+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão configurar impressora direto pelo cups...

    Não consigo configurar a impressora direto pelo administrador do Cups (http://localhost:631/), tenho sempre que usar o kaddprinterwizard. Na verdade eu consigo adicionar a impressora, mas não com o drive que eu uso, na lista que aparece no admin do Cups não aparece nem a metade dos drives que aparecem no kaddprinterwizard, alguém sabe como resolver isso? Desde já agradeço a atenção de todos.

  2. #2
    Marcus Sullivan
    Visitante

    Padrão Adicionar Driver no Cups

    Para aumentar a lista de drivers no Cups, basta ir no site linuxprinting.org e baixar o arquivo .ppd correspondente a sua impressora. Use o link a esquerda "Printer Listings", selecione a marca e o modelo da impressora e clique em "show". Logo de cara aparecerá uma caixa cinza com os dados da impressora selecionada, daí, basta clicar no link "download PPD" e baixar o arquivo para a pasta "/usr/share/cups/model/" no seu servidor de impressão Linux. Como o Cups só lê arquivos gzipados nesta pasta - acho que isso explica o fato de todos os outros arquivos desta pasta estarem gzipados - é necessário dar o comando "gzip nomedoarquivo.ppd", nesta pasta. Importante, verifique se os arquivos estão com permissão de, pelo menos, leitura para todos, caso não estejam, use o comando "chmod 644 nomedoarquivo.ppd.gz". E reinicie o serviço do Cups.
    Pode haver uma maneira melhor e mais simples de fazer isso, mas essa é a mais segura e funcional que conheço.
    Agora entre no http://localhost:631 e adicione a sua impressora com o devido Driver.
    Abraços.

  3. #3

    Padrão configurar impressora direto pelo cups...

    Valeu pela ajuda mas, eu já sabia de tudo isso. O meu problema é outro. Eu já tenho o drive da minha impressora no computador e esse drive é enchergado pelo kaddprinterwizard mas não é enchergado pelo cups, entendeu? Eu só consigo instalar minha impressora pelo kaddprinterwizard mas eu não quero mais depender do kaddprinterwizard para instalar minha impressora, quero fazer isso direto pelo http://localhost:631/.

    Ainda aguardo respostas e obrigado desde já à todos.

  4. #4

    Padrão configurar impressora direto pelo cups...

    procure o driver "certo" de onde o padrao do cups coloca os PPD ai voce poem o driver la como foi dito anteriormente, cups.conf pode lhe dar uma ajuda onde estao esses arquivos.

  5. #5

    Padrão configurar impressora direto pelo cups...

    Essa impressora é uma Canon BJC 1000. Existe mais de 1 driver que serve para ela. O recomendado é o Gimp-Print mas ele deixa a impressão muito lenta, então eu uso o BJC600+Foomatic. Esses dois drivers aparecem no configurador de impressoras do KDE, mas se eu tentar configurar a impressora direto pelo Cups (http://localhost:631/) só aparece o driver Gimp-Print, que é o que não funciona direito. O driver está no computador mais o Cups não o enxerga. Alguém sabe como resolver?