+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Quanto de Banda Contratar?

    Amigos;

    Tenho uma pequena dúvida, caso eu "quisesse" montar um provedor wireless, quanto de banda seria necessário para uns 32 usuarios (inicialmente).

    Vamos dizer que eu coloque no contrato internet 256k (sem garantia de banda é claro) à R$ 60,00 (256k x 32 usuarios = 8192k) um link de 8M é um absurdo de preço e (32usuarios x R$ 60,00 = R$ 1920,00) ou seja não tem como.

    Qual a média usada (e quando a maioria está usando) o q fazer, é legal juridicamente bloquear programas P2P ?

    Vou contratar de inicio um link de 512K quantos clientes eu posso pendurar nele divulgando internet a 256K.

    Outra questão que eu levantei é q normalmente os sites de provedores wireless são fraquissimos em conteúdo, normalmente é oferecido apenas contas de e-mail.

    Sendo assim os clientes deixam de usar a estrutura do POP do provedor indo buscar conteudo em outros sites, consumindo + banda.

    Alguém já tentou colocar no portal do provedor, serviços como:
    chat
    downloads
    disco virtual
    blog
    fotolog (uma febre no momento)
    noticias
    servidores de games (ex: counter strike)
    etc...

    *Claro sempre usando alternativas open-source

    Deu certo? Valeu o investimento?

    Brigadu...

  2. #2

    Padrão Quanto de Banda Contratar?

    sobre banda, vamos analisar da seguinte maneira:

    se vc quer oferecer um plano d 256k pra seus 32 clientes, pense q geralmente 1/4 deles usam o servico ao mesmo tempo, entaum tem uma formula magica

    (plano x quant_clientes) / 4 = link_necessario

    sendo assim:

    (256x32)/4=2048

    ou seja, um link d 2mb seria o suficiente pra atender bem seus clientes

    trabalho na VSW uma empresa contratada pela VSP Internet (www.vsp.com.br) entre em nosso portal e vc vera qual servicos saum convenientes de um portal possuir

    game servers soh saum interessantes para seus proprios clientes em um link interno, se sair pra internet, come uma banda mto grande, o mesmo se diz em relacao aos fotologs

    []'s

  3. #3
    Visitante

    Padrão Quanto de Banda Contratar?

    O Demiurgo tem razão. Fica melhor ainda se VC tiver um bom proxy, isso vai aliviar bem seu trafego de dados .BrunoG

  4. #4
    Mav3r1ck
    Visitante

    Padrão Quanto de Banda Contratar?

    blz demiurgo, muito boa sua explicação!
    Mas pegando uma carona neste cálculo, estou com uma dúvida parecida..

    Tomo conta de um servidor WWW com mais de 4000 acessos diários, qual seria o tamanho do link ideal para suportar todo esse tráfego?

    Obrigado,

  5. #5
    Marcelo12
    Visitante

    Padrão Quanto de Banda Contratar?

    Bom dia

    E sobre a SCM da Anatel não é preciso se preocupar no inicio ?
    alguem sabe sobre o preço dela ?

  6. #6

    Padrão Quanto de Banda Contratar?

    Olha, vendendo acesso a 60,00 * 32 = 1920,00
    com essa grana vc vai contratar um link de 256k no máximo, um de 512k vc vai pagar algo em torno de 2800,00.

    a jogada é vc montar alguns planos corporativos, com mais direitos a e-mail e quem sabe com ip fixo, para vc poder agregar mais valor ou seu produto, ai com isso vc pode vender alguns tipos de acesso a 250,00 por exemplo, com 6 desses vc já da uma boa livrada na mensalidade do teu link.

    dos 512k acima, começa fica bem mais barato o custo do link pra vc fazer um upgrade.

    enfim, no teu caso eu venderia acesso de 256k com garantia de 20% de banda e montaria um bom servidor proxy. de inicio contrate 256k da operadora, afinal vc não vai conseguir instalar os 30 cliente em tão pouco tempo, coloque ai q vai uns 3 ou 4 por semana.
    ´
    assim q esgotar teu link pede um upgrade, afinal aumentar vai ser mais fácil q diminuir!!!!