+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    Alguem tem um documento ou how to explicando como eu poderia trocar o Active Directory do w2k por um SAMBA 3.x fazendo o mesmo trabalho ?

    ou seja, gostaria de ter as mesmas funcionalidades que tenho hoje com o AD.. mais usando SAMBA 3x

  2. #2
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    Leia a documentação oficial no site www.samba.org
    Leia com atenção:
    http://us1.samba.org/samba/docs/man/...html#id2509174
    onde há isto:

    A more scalable Domain Control authentication backend option might use Microsoft Active Directory, or an LDAP-based backend. Samba-3 provides for both options as a Domain Member server. As a PDC Samba-3 is not able to provide an exact alternative to the functionality that is available with Active Directory. Samba-3 can provide a scalable LDAP-based PDC/BDC solution.

  3. #3

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    amigo, instala o linux com o samba... a única coisa que vc vai ter que fazer é editar o /etc/samba/smb.conf, se vc nao quiser sofrer muito, me passa teu email que te mando meu smb.conf, ou pega um como base em www.vivaolinux.com.br na seção .conf.

    Espero ter ajudado.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    legal.. pelo que tem ae nesse documento.. eu consigo fazer um PDC com um BDC usando LDAP do linux...

    ae vem a duvida..

    como eu faço backup e restore dessa estrutura.. para fazer um restore.. caso haja um failover ?

    No AD eu faço backup do Active Directory.. e faço o restore blz.. como funcionaria isso com o SAMBA 3 como PDC + LDAP ?

  5. #5
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    Não tenho certeza se entendi sua pergunta, vc que saber qual o procedimento para fazer bkp do OpenLDAP?
    Se for, vc pode manter um espelho dele (até mais de um) para fornecer redundancia, ele possui um daemon de sincronização, uma master e vários slaves.
    Se o bkp é da máquina ou diretório onde esta a base de dados, siga o procedimento normal de bkp relativo a arquivos abertos, no caso, observe qual o backend usado por ele e aplique a rotina adequada.
    Consulte os backends possiveis aqui:
    http://www.openldap.org/doc/admin22/...0File%20Format

  6. #6
    Visitante

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    certo..

    mina duvida melhor explicada é a seguinte..

    No caso aqui, pretendo primeiro usar o metodo PDC only, sem usar BDC's.. para uma empresa pequena, não existe a necessidade de se usar o LDAP para as contas de usuarios..

    entao .. no caso desse PDC parar.. "literalmente".. qual o metodo de recover da base de usuarios desse PDC para subir em outra maquina do zero ? que no caso seria um backend = tdbsam

    esse tdbsam é um arquivo ? backup ele somente ja resolve?

    e a outra duvida é em relacao a usar PDC e BDCs utilizando o metodo de usuarios em uma base replicada entre dois DC's com LDAP.

    qual o processo de backup de uma base LDAP e restore da mesma?

  7. #7
    gmlinux
    Visitante

    Padrão Substituir Active Directory pelo SAMBA 3

    Opa, cuidado!!!
    O samba possui uma opção backend, no entanto o backend que mencionei é o do openLdap, este backend informa onde as informações do Ldap seram armazenadas/consultadas pelo openLdap (default db da berkley, dbm, salvo engano).
    Observe na seção Domain Controller do documento
    http://us1.samba.org/samba/docs/man/...html#id2509174
    O comentário sobre a relação do samba-3 e o ADS.
    Se vc usar tdbsam, como backend do samba, vc não esta usando LDAP (o exemplo com Ldap esta mais abaixo no documento, na seção A Big Organization)
    Se vc usar tdbsam, bkp dele, se usar OpenLdap, bkp do backend do openldap (não confunda as opções backend novamente)
    Observe que o uso do ldap como backend de autenticação não muda o fato do samba ser PDC nos moldes do NT4, apenas muda o "lugar" onde a informação é armazenada, influenciando na capacidade de servi-la, ldap é mais adequado a grandes sitios.
    Recomendo grandemente uma leitura mais profunda das documentações que sugeri, talvez vc esteja enganado sobre as capacidades do samba 3 e da nova opção para security, security=ads.