+ Responder ao Tópico



  1. #1
    miranda
    Visitante

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    Estive analisando todas informacoes possiveis sobre a questao do numero maximo de clientes em AP, e observei que temos que usar a mesma teoria dos velhos HUB's de 10mb.
    Em um HUB o barramento é 10mb por exemplo e nao cada porta, portanto, se tem um HUB de 10mb com 8 portas terei uma banda maxima de 1,250 mb por porta, se aumentar o numero de portas passo a ter a metade desta banda, certo?
    Sendo assim em um AP temos que seguir o mesmo conseito.
    Para resolver esse problema passamos a usar um AP de 54mb ou maior para que possamos ter um maior numero de clientes pindurados.
    Como os clientes utilizam cartao com tecnologia 802.11b nao teremos problemas mais graves, pois o barramento dos 802.11g/a sao maiores permitindo um numero maior de clientes.
    Alguem discorda dessa teoria?

  2. #2

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    Ola!

    Não que eu discorde totalmente da sua teoria, ela tem fundamento, mas na verdade oque realmente importa nos radios é o throughput, que é o trafego que o equipamento consegue gerenciar, este sim é dividido pelo numero de clientes, é bem verdade que normalmente os radios que trabalham em 54Mbp/s tem um throughput maior que os que trabalham com 11Mbp/s, mas dependendo do fabricante isso pode não ser verdade.
    Sendo assim é sempre bom observar o throughput do equipamento para se ter uma noção de quantos clientes ele suporta.

  3. #3
    miranda
    Visitante

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    De fato o throughput em qualquer meio fisico para rede deve ser considerado, inclusive em placas de redes convencionais.
    O que mais impressiona sao os throughput de certos AP's que nao passam de 1.5mb sendo que deveriam ser mais.
    Mas um engenheiro amigo meu disse que esses AP's nao sao destinados para as funcoes que normalmente utilizamos, e como poucos possuem experiencia tecnica suficiente, estao mais interessados em ganhar dinheiro facil, tem dificuldade em apontar os problemas.
    Mas enfim o throughput dos 802.11g sao na maioria a metade dos valores nominais, que ja é o suficiente para atender mais de 200 clientes, sem transtornos.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    802.11g definitivamente nao foi desenvolvido para outdoor... vc terah mais problemas com eles d q com os convencionais se for usa-los outdoor... alem de aumentar consideralvemente o nivel do ruido na regiao que atua...
    faz o seguinte entra em contato com o suporte tecnico do proprio fabricante do equipamento e tire suas duvidas...

  5. #5

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    sua teoria estah certa, mas o ambiente 802.11b, como disse o serantsou, nao foi originalmente concebido pra outdoor, e sendo assim, as limitacoes saum mtas

    consulte seu revendedor heheh, e vc vai ter boas surpresas

    []'s

  6. #6
    miranda
    Visitante

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    Quais as surpresas?

    Boas ou ruins?

  7. #7
    miranda
    Visitante

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    Mas ha um observacao a dizer, nao preciso operar em 802.11g, apenas tenho como um grande beneficio que a banda disponivel é maior, como em um HUB, se coloco um HUB de 100mb e os meus clientes sao de 10mb melhor siguificamente a performance deles alem é claro de permitir que aumente o numero de portas pois tenho mais banda...
    O que estou dizendo é exatamente isso usar um AP com 802.11g mais na verdade vai operar em 802.11b, sendo assim teremos um throughput maior para habrigar mais clientes em um unico AP.

  8. #8

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    surpresas ruins

    eles vao t dizer q estes equips naum saum pra outdoor e naum vao t dar suporte

    []'s

  9. #9
    miranda
    Visitante

    Padrão Numero de Clientes : Solucao

    Na verdade nao é uma surpresa pq nenhum sao para outdoor mesmo....

    O mundo usa pq com umas gambiarras a coisa ate que funciona....

    A propria CISCO nao sabia que o WET11 era usado em bridges, pois foi desenvolvido exclusivamente para indoor.....

  10. #10
    frassaide
    Visitante

    Padrão [email protected]

    :lol: Voce esta certinho meu jovem;;; tenho aqui na minha rede duas bases e as duas com ap da linksys um é wap 11 e a outra é wap 54g ...

    a primeira (wap 11) todo dia tenho que reiniciar ela,,, pois os radios cliente dela (bridges), que sao tambem wap 11 travam todos os dias ..

    Ja na outra base que tenho em modo ap um (wap 54g) nunca me deu problema ta funcando la de boa e raramente tenho reinica-la,,, entao creio que o trafego da banda g segura mais ,,mesmo aumentando o ruido eles funcam bem melhor e seguram muito mais gente ... pelo menos aqui ta rodando de boa ...



    [email protected]

  11. #11
    farssaide
    Visitante

    Padrão [email protected]

    ai pessoal do underlinux... eu to querendo tem tempo se cadastrar ai no site mas nunca me mandao a resposta no meu mail disendo que to cadastrado....

    ver nois ai .... :cry: que eu to afim de postar umas duvidas e umas pesquisas que eu fiz aqui ,,,,


    to tristao por noa poder postar minhas duvidas aqui