+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Pessoal,

    Estou passando por um problema muito estranho em minha rede wireless. Tenho uma AP1000 ligada a uma omni de 8 dBi e quando ligo clientes nela os clientes ficam com sinal e logo em seguida perdem. Esse processo se repete varias vezes.

    Notei que quando o cliente faz uma requisicao qualquer na rede (ate mesmo um ping de 32 bytes) a conexao cai.

    Em media os clientes tem 23 dBm de SNR. Fiz um teste mudei o SSID da AP, coloquei ela em Closed System, e habilitei apenas um cliente. A mesma coisa aconteceu. Tentei no canal 11 ate o 7 (que sao os que meu provedor pode usar na cidade, pois existe uma lei que dividiu os canais entre os dois provedores aqui existentes) e em todos faz a mesma coisa.

    Troquei o AP1000 por um AP600b e a mesma coisa aconteceu. Ja trquei omni, cabo coaxial, pigtail, cartao pcmcia do ap e sempre a mesma coisa. Alguem tem ideia do que pode ser.

    Qualquer ajuda ou dica vai ser de extrema utilidade.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    jah fez um survey ae pra ver se o outro provedor nao tah te sacaneando de leve? :twisted: :twisted:
    Fora isso vc jah fez todos os testes possiveis...

  3. #3

    Padrão Re: Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Estou passando por um problema muito estranho em minha rede wireless. Tenho uma AP1000 ligada a uma omni de 8 dBi e quando ligo clientes nela os clientes ficam com sinal e logo em seguida perdem. Esse processo se repete varias vezes.

    Notei que quando o cliente faz uma requisicao qualquer na rede (ate mesmo um ping de 32 bytes) a conexao cai.

    Em media os clientes tem 23 dBm de SNR. Fiz um teste mudei o SSID da AP, coloquei ela em Closed System, e habilitei apenas um cliente. A mesma coisa aconteceu. Tentei no canal 11 ate o 7 (que sao os que meu provedor pode usar na cidade, pois existe uma lei que dividiu os canais entre os dois provedores aqui existentes) e em todos faz a mesma coisa.

    Troquei o AP1000 por um AP600b e a mesma coisa aconteceu. Ja trquei omni, cabo coaxial, pigtail, cartao pcmcia do ap e sempre a mesma coisa. Alguem tem ideia do que pode ser.

    Qualquer ajuda ou dica vai ser de extrema utilidade.

    lei é a anatel que estabelece, sendo que esta lei de sua cidade e incostitucional ou seja e ficticia te liga cara, se trabalha com wireles e nem leu o regulamento da Anatel para produtos de radiação restrita

  4. #4
    Carlos_Radlink
    Visitante

    Padrão Re: Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Estou passando por um problema muito estranho em minha rede wireless. Tenho uma AP1000 ligada a uma omni de 8 dBi e quando ligo clientes nela os clientes ficam com sinal e logo em seguida perdem. Esse processo se repete varias vezes.

    Notei que quando o cliente faz uma requisicao qualquer na rede (ate mesmo um ping de 32 bytes) a conexao cai.

    Em media os clientes tem 23 dBm de SNR. Fiz um teste mudei o SSID da AP, coloquei ela em Closed System, e habilitei apenas um cliente. A mesma coisa aconteceu. Tentei no canal 11 ate o 7 (que sao os que meu provedor pode usar na cidade, pois existe uma lei que dividiu os canais entre os dois provedores aqui existentes) e em todos faz a mesma coisa.

    Troquei o AP1000 por um AP600b e a mesma coisa aconteceu. Ja trquei omni, cabo coaxial, pigtail, cartao pcmcia do ap e sempre a mesma coisa. Alguem tem ideia do que pode ser.

    Qualquer ajuda ou dica vai ser de extrema utilidade.

    Qual distancia você ta usando?
    Tenta colocar uma ominni de 15 dbi hyperlink acho que vai resolver o problema

  5. #5

    Padrão Re: Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    lei é a anatel que estabelece, sendo que esta lei de sua cidade e incostitucional ou seja e ficticia te liga cara, se trabalha com wireles e nem leu o regulamento da Anatel para produtos de radiação restrita
    Boa noite,

    Lei pode ser substituida pora uma criada no municipio sim. Isto esta em qualquer regulamentacao seja federal ou estadual. Quem faz esse tipo de substituicao (nao e uma lei mas nao lembro o nome ao certo, quem fez o pedido foi meu advogado) e a camara dos vereadores do municipio.

