+ Responder ao Tópico



  1. #1
    schuch
    Visitante

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Ola Pessoal, já vi esse assunto diversas vezes, em varios foruns, mas gostaria de sugerir novamente.
    Para popularizar o linux é necessário torna-lo mais facil, ou ter mais artigos e livros esclarecedores.
    Aqui mesmo tem intusiastas quem vão me xingar, por isso...´so gostaria de lembrar a esses que ninguem nasce sabendo. E que a idéia é fazer a coisa mais facil, a unica coisa que impede o linux de estourar é as dificuldades. Eu já trabalho com redes windows, servidores MS e é muito facil configurar um servidor DNS,kerberos e até a droga do Active Directory. Mas ainda não consegui configurar 100% um DNS no linux, primario e secundario. Só consegui até agora fazer firewall funcionar.
    Se voce for me criticar por isso lembre-se que já foi um leigo no assunto, e o linux é novo pra muita gente e que não sou o unico. E ainda que ninguem sabe tudo.
    Só estou propondo que se faça a mesma coisa com a comunidade windows, que tem muita vontade de migrar, mas como batem de frente com um variedade de configurações, e com distribuições que tem mais erros que o windows ( conectiva 9 e 10, o webadmin do 10 soh tem erros), e não existe um unico livro realmente esclarecedor. Acho que falta um tal passo a passo. Que ensine desde como configurar as placas que é um dos mais faceis até como configurar o SMB,SQuid e coisas assim. E colocar isso pra dois tipos de usuarios, o administrador de rede e o usuario comum...pra ele aprender a configurar seu ip, e sua propria impressora...Dai voces vão ver o linux decolar.
    A interface do Conectiva 10 leia-se KDE, ficou muito bacana, soh achei meio bagunçada(repete itens muito). Antes de me criticar por esse texto, veja que o windows ganha do linux por causa da simplicidade. E sua ignorancia em me criticar mostra, que voce não esta preocupado com a causa e sim em manter só pra voce o conhecimento do poderoso linux, e dai só voce vai conhece-lo e tambem só voce vai usa-lo.

    REPITO palavras de um colega -- o windows versão xxxxx, só é usado nas empresas por que ele é usado em casa, qualquer pessoa com um conhecimento minimo ou com uma ajuda basica, consegue colocar um windows 98 ou XP pra funcionar.

    Não sejamos ignorantes, pensem nisso. Para os superdotados do linux-ta certo qq imbecil consegue colocar um windows pra funcionar--soh que existe milhoes de imbecis usando o windows -- e se voces querem esses imbecis usando o linux -- façam como o imbecil do BILL Gates -- de facilidades, acertem o passo com manuais faceis, que não fiquem divagando sobre a existencia do universo linux....ou a MS vai continuar adorando essa idéia de um monte de imbecis usando seu produto.

    Minha pergunta final seria --- No final quem será mesmo o imbecil, o Bill Gates ou o Tovards?? O que quero dizer é pare de se gabar ( aos superdotados do linux ) e comecem a pensar no pq?? Não adianta criticar o zoiudo da MS e seus zilhoes de erros.

    Exemplos:
    MAC -- Super sistema....Quantos usuarios mesmo??
    OS2 da IBM - Que isso, muito melhor que o ruindows, voces lembram dele??

    Já chega de exemplo, esses dois servem neh.

    Agora quem me criticar é pq é um imbecil mesmo.....

    Ah e por falar nisso, sabiam que muitos inventores, super genios, perderam feios para imbecis desonestos que roubaram seus projetos....Tem coisas novas no 2003, que parece muito com o linux...

