+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão fdisk com sistema rodando.

    E ai Linuxers =]

    Vou tentar ser o mais especifico possivel em minha duvida.

    vamos la , supondo que eu tenha um hd de 10gb com a seguintes particoes

    hda

    primary hda1 / 3GB
    primary hda2 SWAP 500MB
    primary hda3 /mnt/hd 500MB
    primary hda4 /mnt/hd2 6GB


    ok, so que estou com meu hda3 lotado entao gostaria de reparticionar meu hda sem mesmo desligar o linux pois tenho um cache nele que esta lotando rapido d+ (SQUID)..
    desmontei as particoes e la fui eu
    fdisk /dev/hda
    d
    3
    d
    4
    dou um print e:
    primary hda1 / 3GB
    primary hda2 SWAP 500MB

    ok apos issocrio uma particao
    n
    p
    3
    dou um print e:
    primary hda1 / 3GB
    primary hda2 SWAP 500MB
    primary hda3 /mnt/hd

    wq!
    o problema aqui é,
    coloquei todo restante do meu hd em hda3 6.5 GB ele realmente marca no fdisk isso e quando formato em fsck.ext3 ele me retorna apenas um tamanho de 500MB
    ou seja o tamanho da minha particao velha....
    ele no fdisk me dis que o sistema continua usando a particao antiga e so quando rebootar o sistema ele tomara essa particao nova, porem isso de fato nao e verdade...
    pois quando verifico o tamanho df -h
    ele me retorna 500MB em hda3


    Alguem sabe se é possivel realmente eu reparicionar meu hda mesmo com o linux em hda1 / e hda2 swap , estarem trabalhando????

    sera que é realmente necessario nessas condicoes a reinstalacao e reparticao do hd e do sistema???

    Abracos a todos e valew pela paciencia de ler o post.


    System
    Slackware 10.0


    :roll:

  2. #2
    dispatcher
    Visitante

    Padrão fdisk com sistema rodando.

    vc pode formatar as particoes hda3 e hda4 e fazer uma particao logica utilizando LVM (Logical Volume Manager). com isso vc nunca mais vai ter problemas de esgotamento de hd... A divisao do LVM em tres camadas possibilita a adiçao de mais discos caso seja necessario mais espaco em volumes. Vc tambem pode aumentar dinamicamente o tamanho das particoes sem reparticionamento do disco rigido usando o espaco livre em outras particoes