  6. #6

    Padrão Re: Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Qual distancia você ta usando?
    Tenta colocar uma ominni de 15 dbi hyperlink acho que vai resolver o problema
    Tenho clientes em todas as distancias. Eu tinha uma Omni de 15 dBi Hyperlink mas tirei ela pois levei para outra cidade. Vou tentar amanha com uma de 15 dBi para ver o que acontece. Obrigado.

  7. #7

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    jah fez um survey ae pra ver se o outro provedor nao tah te sacaneando de leve? :twisted: :twisted:
    Fora isso vc jah fez todos os testes possiveis...
    Fiz um survey usando o NetStumbler e meu concorrente esta usando todos os APs dele (sao 4 omnis, 3 de 8 Dbi e 1 de 15 dBi em cima do predio dele que fica a 130 metros do meu provedor) estao em canais baixos. Pelo SNR nao acho que ele use amplificador.

    Como posso identificar alguma sacanagem deste.

    Outro ponto e que a uns 40 metros foi instalado rescentemente uma repetidora de celular (Claro Digital) mas os problemas comecaram quase dois meses depois da instalacao dessa antena de celular.

    Obrigado pela forca.

  8. #8

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    kra... nos temos uma base num predio e vamos retirar pq foram colocadas antenas da claro digital tbm...

    os tecnicos da propria claro disseram pra gente q eles usam 2.5 GHz pra transmissao d dados e aconselharam a gente a trabalhar com os canais sempre acima d 6...

    mas teu caso tah complicado mesmo kra... tah foda mesmo.. e... com a outra omni? como ficou?

    []'s

  9. #9

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por demiurgo
    kra... nos temos uma base num predio e vamos retirar pq foram colocadas antenas da claro digital tbm...

    os tecnicos da propria claro disseram pra gente q eles usam 2.5 GHz pra transmissao d dados e aconselharam a gente a trabalhar com os canais sempre acima d 6...

    mas teu caso tah complicado mesmo kra... tah foda mesmo.. e... com a outra omni? como ficou?

    []'s
    Eu tentei com três omnis, duas seitel e uma hyperlink, todas de 8 dBi. Vou tentar hoje se não surtirem efeito meus novos testes com uma Hyperlink de 15 dBi.

    Eu tentei usar os canais altos, mas vou tentar com os baixos também hoje para ver se funciona. To em desespero já. O pior é que não existe outro ponto na cidade onde eu possa colocar uma repetidora que enxergue os pontos onde tenho clientes.

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    se a Claro usa 2.5 Ghz vc tem q usar eh canal abaixo de 6... ficar mais longe possivel deles... Agora seguinte o pessoal das telecom estao usando nos GSM deles 2.4 pra td que eh lado (wap), tem que ver, pois os radios q eles usam nao sao brinquedo nao....
    pra ver se o concorrente ou alguem tah sacaneamdo use o kismet pois ele tem um IDS que te ajuda a monitorar sua rede... alem disso pode ser "alguem" colocando um AP com o msm SSID q vc usa e deixando em hide pra baguncar legal, ou um "jumento" usando um AP em modo AP achando que vai entrar na sua rede... ae fode legal...

  11. #11

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    se a Claro usa 2.5 Ghz vc tem q usar eh canal abaixo de 6... ficar mais longe possivel deles... Agora seguinte o pessoal das telecom estao usando nos GSM deles 2.4 pra td que eh lado (wap), tem que ver, pois os radios q eles usam nao sao brinquedo nao....
    pra ver se o concorrente ou alguem tah sacaneamdo use o kismet pois ele tem um IDS que te ajuda a monitorar sua rede... alem disso pode ser "alguem" colocando um AP com o msm SSID q vc usa e deixando em hide pra baguncar legal, ou um "jumento" usando um AP em modo AP achando que vai entrar na sua rede... ae fode legal...
    Tu não imagina o que era o problema, vou tentar explicar:

    Tenho duas SWL3300 em modo AML, sendo que a que está aqui no prédio do provedor ela está em modo Slave conectada a uma torre (a 4 Km do centro da cidade) que distribui para outras cidades. Essa AP quando o cabo de rede está ligado nela todos os clientes de todos os meus APs ficam variando o sinal. Tira o cabo de rede do SWL3300 e volta o sinal nos clientes!

