+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Bigode2
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    Galera, comecei hoje no forum, cabei de me cadastrar no sites, mas nao é só no site, é em linux tambem, faço curso de administrador de redes em linux mas ainda nao chegamos no modulo de linux, talves no fim de agosto,portanto sou "niuba" em assuntos de linux, e tenhu algumas perguntinhas.
    Qual o sistema linux/unix que vcs me recomendariam para começar?
    Quais os comandos basicos?Os que mais seria utilizado, como desligar o pc, instalar programas, abrir programas, deletar arquivos, copiar arquivos, comandos bem usados por mim no RUINDOWS hehe
    A instalaçao é muito complicada?
    Tipo, se alguem puder mandar um tutorialzinhu de linux pra mim por e.mail pode mandar eh [email protected]
    Valeu pela atençao
    Xar

  2. #2

    Padrão Começando com Linux

    com relacao a distros vc tem varias... mtas mesmo... sei lah... pega um conectiva da vida soh pra comecar, dpois vc usa um linux mesmo, tipow slack

    []'s

  3. #3

    Padrão Começando com Linux

    Olá !

    Tb to no comecinho ainda .... mas essa é uma ajudinha:

    http://focalinux.cipsga.org.br/download.html

    Pode ter uma ajuda aqui neste guia do Foca Linux.
    Tem um help pra diversas coisinhas que ajudam qualquer iniciante.
    Tem para vários níveis tb !

  4. #4

    Padrão Começando com Linux

    Chegou a minha vez...

    O Linux perfeito pra iniciante: Kurumin http://www.guiadohardware.net esse é bem leve, não precisa instalar pois roda diretamente do Cd Rom, é neto do Debian.

    Linux para Intermediário: Conectiva, Mandrake, Fedora e por ai vai...

    Linux para os feras: Slackware, Debian, RedHat.

    Minha opinião não é baseada no melhor, pois cada um tem sua distro predileta, use todas que puder e no final escolha uma (sempre com o Kernel mais atual)

    Ah sim... e cuidado com o vício, porque vicia mesmo...

  5. #5

    Padrão Começando com Linux

    Linux de verdade eh otima demi ...




    Bom o pessoal jah falou as coisas porai, mas na realidade, saia testando as distros, eh uma que voce achar confortavel voce use... confortavel no estilo padrao dela, tipo, reconheceu todo o seu hardware, o ambiente grafico jah ta bem legalzinho do jeito q voce gosta, acha facil as coisas, consegue compreender, instala programas sem muita dor de cabeca.

    coisas nesse estilo.

  6. #6
    Bigode
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    valeu galera pela ajuda
    mas eu precisava mesmo eh aprender mais comandos
    o kurumim eu mexi, achei legal pq jah vem tudu facinhu, mas eu preciso mesmo eh comandos entende?

  7. #7
    caio.suporte
    Visitante

    Padrão Começando

    Faça o dever de casa!

    Existem mil e uma apostilas e tutorias sobre comandos e linux básico...

    tente ir ao google e escrever "tutorial linux" ou "apostila linux"

    vc encontrará maravilhas...

    depois...quando tiver alguma dúvida pergunte aqui no fórum...

  8. #8

    Padrão Começando com Linux

    Realmente, distros Linux, tem várias. Mas sinceramente, duvido muito que você venha conhecer todas. Depois que a gente se afina com uma distro, dificilmente a gente tem tempo para conhecer outras. O universo Linux, é muito vasto e fascinante. A sensação que a comunidade me passa, é que o Slackware, é alvo final. É objetivo de todos os linuxers. Não conheço ninguém no mundo Linux, que não fale bem do Slackware. É considerada por todos o estado da arte no mundo Linux. Eu mesmo venho agora tentando devagar, aprender a instalar e configurar o Slackware. Uso o Conectiva já tem cerca de 4 anos e nunca tive nenhum problema. Já andei fuçando o Kurumin, que achei muito legal e outra distro que eu sinceramente gostei muito e é pouco comentada aqui é o SuSe Linux. Achei o SuSe muito bom mesmo. Mas claro, cada um tem sua preferência.
    O que sei é o mundo Linux, é muito vasto mesmo. Mas é uma experiência muito legal.
    Um grande abraço a todos da comunidade ....