    Abramos os olhos a MS, esta correndo atraz e poderá um dia colocar no mercado um software com qualidade igual ou superior ao LINUX e de quebra mais facil. 8O

  2. #2

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Num vou escrever uma biblia aqui, soh vou falar sobre artigos

    Olha artigos e livros não faltam, tem pra todos os tipos, desde n00ba ateh guru... e encontra facil em qq lugar, e se as pessoas lerem eles de verdade eu DUVIDO que não consigam configurar o seu linux....
    Mas o problema real é que o usuário não quer ler... e sim, clicar next,next,next,finish, eles num leem nem a porcaria das msg de 3 linhas q aparecem na tela deles.... qto + os manuais.
    Eh por isso que o linux num ta taõ difundido, ninguem quer ter trabalho!!!! e não pq ele eh dificil ou falta aplicativos

  3. #3
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Que revolta cara.. rssss.. to zuando.. entendo bem o que você quer falar pois foi a dificuldade que encontrei quando me empurraram o linux pra trabalhar. A documentação realmente não é muito especifica. Dos sites que procurei o underlinux foi o que mais me ajudou em todos os aspectos, tem muitos artigos bons. Para quem ta iniciando, você pode começar com as distros baseadas em rpm (Fedora, RedHat 9, Mandrake e etc), são as melhores pra iniciantes. Qualquer ajuda que precisar, estamos ae..

    MSN: [email protected]
    ICQ: 137916568

  4. #4

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    concordo com o 1c3, e vou alem: neguinho tem preguica d pesquisar

    po, quantas vezes postaram algo aqui q eu fui no google.com.br/linux peguei o primeiro link passei pro dito cujo e o kra resolveu a vida dele?

    mas importante q saber qual problema, eh saber como buscar a solucao, e isso, nao se aprende por usar windows ou linuz, se aprende pensando, seja qual for seu OS

    e pra quem acha q a documentacao d linuz eh confusa... jah leram o technet da M$? aquilo sim eh um caos

    []'s

  5. #5
    schuch
    Visitante

    Padrão Artigos e livros

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Num vou escrever uma biblia aqui, soh vou falar sobre artigos

    Olha artigos e livros não faltam, tem pra todos os tipos, desde n00ba ateh guru... e encontra facil em qq lugar, e se as pessoas lerem eles de verdade eu DUVIDO que não consigam configurar o seu linux....
    Mas o problema real é que o usuário não quer ler... e sim, clicar next,next,next,finish, eles num leem nem a porcaria das msg de 3 linhas q aparecem na tela deles.... qto + os manuais.
    Eh por isso que o linux num ta taõ difundido, ninguem quer ter trabalho!!!! e não pq ele eh dificil ou falta aplicativos

    Cara, eu trampo a um tempão com windows, desde suas primeiras versões, acompenhei o OS2, conheço muito bem, akelas zonas do kerberos,active diretory e outras coisas ruins do windows. Eu não faço isso de ir clicando nos botões, acho que voces generalizam.
    Procure pra muita gente, a documentação do linux, naum eh ruim, longe disso, mas é muito tecnica pra iniciante. Acho pela experiencia que tenho no windows que poderia ser mais facil.
    E outra, pq nadar contra a correnteza, se eu posso comprar a sopa pronta pq eu vou ter o trabalho de cozinhar...Pense no usuario, com suas idéias vc naum vai mudar o que jah existe, eh next, next mesmo, vc quer ganhar o usuario, faz igual...ou naum vai ganhar nunca...os usuarios do windows tambem naum leem, fico doido aki na empresa, quando um mala de um gerente abre um site de sacanagem e aparece uma janela com OK e Cancelar, e o cara vai lah clica no OK...nem leu a merda...programas nossos, colocamos pra aparecer uma mensagem e o cara chamou a gente pra dar uma comida de rabo dizendo que o programa tava dando erro, dai pedi pra ele ler a mensagem e dai ficou todo sem graça....

