+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recuperação de Arquivos

    Pessoal, estou com um problema enorme, aqui eu uso o Linux Red
    Hat 2.1 e apliquei acidentalmente o comando " rm *" e tive arquivos q não deveriam ser apagados excluídos, preciso voltar estes arquivos, vcs
    conhecem alguma solução pra isso? ou vou ter q sentar e chorar ??

    Agradeceria muito se alguem puder me ajudar... :wink:

    Valew galera,

  2. #2
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Recuperação de Arquivos

    é companheiro já ví pessoas aqui com o mesmo problema, e a solução não foi boa, como diz um amigo é nestas horas que lembramos do backup... boa sorte.

    Um abraço.

  3. #3
    Zanac
    Visitante

    Padrão Arquivos excluidos acidentalmente!

    Meu amig: Felizmente existe solução pro seu problema.
    Você tem 60% de chance de resolver isso!

    r-linux

  4. #4
    _ivy_
    Visitante

    Padrão Recuperação de Arquivos

    Isso ja' aconteceu comigo tambem e nao consegui recuperar os arquivos
    O que fiz depois disso foi criar uma pasta chamada "lixeira", um script chamado "del" que move arquivos para essa pasta, e depois criar um alias rm='del'. Eu nao sei o quanto isso pode afetar Makefiles e companhia, mas ate agora nao tive problemas.

    Script del:

    #!/bin/sh

    mv $* $HOME/lixeira

    Alias no bashrc:

    alias rm='del'

    Depois da pra criar um alias que apaga mesmo os arquivos, caso nao queira deixa-los ocupando espaco..

    []'s

  5. #5

    Padrão Re: Arquivos excluidos acidentalmente!

    Citação Postado originalmente por Zanac
    Meu amig: Felizmente existe solução pro seu problema.
    Você tem 60% de chance de resolver isso!

    r-linux

    Qual é a solução?

  6. #6

    Padrão Recuperação de Arquivos

    Bom, o que acontece quando alguém apaga um arquivo é o seguinte: a informação não é definitivamente apagada, o bloco é marcado com um "flag", indicando que o espaço está disponível para gravação. Se ele é um usuário que não movimenta muitos arquivos ou que não fica gravando e desgravando na HD, é até provável que ele consiga recuperar os dados... se não... bem... complica né?


    Abraços!

  7. #7

    Padrão Recuperação de Arquivos

    E como se recupera esses dados? Com que programa?

  8. #8
    korea
    Visitante

    Padrão Recuperação de Arquivos

    Estou com esse mesmo problema sem solução, lir varios tutorial com esse esquema de flags, como como recuperar?????

  9. #9
    ajf
    Visitante

    Padrão R-linux

    Cara usa esse software, já recuperei meu HD "inteiro" com ele, levou 48hs sem dormir... mas tudo voltou como era antes....


    [ ] ´s



    ps. mesmo que vc dê um rm -rf; rm; ele permanece gravado como inode só que ao recuperar vc visualizará "inode.xxxx" e naum o nome do arquivo, assim, vc terá que saber ao menos o que quer recuperar(naum pelo nome do arquivo, mas pelo seu conteúdo)

  10. #10

    Padrão Recuperação de Arquivos

    cara.... apartir de hj lembre-se sempre da importância dos backup's

  11. #11
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Recuperação de Arquivos

    o apagar um arquivo, é remover a última entrada de diretório referente ao inode, com isto, o inode terá 0 links (físicos) apontando para ele e então o campo de delete time será preenchido.

    Logo, realmente, se você tiver um endereço do inode, pode recuperar os dados, o problema é que no inode fica todas as informações de um arquivo (dono, grupo, permissão, atime, ctime, mtime, endereço dos blocos de dados, de indireção, etc) exceto seu nome, que fica na tabela do diretório.

    Com isto, recuperar arquivos deletados se torna uma tarefa extremamente ingrata. Por isto o melhor é restaurar o BKP!

    De qualquer forma, se for arquivos instalados por rpm, você pode usar um cd de boot e montar sua partição, usando a opção do rpm de alterar o raiz do comando rpm, usando o -V do rpm, você pode contruir um script que detecte os pacotes que perderam arquivos e reinstala-los.

    good luck

  12. #12
    dB
    Visitante

    Padrão Re: Arquivos excluidos acidentalmente!

    Citação Postado originalmente por Zanac
    Meu amig: Felizmente existe solução pro seu problema.
    Você tem 60% de chance de resolver isso!

    r-linux

    serve para qualquer tipo de sistema de arquivo??

  13. #13

    Padrão Re: Arquivos excluidos acidentalmente!

    Citação Postado originalmente por dB
    Citação Postado originalmente por Zanac
    Meu amig: Felizmente existe solução pro seu problema.
    Você tem 60% de chance de resolver isso!

    r-linux

    serve para qualquer tipo de sistema de arquivo??
    Este é o site do programa: http://www.data-recovery-software.ne...Recovery.shtml. Lá diz que ele roda em Windows e só Windows e só tem suporte à Ext2FS.

  14. #14
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Recuperação de Arquivos

    para ext2 o mc também rola (já vem na maioria das distros)

  15. #15
    vechiato
    Visitante

    Padrão Recuperação de Arquivos

    se você estiver usando ext2 da pra fazer o recover, tem um monte de softwares que fazem isso.
    agora se for ext3 (o que é muito provável) suas chances caem e você corre o risco de perder o resto, os softwares que testei são experimentais e não garantem nada.

    e outra coisa se faz muito tempo que isto aconteceu e a maquina tem muito uso de disco, gravação principalmente. adeus.

    pra você tentar fazer o recover tem que montar o volume read only