  9. #9
    nafre
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    A escolha vai ser sua mais segue dicas.

    Gentoo: se deseja aprender realmente.
    Slackware: Quer ter trabalho?
    Debian: Dificil tirando onda...

    www.gentoo.org
    www.slackware.org
    www.debian.org

  10. #10
    Bigode
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    como eu disse tou fazenu curso de administrador de redes em linux, e segundo o professor ele nos vai ensinar a isntalar e configurar o conectiva, o mandrak e o slackware(esse nao podia faltar, dizem q eh excelente), eu vou tentar por o mandrake aki, pq dizem q conectiva eh um tanto qnt pesado e meio "bugado" sei lah, eh como cada um de vcs disse, cada um se acostuma com um tipo de distro, nao existe a melhor, mas sempre tentanu se aperfeiçoar pra chegar em um alvo final, q seria uma distro mais dificil, e o slack eh um bom exemplo disso. eu vou tentar aki, e podem apostar q terei mts duvidas, pq eu ainda to nascendo na comunidade, bom eh isso, vou procurar apostilas e me aprofundar em comandos e por ai vai, e dizer Adeus a telinha azul hehehe

    Valew galera, xar

  11. #11
    slice
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    slack na veia!

    slack é facinho facinho...
    conselho: use uma distro até dominar ela... deixar tudo funcionando beleza só depois disso vc instala outra e aprende a outra da mesma forma, dominando ela por completo...

    se vc instalar um monte vai ficar meio perdido...

    []'s

    Slice

  12. #12
    icatorze
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    Gosto da frase que já escrevi no fórum certa vez:

    "O Linux é o macarrão, o molho são as distros."

  13. #13
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    achu q nao foi soh vc q gostou da fraze
    :wink:

  14. #14

    Padrão Começando com Linux

    Cara, di boa comeca de mandrake, do 9 pra cima, ele naum eh dificil como o slack e naum eh taum mastigado igual o kurumim... depois q vc deh conta de faze tudo roda nele igual a galera falow, ai c parte pro slack....

  15. #15
    jiboia
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    Quer aprender usa o slack =)
    Eu comecei pelo slack e achei show.
    Não é o mais facil mas ja aprende direito.

  16. #16

    Padrão Começando com Linux

    Citação Postado originalmente por jiboia
    Quer aprender usa o slack =)
    Eu comecei pelo slack e achei show.
    Não é o mais facil mas ja aprende direito.
    falou tudo!!! quem aprende slack consegue mexer em qq distro depois

  17. #17
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Começando com Linux

    Sim sim, concordo com o cubo de gelo e a cobrinha ;]

  18. #18
    Bigode
    Visitante

    Padrão Começando com Linux

    pra comer o doce tem q comer o salgado nao concordam?
    se eu pegar o slack de cara, vou me complicar todo e nao aprender muito, prefiro dominar o mandrake, dai sim eu tento algo dificil, tem q começar pelo mais facil, valeu pela dica de todos ai, eu estou procuranu sites com apostilas, peguei os q falaram aki no topico, se vcs souberem de sites q possa ser uteis, passem pra mim por favor, xar gente

  19. #19

    Padrão Começando com Linux

    seguinte du bigode,

    eu comecei usando o conectiva 9 gastei 300 paus para comprar a distro com caixinha manuais e para ser sincero tudo que tentei fazer nele saia errado tudo ! ate a instalação manual dava pau moral da historia procurei outra distro.

    hj eu uso o Fedora e estou me danu muito bem tudo que tento fazer funciona bem.

    um exemplo coloquei como meta para mim montar uma maquina de bkp ela vai acessar o netware da novell para guardar os dados dele e acessar o win2k para bkpar os dados dele tumem e em cima disso comecei os meus estudos acredite já estou acessando os dois servidores e ja montei o shell script para fazer bkp !

    sempre que vc estiver estudando linux trace metas e execute-as
    exemplo
    servidor Apache fuçe nele ate num querer mais depois que vc estiver dominando passe para o samba e assim vai ... logo logo vc vai esta fera na parada dominando muita coisa.