    Essa é a realidade, nos que estamos do lado de matenedores da tecnologia, devemos ir na tendencia, nos fazemos a rede, as configurações e tudo mais pra esses caras...soh que devemos ensinar pro cara a configurar uma merda de impressora no linux. E caras como eu que viveu a vida toda mexendo com windows, voces devem ajudar o cara a migrar, se ele tem interesse, eu gerencio uma rede com mais de 200 micros rodando windows 2000 originais, olha quanta grana foi nisso. quantos usuario linux podiamos ganhar com isso.
    Eu como muitos de voces, naum tenho muito tempo pra cursos....faço tudo numa rede tcp/ip, sei como funciona um DNS, sei oq eh um proxy, conheço de roteamento, mas naum consigo fazer no LINUX.
    Cada artigo ou doc que vc le é diferente: um o named ta em:
    var/named outro em usr/bin/named
    um vc v uma citação a um dominio que naum existe., e muitos saum copias um de outro...exemplo, jah vi centenas de artigos linuxbogis.com...
    e os do conectiva, começa explicando e depois vai pra telas graficas que daum o maior pau no conectiva.
    Poxa, todos caras que falei sobre DNS, no final sai assim, "bom acho que assim funciona..." isso me parece palavra de quem naum sabe oq esta fazendo, se vc me perguntar como configurar um DNS no windows 2000/3 e vc nunca pegou isso pela frente creio que em 5 minutos vc entendera oq esta fazendo e fara em todos que pegar pela frente sozinho.

    Não estou criticando ninguem, soh estou pedindo pra naum serem arrogantes, que os caras clicam sem pensar isso eu tambem sei...estamos falando de ver como e pq o WINDOWS consegue conquistar seus usuarios e fazer igual...soh assim vamos virar esse jogo...enquanto pensarmos como a MS quer, tentar mudar esse conceito do next, ok, cancelar, naum vamos a lugar algum, o usuario aceitou isso, tanto que eh padrão no mundo todo...

    Ou entramos nessa tambem, como o conectiva ta tentando, ou vamos ficar aki discutindo esse assunto sempre.

    Eu proponho uma area nesse forum de artigos para imbecis que usam windows, eu vou ser o primeiro imbecil a estar lah, e depois que ficar superdotado igual a vc dai volto pra cah...e depois vou escrever aki
    que tenho mais 200 novos usuarios do linux, graças a voces do Underlinux...por enquanto, continuo sendo um imbecil em linux que tem 200 usuarios diretos, usando ruindows 2000. a MS agradece com certeza.
    :?

  6. #6

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Então cara eu sei q eh isso que o usuario quer e isso que deveria ser feito pra ganha-los, mas pra fazer isso teria que ter um linux a parte soh pra isso, pq se comecar a querer utilizar a mesma base pra linux de servidor pra desktop vai dar merda.....

  7. #7
    Gnuser
    Visitante

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Bom quem sou eu pra falar algo aqui, mas eu penso o seguinte:

    Sobre a documentação do Linux que a maioria de usuários iniciais falam que é dificil e complicada eu discordo, o guia foca linux e um excelente manual desde os usuarios iniciantes ate os mais avançados outro tambem e aqui no própio underlinux na area de artigos, tem muita coisa util la.

    naum querendo vangloriar ninguem mas tem muitas pessoas aqui que qndo naum encontram uma documentação bem esclarecida fazem suas propias documentações, ou seja elas colaboram com a comunidade.

    Vai da força de vontade de cada pessoa, se vc naum querer ajudar a vc mesmo pode ter certeza que ninguem ira atras de vc para lhe ajudar

  8. #8
    schuch
    Visitante

    Padrão Acho que naum

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    Então cara eu sei q eh isso que o usuario quer e isso que deveria ser feito pra ganha-los, mas pra fazer isso teria que ter um linux a parte soh pra isso, pq se comecar a querer utilizar a mesma base pra linux de servidor pra desktop vai dar merda.....

    Veja bem cara...precisamos pegar todos esses caras, que como eu gerencia rede e ajduar esses caras a colocar o linux dentro da empresa, mais alem de um simples firewall, ou compartilhador de acesso a internet.

