+ Responder ao Tópico



  1. #1
    serrato
    Visitante

    Padrão Configuração do postgresql

    seguinte,

    tenho um servidor linux na empresa com postgre q alimenta

    as aplicações e intranet...

    detalhe... o banco recebe diariamente mais de 20000 registros

    e tem consultas pesadas sendo rodadas de minuto em minuto...

    o possoal que configurou deixou a configuração default,

    preciso otimizar as configurações para melhorar um pouco a

    performace do banco e depois melhorar as sql.. será q alguém tem

    alguma documentação ou um exemplo de configuração pro banco...

    a distribuição q tah sendo utilizada é conectiva 8 (serv de produção)

    e conectiva 10 (serv de testes)...

    outra coisa, tem alguma distribuição que roda melhor o postgresql???

  2. #2

    Padrão Configuração do postgresql

    olha cara...eu num sei...o freebsd la tem aguentado legal a buxa la viu.....e em questao de otimizacao (ou otimiSacao ...seja la como se escreve)....eu acho q vc vai ter q mexer com a qtde de memoria q ele usa, com por exemplo o modo com q vc trata o log (se joga ele direto na mesma hd ou se vai pra otro lugar), vai ter q mexer tbm com o tempo de commit de operacao...pq o default dele eh ser instantaneo, ou seja, fez um insert, update ou delete, na msm hora ele escreve no disco....o q acredito q faca com q caia a performance......e tbm vc tem q lembrar do vacuum, ele elimina os registros deletados, e melhora (MTO) a performance.....eu nao sei qual eh o ideal, mas eu deixei ele rodando a cada 30min....talvez seja ateh um exagero...mas nunca se sabe.....

    da uma olhada no site do postgres q la tem bastante coisa....

    www.postgresql.org

  3. #3

    Padrão Configuração do postgresql

    Meu Amigo, existe um arquivo em /var/lib/pgsql/postgresql.conf
    la dentro todas as linhas estão comentadas principalmente as linhas de otminização do Banco eu tbm Trabalho com o PostgreSQL, tem algumas opções la dentro que vc tem que tomar cuidado com ela, proncipalemente uma que vc dita a quantidade de memoria que tem a sua maquina... essa linha eu aconselho vc deixar comentado, pois tive problemas com isso... quando o servidor chegava ao extremo da memoria RAM em vez do banco usar a SWP ele travava o POstgres,
    E tbm como ja foi dito tem o VACUUM ele ajuda muito mesmo mas eh legal vc rodar ele por exemplo se o seu server fica ligado 24Hs na hora mais ociosa vc deixa configurado para ele reiniciar ajuda limpar a memoria e roda o VACUUM
    Cara... me passa o Seu email que te mando uma tradução de todas as opções que tem o arquivo postgresql.conf, e outra me passa qual eh a versão...
    Atenciosamente
    Haroldo Franzin