+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Read only, drbd

    Quando eu monto o dispositivo /dev/nb0 ele sempre monta como read-only. Como eu faço pra não montar somente como leitura. E segundo, quando as masquinas estão sincronizadas, eu tenho que gravar os dados nesse dispositivo para que a outra maquina receba os arquivos pelo drbd?

    Grato pela atenção.

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Read only, drbd

    Você deu uma olhada aqui?
    http://www.drbd.org/fileadmin/drbd/d...drbdsetup.html

    Se o dispositivo esta read-only, quando montar, ele sempre estara read-only, logo é uma questão de definir o primary e secondary. a máquina que estiver como primary, será a read-write, quando você gravar no dispositivo nb dela, será gravado a particão local associada e automaticamente espelhada.

  3. #3

    Padrão Read only, drbd

    Eu montei o dispositivo na maq primary, e ficou como read-only. A não ser que eu não configurei certo quem é o primario e o secundario, mas a principio no script está configurado quem é o primario e quem é o secundario.

  4. #4

    Padrão Read only, drbd

    Eu editei o arquivo drbd.conf e não vi nada dizendo onde eu defino quem é o primario e o secundário, alguem poderia me ajudar.
    E com isso as duas máquina ficam como secundario, quando eu monto o dispositivo ele fica apenas com leitura.

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Read only, drbd

    Experimenta
    drbdsetup /dev/nb0 primary

    conforme
    http://www.drbd.org/fileadmin/drbd/d...drbdsetup.html

    sugiro
    http://www.drbd.org/fileadmin/drbd/d...drbd.conf.html
    de onde se le:

    The file /etc/drbd.conf is read by /etc/init.d/drbd and /etc/ha.d/resource.d/drbddisk which are included in the DRBD distribution.

    uma análise do script /etc/ha.d/resource.d/drbddisk mostra que se executado com start ele coloca o device nb como primario e se executado com stop ele o coloca como secundario, logo não é uma configuração do
    /etc/drbd.conf, mais o estado do nodo no cluster que definirá a situação do device nb.

    PS. Tenha atenção as versões dos manuais.

  6. #6

    Padrão Read only, drbd

    Valew pela ajuda gmlinux, depois de iniciar o drbd usei o comando "drbdsetup /dev/nb0 primary" e pimba, era isso mesmo. Também vi q para os arquivos serem armazenados na maquina secundaria a partição não pode estar montada nela, senão vc não vai ver nada. Se a partição está montada ele não grava, mas depois que vc desmontar e montar novamente verá que os dados foram gravados. No mais obrigado.

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Read only, drbd

    Sempre as ordens