    []´s

  5. #5
    Hacinn
    Visitante

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    Obrigado pelas dicas, então pelo que entendi, se eu quiser montar um firewall/IDS/VPN a melhor opção é o OpenBSD, agora se eu quiser um servidor de arquivo/e-mail/proxy é melhor o FreeBSD, é isso?
    E o NetBSD, alguém tem algum comentário a respeito?

    Obrigado mais uma vez.

  6. #6
    fricardo
    Visitante

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    Citação Postado originalmente por Hacinn
    Obrigado pelas dicas, então pelo que entendi, se eu quiser montar um firewall/IDS/VPN a melhor opção é o OpenBSD, agora se eu quiser um servidor de arquivo/e-mail/proxy é melhor o FreeBSD, é isso?
    E o NetBSD, alguém tem algum comentário a respeito?

    Obrigado mais uma vez.
    O Open seria a melhor opção digamos ... in natura . O foco dele eh segurança, agora eh possível um firewall tbm com o Free ou Linux. Depende de quem configura ... O NetBSD eh o primeiro dos BSDs para i386 e os outros tiveram boa influência dele. O grande destaque deste BSD eh o grande suporte a hardware q ele possui (eles portam o NetBSD pra tudo quanto eh plataforma). Leia o artigo q indiquei para vc ficar mais claro das diffs entre Free/Open/NetBSD.

    fricardo

  7. #7
    Visitante

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    Eu faria tudo em FreeBSD.
    O Free é muito bom tambem em segurança.... eu ja acho q o FreeBSD é o AJUNTAMENTO do NetBSD com o OpenBSD...
    Velocidade do NET, e seguranca do OPEN.....

    faria tudo em free... :P

    []'s

  8. #8

    Padrão Diferença entre Free e OpenBSD?

    me desculpa mas o Free ta mto longe de ter a segurança do Open, ele eh muito bom mas nenhum sistema se compara ao Open em segurança