    Criar artigos passo a passo para distribuiçoes conhecidas...
    como fazer um dns, passo a passo ou para imbecil, ou qq coisa assim ( dummie): um exemplo real:
    verifique se seu bind esta instalado e a versão assim
    ??? comando pra fazer isso
    abra seu linux como root,
    va em /etc abra o arquivo named.conf
    ele estara assim:
    ?? mostra arquivo??
    coloque as seguintes linhas:
    ???? exemplo de linhas a colocar??
    salve com F2
    va em /var/named
    crie o arquivo dominio.com.br.hosts, db.dominio ou sei lah qual
    escreva isso:
    mcedit seudominio.com.br.hosts ou db.seudominio
    ??? oq tem que escrever, exemplo que jah funciona com alguem?? sem explica~çoes mirabolantes e sim bem simples??
    essa linha faz isso
    quer colocar o CNAME, escre assim
    www IN CNAME serverx. ou www IN CNAME serverx.dominio.com.br.

    salve o arquivo com F2
    vamos criar a zona reversa desse dominio:
    mcedit seudominio.rev
    ???escreva isso??
    essa linha serve pra isso...
    salve o aqruivo...
    agora vamos testar
    escreva DIG www.seudominio.com.br
    se aparecer isso, pq ta certo...
    ???
    se aparecer SERVFAIL, vc errou em tal lugar??
    Para configurar um segundo dominio, vc deve fazer o seguinte:
    ???
    para fazer um slave vc deve fazer assim:
    ???
    e pronto...
    Creditos

    Eu...
    superfodao do linux - distro tal
    Artigo fodao - para imbecis e dummies...

    Com o tempo vai chover agradecimentos e email pra vc...vc serah o rei da cocada preta, alem de ofertas de trampos para configurar algum servers que os caras naum tem tempo...

    Valeu um grande abraço a turma do pinguim......
    Gostaria muito de no futuro estar aki ajudando na equipe dos mestres do linux...se for possivel claro...e se elguem precisar de ajuda no ruimdows estamos aki...

  9. #9
    eurico
    Visitante

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Olá,

    O livro "Entendendo e dominando o Linux" do Carlos E. Morimoto ( o que fez o kurumin linux ) é mesmo muito simples de entender e muito facil de ler. O cara tem o dom pra explicar as coisas, numa linguagem simples e direta, sem frescuras e com bom humor.

    Agora, ele atualizou este livro e fez um outro, menor, chamado Kurumin: Desvendando seus segredos, que está em disponivel em HTML no endereco http://www.guiadohardware.info/livros/kurumin/

    O livro é tao bom que ele ainda permite que voce baixe o(s) livro(s) (em formato .PDF) antes de comprar (8 reais pela colecao inteira) e acredite, vale a pena!

    Versao HTML: http://www.guiadohardware.info/livros/linux/

    Livros para download, e contas para deposito em
    http://www.guiadohardware.info/e-books/

    Ah sim, ja ia esquecendo, tem tambem a versao em papel, da uma olhada no site, ou visite uma boa livraria.

    Boa sorte!
    Espero que ajude a esclarecer algumas coisas..

  10. #10
    Visitante

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Galera a questão aqui não é ler ou aprender , entendo um pouco o nosso amigo schuch , Apreendi Linux acho uma maravilha - Mas para o Linux derrubar ou concorrer com a microsoft acho que deveria facilitar o manuseio do Sistema Operacional - É importante fazer uma pergunta, porque o monopolio da microsoft ? por causa de uma qualidade FACILIDADE por isso um usuario final prefere o windows.
    O linux é facil sim pra gente que é tecnico tem essa facilidade de pegar as coisas , mas quem paga nossos salarios são os usuarios finais
    Exemplo basico
    Montei uma rede com 10 estações , coloquei um servidor com IPTable funcionou uma maravilha , porem chegou o dono do escritório e informou que gostaria de controlar o trafego para internet de seus empregados ele mesmo , expliquei 3 vezes para ele não entendeu sabe o que ele falou ?coloca um Ruindows XP com um Proxy (Winconnection) que ele faz questão de pagar - ai perguntei vc vai gastar uma grana ? ele respondeu prefiro pagar e saber o que estou fazendo porque ja conheço o basico do windows - e ai fui eu colocar o proxy para ele - no final ele me pagou pelo serviços -
    Eis a questão

  11. #11

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Galera a questão aqui não é ler ou aprender , entendo um pouco o nosso amigo schuch , Apreendi Linux acho uma maravilha - Mas para o Linux derrubar ou concorrer com a microsoft acho que deveria facilitar o manuseio do Sistema Operacional - É importante fazer uma pergunta, porque o monopolio da microsoft ? por causa de uma qualidade FACILIDADE por isso um usuario final prefere o windows.
    O linux é facil sim pra gente que é tecnico tem essa facilidade de pegar as coisas , mas quem paga nossos salarios são os usuarios finais
    Exemplo basico
    Montei uma rede com 10 estações , coloquei um servidor com IPTable funcionou uma maravilha , porem chegou o dono do escritório e informou que gostaria de controlar o trafego para internet de seus empregados ele mesmo , expliquei 3 vezes para ele não entendeu sabe o que ele falou ?coloca um Ruindows XP com um Proxy (Winconnection) que ele faz questão de pagar - ai perguntei vc vai gastar uma grana ? ele respondeu prefiro pagar e saber o que estou fazendo porque ja conheço o basico do windows - e ai fui eu colocar o proxy para ele - no final ele me pagou pelo serviços -
    Eis a questão

  12. #12

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Pessoal, me desculpem, mas de uma certa forma eu concordo com Schuch. Eu cuido de uma rede com mais ou menos 92 usuários a cerca de 4 anos. Sempre foi windows e com servidor windows nt. Aí começou a aparecer o Linux. O dono da empresa quando soube que era free, apenas decidiu colocar o Linux como servidor. Já tivermos seis ou sete servidores Linux na empresa. Servidor Web, DNS (primário/secundário), Internet, E-Mail, Firewall, Aplicativos e por aí afora. Era um bando de micros dentro de um rack que ninguém entendia prá que. O dono viu apenas pelo fato de ser free. Hoje temos apenas um servidor para internet e 2 para aplicativos.
    Quando tentamos experimentar o usuário no ambiente Linux, a coisa pegou e pegou feio. Como disse o Schuch, nada mais fácil do que clicar em ok, ok, ok e finish. Fácil não ??? O usuário não sabe nem o que está fazendo. Mas faz e infelizmente ou não, dá certo. É claro que a comunidade Linux no mundo inteiro está tentando fazer do Linux um ambiente amigável no ambiente doméstico, que imagino eu, que é aonde a coisa pode mudar de figura. Eu comecei uma via crucis no Conectiva Linux 10 e estou apanhando feio. A gente roda o Conectiva 8 na empresa, já tem mais ou menos uns 2 anos e roda estável e maravilhosamente bem. Mas no Conectiva 10, não consigo fazer nada do que fazia no Conectiva 8. Eu tenho 49 anos, venho do ambiente IBM de grande porte. Tudo era feito na mão. Sou programador Cobol e programei um bom tempo em Assembler. Ou seja, sou jurássico mesmo. Quer dizer, o Linux para nós usuários xeretas é maravilhoso. Mas não é assim para o usuário leigo. Infelizmente não temos por exemplo uma documentação farta e rica no ambiente Linux. Para piorar um pouco, cada distro Linux, tem diretórios diferentes, comandos diferentes, para manipular a mesma coisa. Imaginem isso na mão do usuário leigo. No Conectiva, Red Hat, Mandrake, etc, é assim, no Slackware é assado, no Debian, idem, no FreeBSD outra coisa, e por aí afora. A minha esposa, é leiga em computador. Mas ela entra no computador em casa, acessa a internet, faz o que deseja e sai feliz. Não posso pedir a ela por exemplo, para configurar um Linux, porque determinada coisa não funcionou como ela desejava. Ela simplesmente levanta e me espera configurar o que ela precisa e depois volta. E assim é na empresa onde trabalho. Os usuários simplesmente nos falam : coloque isso para funcionar depois eu volto, e eu sou pago para isso. Assim diz o dono da empresa. É claro que eu acredito numa mudança do Linux. Acho que o Linux vai chegar lá. Principalmente as distros que estão cada vez mais voltadas para o usuário final. Quando isso acontecer, com certeza aí sim, a Microsoft vai perceber que ela tem um adversário a altura. De repente a própria Microsoft já percebeu que o ambiente de servidores, ela já perdeu. Então ela está cada vez mais atacando o mercado doméstico e principalmente o mercado dos usuários leigos. O firewall no windows é coisa relativamente nova. Por causa de que ou de quem ?? Do Linux, com certeza. Ou seja, a Microsoft, está vendo o nosso sufoco em tentar fazer dele um ambiente amigável e tirando o que é bom Linux, para colocar nela Microsoft. Que a Microsoft está dormindo, com certeza, não está. Mas como disse uma pesquisa demonstrada aqui mesmo no Underlinux, a nossa comunidade, vai conquistar no próximo ano, cerca de 3,5% ou 5% não sei do mercado de sistema operacional. Não adianta aqui falarmos que fulano, beltrano, tem preguiça em ler, pesquisar ou aprender. Estamos falando de um universo muito maior. O usuário final, seja ele em qualquuer lugar. Seja doméstico ou empresarial. Aí a coisa pega. Eu acredito no Linux. Mas confesso que ainda temos um bom caminho a trilhar. Não podemos claro nos desanimarmos. Mas temos que cair na nossa real. Vivemos o nosso mundo Linux, que não é o mundo do usuário real, leigo, que é aonde precisamos conquistar.
    Valeu galera. O nosso fórum é muito bom. E que melhor ainda sabermos que estamos trilhando o nosso caminho.
    Um grande abraço a todos ..... Sei que esse tema é polêmico.
    Saudações a todos .......... :wink:

  13. #13

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    usuário leigo não tem que configurar dns. Ou dhcp. Ou servidores seja lá do que for, de café até www.

    Quer configurar servidores? vai ter que ralar, ler, procurar, pesquisar, participar de grupos de discussão, percorrer dezenas de portais todos os dias, ler o manual focalinux de cabo a rabo até estar decoradíssimo, comprar livros (conhecimento não é gratis).

    Quer aprender? aprenda. Não quer? fod**se., continue dependente.


  14. #14
    edson_penna
    Visitante

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Sem querer ser chato, existe uns dias atrás uma postagem muito parecida com estas e comeu muitos bits do banco de dados do underlinux, este assunto é polemico sobre documentação todas as ditros tem ótimas, a do Kurumim e Conectiva em português e lembrece o GNU/Linux não é Microsoft os conceitos são diferentes, novo S.O nova linha de raciocinio.

    Um abraço.

  15. #15

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    Citação Postado originalmente por edson_penna
    o GNU/Linux não é Microsoft os conceitos são diferentes, novo S.O nova linha de raciocinio.
    repare que eu fui propositadamente RUDE.. acontece que (IMHO) a postagem original é intencional, o sujeito que postou sabia o que estava fazendo e VAI REPETIR as argumentações dele "ad-nauseum".. nunca vc vai convencê-lo, porque é um maldito TROLL.

    moderador.. feche isso aqui - rs :twisted:

  16. #16

    Padrão Ensinar o B A BA do Linux - será que alguem consegue.

    eh cansou....

    #LOCKED