+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Ae galera... tenho um serv de nomes conectiva linux 7. A dois dias ele parou de funcionar. Fui verificar, ele naum ta levantando a placa de rede eth0 automaticamente. Mas consigo levantar na mao com o camando 'ifup'. O problema eh q o comando 'ls' num ta normal. Ele num ta listando os arquivos de maneira correta. Esta listando como se fosse o comando 'ls -l'. Acho q eh por isso, pq o script 'network', q eh responsavel por levantar as placas de rede utiliza o comando 'ls' no seu codigo. Alguem ja viiu isso acontecer, o 'ls' parar de funcionar de maneira correta? Como posso resolver isso? Agradeço a atenção.

  2. #2
    Beto
    Visitante

    Padrão Re: Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Citação Postado originalmente por Daniels
    Ae galera... tenho um serv de nomes conectiva linux 7. A dois dias ele parou de funcionar. Fui verificar, ele naum ta levantando a placa de rede eth0 automaticamente. Mas consigo levantar na mao com o camando 'ifup'. O problema eh q o comando 'ls' num ta normal. Ele num ta listando os arquivos de maneira correta. Esta listando como se fosse o comando 'ls -l'. Acho q eh por isso, pq o script 'network', q eh responsavel por levantar as placas de rede utiliza o comando 'ls' no seu codigo. Alguem ja viiu isso acontecer, o 'ls' parar de funcionar de maneira correta? Como posso resolver isso? Agradeço a atenção.
    Amigo,

    Já tive um problema parecido e do nada voltou normal e está até hoje..rs..mto louco.
    Qto as interfaces, faça um script na mão com as interfaces, inclusive loopback, gateway e rotas e chame-o na inicialização.
    Tive um problema com o script network para levantar interfaces e utilizei esse método.

    ( )'s

    Beto

  3. #3

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    o lance do ls eh pq o conectiva cria uns aliases malucos pra ele
    edita o ~/.bashrc
    q lah vai ter os aliases do ls, eh soh aterar do jeito q quiser

  4. #4
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Valeu ai galera. 1c3_m4n, verifiquei esse arquivo. Está normal, igual a de outro serv. Como será q ele perdeu essa configuração?

    Eh Beto, bem interessante essa maneira de levantar as interfaces. Vou tirar um tempo aqui pra fazer isso.

    Valeu ae galera.

  5. #5
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Rapaz... num adianta o ls ta diferente, mesmo eu mudando o /etc/bashrc, o ls num lista de maneira correta.... tem alguma opção de ls q faça ele listar do modo padrao?

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    O Script que vc criou para subir as interfaces não esta subindo com o daemon netwoek não? E este script esta restrito a algum usuário, onde o colocou? E se possivel posta ele para dar uma olhada...

  7. #7
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Valeu jricardo, mas num fiz nenhum script naum. Eh o proprio script network dentro do init.d.

  8. #8
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Eh galera... a opção para forçar a saida em multiplas colunas e 'ls -C', mas mesmo assim, sai com linhas simples, ou seja, uma entrada por linha. Ta fod.... :?:

  9. #9

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    depois de alterar o script vc fez logoff?

  10. #10
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Rapaz... nem mudei o bashrc num. Tava igual a do outro. E tb, o serv agora ta no ar... mais tarde, qnd o trabalho dele diminuir, mudo o script e dou um reboot nele.

    Valeu ai pelas dicas.

  11. #11
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Cara, achei a opção do 'ls' pra listagem na horizontal (q eh o padrao do 'ls'). O camando eh 'ls -x --color'. Mudei no /etc/bashrc. Assim, tive q fazer uma modificação no script network:

    interfaces=ls ifcfg* | egrep -v '(ifcfg-lo' | egrep -v 'ifcfg-ippp[0-9]+$' \
    | egrep 'ifcfg-[a-z0-9]+$' | sed 's/^ifcfg-//g'

    Ficou levantando a eth0... porem... num ta 100%, ta dando uns errinhos na inicialização. Mas vou arrumar isso. Eh soh olhar com calma.

    Agora, ainda num descobri o motivo de ter dado esse problema com o comando 'ls'. Sendo q o arquivo /etc/bashrc estava normal.

    Se alguém souber de algo, agradeço.

    Obrigado.

  12. #12
    Daniels
    Visitante

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    Olha eu denovo... é o seguinte. O comando correto eh "ls -x --format=vertical --color". Aproveitando... criei um script pra levantar a lo e eth0. E to chamando ele no rc.local. O problema eh que deu pau no named e no postfix. Eles naum reiniciaram. Como posso resolver isso? :roll:

  13. #13

    Padrão Problemas com o comando 'ls' no conectiva 7

    primeira mente digite alias para ver se existe alguma entrada do 'ls' nele parecida com esta:
    alias ls="ls -l"
    se ou ouver digite:
    # unalias ls
    em seguida teste, se funcionar corretamente, é possivel que haja uma entrada no arquivo /etc/profile ou ~/.profile, se ouver comente.

    e para resolver o seu problema com o postfix e o named, primeira mente você precisa levantar os ips das interfaces antes de iniciar esses programas, então no rc.local não serve pois ele é o ultimo a ser executado, como eu nao sei qual a sua distro e nem a quantas andam os scripts eu faria o seguinte:
    Adicionaria estas linhas no rc.local
    ifconfig eth0 200.200.200.200 netmask 255.255.255.240 broadcast 200.200.200.192
    route add 200.200.200.8

    postfix start
    named -u named

    ou colocaria esta entrada no script de rede:
    ifconfig eth0 200.200.200.200 netmask 255.255.255.240 broadcast 200.200.200.192
    route add 200.200.200.8