+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão como montar scripts ?????

    prezada galera,

    saca só eu uso o fedora como distro linux e no meu hd eu tenho o win nojenteoito e win 2k3, e o xp junto com o linux fora uma particão com todos os meu dados.
    eu sei que para montar o meu hd pessoal eu uso # /dev/hdb1 /mnt/hdb1 eu gostaria de deixar isso automatico em qual arquivo eu devo colocar essa linha de comando?
    outra coisa e o amsn que eu uso, sempre tenho que abrir o terminal e digitar ./amsn dentro da pasta dele e tenho que ficar com o terminal aberto se fechar ele fecha o programa.

  2. #2
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão como montar scripts ?????

    Acrescente a linha abaixo ao seu /etc/fstab :
    /dev/hdb1 /mnt/hdb1 ext2 defaults 0 0
    mude o ext2 para o tipo de filesystem, ou veja em "man fstab" mais detalhes para essa e outras opções. Mas do jeito acima deve funcionar.

    qto a seu amsn, tente chamá-lo da seguinte forma:
    ./amsn&

  3. #3

    Padrão como montar scripts ?????

    Citação Postado originalmente por smileybyte
    Acrescente a linha abaixo ao seu /etc/fstab :
    /dev/hdb1 /mnt/hdb1 ext2 defaults 0 0
    mude o ext2 para o tipo de filesystem, ou veja em "man fstab" mais detalhes para essa e outras opções. Mas do jeito acima deve funcionar.

    qto a seu amsn, tente chamá-lo da seguinte forma:
    ./amsn&
    ae smiley a dica do fstab esta perfeita sobre o amsn aconteceu o seguinte quando eu uso o "&" no final ele chama a aplicação libera o terminal mas quando eu fecho o terminal ele fecha tambem a aplicação

    e uma outra pergunta onde eu coloco o ./amsn para ele inicializar junto com o linux?

    :lol:

  4. #4

    Padrão como montar scripts ?????

    seguinte quando eu coloco o /dev/hdb1 /mnt/hdb1 fat32 defaults 0 0

    ele me diz que o kernel naum da suporte para fat32 ????e quando eu faço na maum vai direitin

  5. #5
    Arkanoid
    Visitante

    Padrão como montar scripts ?????

    Nesse caso vc usa vfat ao invés de fat32. (se bem me lembro, pode tb colocar "auto" q ele detecta o tipo; estou sem um linux à mão para testar agora.)

    No caso do amsn... vc pode tentar criar um atalho na tela, pra vc clicar qdo quiser abri-lo... vc usa KDE? eu não, mas se bem me lembro, os atalhos colocados dentro da pasta Autostart são iniciados automaticamente. Alguém aí que use pode dar uma dica melhor...

  6. #6

  7. #7

    Padrão como montar scripts ?????

    1º) Descubra qual é a partição que está os arquivos do Windows que você deseja enchergar com o comando:

    # cfdisk ou fdisk -l (depende da distro e vc deve usa-lo como root.)

    Ex: hda1, hdc2, hdb3, etc....

    2º) Feito isso aí você cria um diretório para associá-lo com a partição do Windows com o comando:

    # cd /mnt

    # mkdir windows (ou qualquer outro nome que queira, aqui vamos usar windows mesmo)

    3º) Em seguida execute o seguinte comando:

    # mount /dev/hda1 /mnt/windows -t vfat ( Para partições VFAT )

    ou

    # mount -t ntfs /dev/hda1 /mnt/windows ( Para partições NTFS )

    4º) Agora só falta o arquivo /etc/fstab que serve para montar automaticamente a(s) partições, não é obrigatório mas facilita a vida bastante para não ter que

    montar toda vez que você liga seu micro.

    Basta apenas adcionar a seguinte linha:

    # /dev/hda1 /mnt/windows vfat rw,dev=/dev/hda1,fs=vfat 0 0 ( Para partições VFAT )

    ou

    # /dev/hda1 /mnt/windows vfat rw,dev=/dev/hda1,fs=ntfs 0 0 ( Para partições NTFS )

    OBS: Substitua "hda1" conforme a partição do Windows ""hda1, hdc2, hdb3, etc....""

    Com isso está feito!!!!

    Agora você pode acessar os arquivos do Windows no Linux a partir do diretório /mnt/windows.

  8. #8
    Shotler
    Visitante

    Padrão como montar scripts ?????

    Bom com relacao ao fstab o lacierdias ja falou tudo muito bem claro muito bom . Quanto ao amsn o que o smileybyte falou esta certo e funciona, mas se vc quizer usar na linha de comando coloque o comando "nohup" antes do amsn assim: "nohup ./amsn". Quando vc fecha o konsole ou qlq outro terminal que vc use, o mesmo manda um hup para todos os processos filhos desse terminal. Esse hup serve para finalizar os processos filhos, então o comando nohup inibi esse hup para o processo no qual ele foi chamado, aqui no caso o amsn. Quando vc coloca um & no final da linha, o prompt fica livre para vc usar, mas quando fecha o terminal, o amsn fecha junto por causa do hup. Entao para ficar completa a linha basta colocar um & no final e pronto.

  9. #9

    Padrão como montar scripts ?????

    O lance do amsn você pode fazer o seguinte: criar um ícone no desktop com o comando que deve ser executado. Você pode fazer isso tanto no KDE quanto no gnome.


    Abraços!

  10. #10

    Padrão como montar scripts ?????

    Citação Postado originalmente por xstefanox
    O lance do amsn você pode fazer o seguinte: criar um ícone no desktop com o comando que deve ser executado. Você pode fazer isso tanto no KDE quanto no gnome.


    Abraços!
    Mas como é este comando??????

  11. #11

    Padrão como montar scripts ?????

    amsn

    se ele naum estiver no seu PATH, indique o caminho absoluto

    []'s

  12. #12
    maidana
    Visitante

    Padrão [email protected]

    Citação Postado originalmente por noir
    Citação Postado originalmente por smileybyte
    Acrescente a linha abaixo ao seu /etc/fstab :
    /dev/hdb1 /mnt/hdb1 ext2 defaults 0 0
    mude o ext2 para o tipo de filesystem, ou veja em "man fstab" mais detalhes para essa e outras opções. Mas do jeito acima deve funcionar.

    qto a seu amsn, tente chamá-lo da seguinte forma:
    ./amsn&
    ae smiley a dica do fstab esta perfeita sobre o amsn aconteceu o seguinte quando eu uso o "&" no final ele chama a aplicação libera o terminal mas quando eu fecho o terminal ele fecha tambem a aplicação

    e uma outra pergunta onde eu coloco o ./amsn para ele inicializar junto com o linux?

    :lol:
    l) :? 8) :toim: :good: :P ops: :cry: 6) :@: :clap: :twisted: :roll: fftopic2: fftopic2: :claps: :crazy: :flood: :inlove: :martelo: :music: fftopic2: ula: cool) :no: :motinha: :dedi: