+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Ola amigos tenhos algumas experiencias com esse ap da dlink, no modo AP, Wireless Cliente e repetidor e resolvi dividi-las com a comunidade ja que esse ap eh muito utilizado pelos os brasileiros:

    Primeiramente, uma questão de suma importancia, eh a questão da homologação do Dwl 900ap+, a ANATEL homologou recetemente esse ap, no entanto no selo de homologação tem uma restrição não muito agradável pra nós. A restrição eh que o uso do AP900 soh pode ser limitado a sua antena original, nada de antenas de ganho maiores. Essa inciativa da ANATEL eh limitá-lo em uso indoor, e não para colocá-lo em uso outdoor como em provedores. Resultado eh que se vc utiliza esse ap em uso externo, cuidado pq a ANATEL pode lacrar seu provedor (meso que vc tenha a LIcença SCM). A seguir abordarei minha experiencias com esse AP:


    Valor:

    Os preços do AP 900 são bastantes competitivos, no paraguay eh possivel encontrá-lo por cerca de 80 doletas, bastante atraente com relação aos aps da Proxim que custam em média 500 doletas. Mas será que preço eh o principal fator na hora de adquirir um ap da dlink(900ap+) :?: A conclusão sera de vcs.


    Como AP:
    Ele se comporta bem(com poucos clientes) com antenas de 15Db e amplificador de 1watt, desde que o local onde vc estiver não tenha interferencias. Soh que esse ap eh muito limitado, soh suporta 50 MACs, nível de informação por adm muito fraco. Ja cheguei a colocar em uso outdoor cerca de 250 clientes, mas a velocidade não passava de 1Mbits. e tinha problemas bastantantes com firmwares, esse ponto eh um dos fatores fracos do AP, algumas firwares diminuem a potencia do AP, existem firmwares hackeadas que aumentam a potencia do aparelho, mas nada confiavel, e que pode compromenter sua performance. Ja em zonas de interferencias tem travamento constantes.

    Como Wireless Cliente:

    As revisões A e B, ateh q se comportam bem pra distribuir seu wireless em uma rede. O único problema eh qua alguns firmwares não compativeis com o modo full duplex(logo a melhor firmware que eh a 2.3 - A e B, pois essa tem maior portencia de todas) Ja a revisão C, com a troca do processador, em vez de estar mais estável piorou de vez, eh uma complicação usá-la com WDS da proxim nesse modo cliente (versão 3.07). Alguns firmwares da versão não se comportam bem com antenas externas, surgem problemas constantes. Não alcançam grandes distancias, tinha um cliente a 5km e tive que usar um amplificador de 1watt pro poder ter uma recepção melhor.

    Como Repetidor:

    Ja a minha experiencia como repetidor, ja não foi das mais felizes. Em uso indoor repete que eh uma beleza, funfa legal, agora quando vai pra torre ai ja era nunca consegui repetir o sinal, na verdade, de repeti-lo consegui soh que o sinal nunca ficou estável, sempre ficava oscilando. Perdas de pacotes, que torna sua rede lenta e problemas constantes de recepção dos clientes. Muita dor de cabeça com certeza.

    Avalaiação:

    Se vc pretende usar esse ap pra uso indoor pode ficar tranquilo que ele da conta do recado, mas se vc tiver que usá-lo pra uso outdoor esqueça. A não ser que seja pra poucos clientes. O grande vilão do DWL 900AP+ eh a interferência que ele sofre, notem que sua estrutura eh de plástico(feito pra uso interno), diferentemente dos APs de uso externo como proxim e da própria dlink (um modelo especifico pra uso outdoor). Se vc quer performance e melhor estabilidade prefira por produtos mais robustos como os da linha Proxim. Minha experiencias com APs 900 da Dlink, foi boa no inicio (custo x beneficio), mas logo passou do bom para o péssimo. Se vc ta começando seu negocio, vc pode insistir em usá-lo devido seu valor baixo de mercado, tomando cuidado com a ANATEL. Mas lembre-se, em áreas com interferencia vc soh vai ter dores de cabeça, isso eu garanto. Cabe a vc decidir a melhor opção

    abarços a todos

  2. #2

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Legal muito bom, Estou com um C1 com problema no firmware ele tentei atualizar mais nda. So para acrescentar a revisão C1 o firmware mais estavel e o 3.02 veja um teste que Marcelo Camargo fez:

    Essa noite eu tive uma puta experiência em um DWL900AP+ Rev C1. Eu
    estava fazendo testes de desempenho com os firmwares 3.02, 3.05 e 3.05b2.
    Descobri que o 3.05b2 é um lixo, depois de atualizado para esta
    versão o tempo de ping dava entre 8ms e 20ms, com muita perda de pacotes
    (próximo de 20% para uns 200 pacotes).
    Com o firmware 3.05 o tempo de ping variava entre 6ms e 12ms, com
    uma pequena perda de pacotes (menos de 4% para 200 pacotes).
    E finalmente com o firmware 3.02 (original de fábrica ) o tempo de
    ping variava entre 4ms e 5ms, e praticamente não havia perda de pacotes (0%
    para mais de 200 pacotes).

    Outra coisa interessante, de tanto alterar entre os firmwares de um
    dos DWL900AP+, eu acabei danificando a eprom dele, pois não conseguia mais
    regravar o firmware dele, só ficava na tela de "ForcedReload" (tela em
    branco com uma mensagem dizendo que o firmware do DWL está corrompido e um
    única opção para regravar o firmware novamente), por mais que eu tentava
    regravar o firmware ele resetava (apagava as luzes e acendia novamente) e
    não saía dessa. Tentei o botão de reset de várias formas e nada de
    resultado, desliguei, esperei e nada de resultado.
    Depois, quando o dia já estava amanhecendo, eu resolvi abrí-lo para
    estudar uma possíbilidade de recuperá-lo. E por fim eu descobri, ele já está
    funcionando perfeitamente, lógico que com o firmware 3.02.

    Concluíndo, o DWL900AP+ funciona perfeitamente e sem nenhum problema
    com a versão de firmware 3.02, as diferênças em relação às outras versões
    não são críticas e não oferecem nenhuma vantagem extra, a não ser o suporte
    à SNMP que não oferece tanta vantagem em relação à interface HTML.

  3. #3
    Jesael
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Já que o assunto é o Dlink, resolvi postar meus testes. Como aqui na bancada vive cheio de AP´s, volta e meia colocamos os bichinhos para brigar...

    ** Comparação entre um Dlink 900AP+ e um Enterasys CSIWS-AA (Cartão Orinoco)

    O esquema do teste é o seguinte:

    Computador A >> Rede >> DLink 810+ >> Ar >> Dlink 900AP+ >> Rede >> Computador B

    Distância: Aproximadamente 6 metros, através de 1 parede e forro de madeira + telhas (Andar superior)

    Potências máximas
    Antenas Originais Dlink e sem antena no Enterasys (Interna Cartão Orinoco Silver)

    Olhem os valores

    *Computador A para Computador B*
    Dlink900AP configurado em Up to 22 Mb : Média 2,55 mbps;
    Dlink900AP configurado em Up to 11 Mb : Média 1,53 mbps picos de 2,03 mbps;
    Dlink900AP configurado em Up to 1-2 Mb: Média de 664 kbps
    Picos de 1,03 mbps;

    *Computador B para Computador A*
    Dlink900AP configurado em Up to 22 Mb : Média 1,47 mbps;
    Dlink900AP configurado em Up to 11 Mb : Média 1,33 mbps;
    Dlink900AP configurado em Up to 1-2 Mb: Média de 715 kbps
    Picos de 925 kbps;

    Agora a surra: mantém tudo igual e troca o AP para Enterasys

    *Computador A para Computador B*
    Enterasys não faz 22M
    Enterasys configurado em Up to 11 Mb : Média 4,6 mbps
    Picos de 5,11 mbps;
    Enterasys configurado em Up to 2 Mb : Média de 1,53 mbps
    Picos de 2,03 mbps;

    Não fiz o teste inverso.

    Micros: 2 Celeron 2000 hds samsung 20GB placas de rede 3com; os dois micros iguais.

    O Dlink e o Enterasys ficaram religiosamente na mesma posição durante o teste.

    Foi realizado o teste com a cópia de um arquivo grande (800MB) observando-se a média com o software DUmeter.

    Tirem suas próprias conclusões...

    O dlink 810+ é um conversor de ethernet para wireless; até que funciona bem, pois garantiu a velocidade quando conectado no enterasys. Seu maior defeito é não possuir um bom software; não existe um medidor de sinal para apontamento de antena, por exemplo. Além do mais perde a configuração algumas vezes.

  4. #4

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Pessoal, concordo plenamente com o que estão falando, alguns pontos que me chamaram a atenção:

    Ao DSSS

    Em modo cliente ele é homologado outdoor?

    você citou o WDS com proxym, você já conseguiu fazer ele funcionar assim? pois tentei com a firmware 3.02 revisão C e não consegui...

    ao OYAMA e ao JESAEL,

    onde conseguir a firmware 3.02 com revisão C C1 e C2 para cópia, no site da dlink não estão mais disponiveis...

    até mais a todos..

  5. #5
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    realmente no site não está disponível. O Dlink do teste já veio com o firmware mais novo possível, o 3.07.

  6. #6
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    opa.. achei

    vai via ftp (pode ser pelo browser mesmo) em:
    ftp://ftp.dlink.com/Wireless/dwl900ap+_revC/Firmware/

    lá está do 302 até o atual. Acabei de testar e os links funcionam.

  7. #7

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Citação Postado originalmente por massanegra
    Pessoal, concordo plenamente com o que estão falando, alguns pontos que me chamaram a atenção:

    Ao DSSS

    Em modo cliente ele é homologado outdoor?

    você citou o WDS com proxym, você já conseguiu fazer ele funcionar assim? pois tentei com a firmware 3.02 revisão C e não consegui...

    ao OYAMA e ao JESAEL,

    onde conseguir a firmware 3.02 com revisão C C1 e C2 para cópia, no site da dlink não estão mais disponiveis...

    até mais a todos..
    Ola amigo, em modo cliente, AP, Repetidor, ou Brifge ele soh eh homologado pra uso indoor, isso pq a homologação da ANATEL não permite que use antenas de maiores ganhos, soh deve ser usado a quem vem com o aparelho, que tem ganho de 2Dbis :?

    Vc pode utilizá-lo com o AP2000, 2500 ou 600 da Proxim (Orinoco) em comunicaçao WDS, eu utilizei a versão 3.02 pra C1 e também a 2.3 A e B todas aqui funcionam perfeitamente. Vc deve colocar no AP2000 o MAC adress da Placa de rede do DWL e nao do Wireless, talvez seja isso.

    qualquer coisa posta ai

    []`s

  8. #8

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Eh o seguinte, abaixo um link com os firmwares para almentar a pontencias dos APs 900 da dlink Revisão A, B e C1 e C2

    http://home.earthlink.net/~mlampie/P...kDWL-900+.html

    Ja testei pra A e B e funcionou normalmente, almentou a potencia eh soh fazer um teste no Netstumbler

    []`s

  9. #9
    Jesael
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    eheheh deixa a anatel ver isso no spectro e espera o lacre

    http://home.earthlink.net/~mlampie/Pics/picture4.jpg

  10. #10

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Valeu pela ajuda galera, vou testar aqui o WDS e também tentar dar um acréscimo no rádio.....

    []s

    Massa

  11. #11
    mbanton
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Aproveitando o topico fixo sobre esse Ap, vou colocar minhas dúvidas.

    Comprei recentemente dois Ap900+, para ligar duas lojas Matriz > Filial.

    Isso já consegui fazer sem problema em modo Bridge.

    Agora queria fazer alguns teste a mais com ele.
    Primeiro queria entender por que ele não possue um ip para a interface wireless, já que estou acostumado com placas orinoco no linux, onde setamos um ip para ela. Como ele trabalha exatamente?

    Eu queria na verdade ligar ele a uma rede que ja possuo funcionando. São várias maquinas linux se comunicando em modo Ad-Hoc e compartilhando a internet. Sempre seto um ip do tipo 192.168.254.x para a placa wireless no linux e seto o gateway para 192.168.254.4 ( a maquina onde esta a internet e sai funcionando ). Como eu faria isso com o Ap900?

    Outra coisa, tem como verificar a qualidade do sinal com ele?

    obgrigado

  12. #12

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Citação Postado originalmente por mbanton
    Aproveitando o topico fixo sobre esse Ap, vou colocar minhas dúvidas.

    Comprei recentemente dois Ap900+, para ligar duas lojas Matriz > Filial.

    Isso já consegui fazer sem problema em modo Bridge.

    Agora queria fazer alguns teste a mais com ele.
    Primeiro queria entender por que ele não possue um ip para a interface wireless, já que estou acostumado com placas orinoco no linux, onde setamos um ip para ela. Como ele trabalha exatamente?

    Eu queria na verdade ligar ele a uma rede que ja possuo funcionando. São várias maquinas linux se comunicando em modo Ad-Hoc e compartilhando a internet. Sempre seto um ip do tipo 192.168.254.x para a placa wireless no linux e seto o gateway para 192.168.254.4 ( a maquina onde esta a internet e sai funcionando ). Como eu faria isso com o Ap900?

    Outra coisa, tem como verificar a qualidade do sinal com ele?

    obgrigado

    Ola amigo, olha que eu conheça não existe nehum ap qu epossua IP na interface Wireless! diferentemente da placa ou cartão Wireless que funcionam como placas de rede. Aps servem pra vc poder construir uma rede com infraestrutura (como se fosse, no modo mais grosseiro de dizer, um hub sem fio). O AP comunica-se através da rede ethernet utilizando o MAC dela, agora quando vc faz uma ampliação da sua rede com o modo WDS (wireless distribution system) com aps proxim ai vc precisa do MAC tanto da interface wireless como Ethernet. Vc pode transformar sua rede Ad-hoc em Infraestrutura com o ap sem usar a ethernet, mas de nada vai adiantar o AP no meio de sua rede se vc não uitliza um computador como servidor de arquivos, no caso seu micro com ADSL. A grande diferença de uma rede ad-hoc pra uma rede em infraestrutura sera com certeza a velocidade e a capacidade de gerenciamento que vc ai ter com seus clientes, esse ap 900 ja vem com DHCP embutido (sem nat), controle por MAC, criptografia 256bit (soemnte com placas dlink 520+)e autenticação 80211.x. Cabe a vc julgar se vai haver a necessidade de usar ou nao uma rede em infraestrutura

  13. #13
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Jesael,

    Que tela é essa com o spectro? é um equipamento ou um software?

    Valeu!!!

  14. #14
    mbanton
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    fiz mais alguns teste aqui.

    coloquei um dos ap900 pra trabalhar em modo e ap, e outro em modo cliente.

    O que achei estranho eh que mesmo desse modo, os dois lados da rede se enxergam. Se eu quiser ligar duas redes somente para compartilhamento de internet, sem que elas se enxerguem nao tem como usando esse ap eu acho.

    Tentei inclusive mudar a classe das redes, mas de forma magica as rede se enxergam mesmo assim.

  15. #15

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Concordo plenamente com o que o dono do topico falow

    mas deixa eu salientar o unico bug que tem esta ap e o software que se vc nao especificar o WEP toda ves que for fazer uma alteração , ele muda automatico e vc perde contatocom a ap tive que ir umas 10 x no morro onde tenho ele numa torre parra sacar o problema,

    Solução, faz da o bug no DWLCliente de sua estação que ele vai colcoar o mesmo WEP e vc sincroniza novamente huahuauhahu, dai vc entra modo web e muda o Wep de acordo com os que os clientes ja usa e volta tudo a funcionar,

    Outro bug e quando vc muda contantemente via web dai Trava e vc nao acessa Via Web mais, mesmo assim pingando o AP, solução usar o mananger da ap

    lembre-se sempre que usar o manager da ap coloque o Wep e depois da um Aply, este bug a na verção 3,02 que é a melhor verção ainda

  16. #16
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Olá Pessoal,

    Já que o assunto é AP900, estou com um pequeno problema.

    Estou tentando interligar duas redes ( duas lojas ) com mais ou menos 200 mts de distância com visada . instalei duas antenas direcionais de 24 dbi , porém não consigo conexão .

    e estou perto do ap td funciona.

    Marcelo

  17. #17

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    se é 200 mt e tem visada, pode roscar a aontena original que vai funcionar e coloca antena diver na seleção

  18. #18
    Visitante

    Padrão Experiencias com DWL900ap+

    Valeu pirigoso,

    Depois de testar uma direcional e outra omni a porcaria funcional com a antena original . Ainda está um pouco lenta , mas agora a rede existe.

    abs

    Marcelo