    Sinceramente não imaginava que isso fosse possível, mas realmente aconteceu. Agora vou isolar essa bridge com um cabo ligado diretamente no servidor (sem ser ligada ao switch).

    Obrigado pela força. Qualquer coisa estou por aí.

  12. #12

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    se a Claro usa 2.5 Ghz vc tem q usar eh canal abaixo de 6... ficar mais longe possivel deles... Agora seguinte o pessoal das telecom estao usando nos GSM deles 2.4 pra td que eh lado (wap), tem que ver, pois os radios q eles usam nao sao brinquedo nao....
    pra ver se o concorrente ou alguem tah sacaneamdo use o kismet pois ele tem um IDS que te ajuda a monitorar sua rede... alem disso pode ser "alguem" colocando um AP com o msm SSID q vc usa e deixando em hide pra baguncar legal, ou um "jumento" usando um AP em modo AP achando que vai entrar na sua rede... ae fode legal...

    julmento nada, e fdp pra sacanear e saber quantos usuarios vc tem...

  13. #13

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Obrigado a todos pela ajuda. Vou participar mais ativamente deste news.

  14. #14

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    Citação Postado originalmente por SerAntSou
    se a Claro usa 2.5 Ghz vc tem q usar eh canal abaixo de 6... ficar mais longe possivel deles... Agora seguinte o pessoal das telecom estao usando nos GSM deles 2.4 pra td que eh lado (wap), tem que ver, pois os radios q eles usam nao sao brinquedo nao....
    pra ver se o concorrente ou alguem tah sacaneamdo use o kismet pois ele tem um IDS que te ajuda a monitorar sua rede... alem disso pode ser "alguem" colocando um AP com o msm SSID q vc usa e deixando em hide pra baguncar legal, ou um "jumento" usando um AP em modo AP achando que vai entrar na sua rede... ae fode legal...

    ==> julmento nada, e fdp pra sacanear e saber quantos usuarios vc tem...
    Como é que se pode fazer isso? pois aki sempre tenho esse problema dos clientes ficarem perdendo sinal ou tem sinal 100% e não trafegam!!!. como posso evitar e rastrear para saber se tem alguem fazendo isso?

    Aki não tenho folga funciona um tempo e depois volta já fiz de tudo tipo o amigo ai troquei antena, rádio, cabo, servidor, até a instalação eletrica.
    E sempre aparece esse problema.

  15. #15

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    Estou passando pelo mesmo problema, mas eu uso duas AP-2000 interligada via WDS, e concectada ao provedor via uma maquina com placa wireless (Avaya+Orinoco), o sinal dos clientes oscila muito e quando estao com 100% do sinal naum navegam. Nas Ap´s eu uso antenas omni de 15 dbi Hyperlink com amplificador 1w tambem Hyperlink, ja usei diversas versoes de firmware, atualmente estou na 2.3.1, e tambem tentei alguns cartoes diferentes, mudei hoje para um tal de Classic Gold, hoje. E estou usando o canal 11, e as outras existentes na cidade, usam os canais 1,5 (invertido antena omni pluton)e 6.

    Qualquer ajuda, muito obrigado.

    Itagildo Garbazza

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Ruido (?!) ou outra coisa (?)

    jah comentei ae em cima sobre o kismet... ele eh bom pra monitorar as redes wireless e pegar engracadinhos... Agora esse lance das telecom usarem 2.4 ou 2.5 Ghz tb anda rolando em algumas regioes e como disse os radios deles nao sao brinquedos como os nossos nao... eh radio de 1W 8O
    Pra saber como tah sua rede na real, ranca esses amplificadores pois eles aumentan o ruido e faz uns testes sem eles... troquem antenas omnis por setoriais... criem microcelulas proximos a area de atuacao e leve o sinal ateh elas em outra freq.
    Monitore dia e noite a rede...