+ Responder ao Tópico



  1. #1
    visitante
    Visitante

    Padrão WLAN lenta

    Olá,

    Estou com um problema de perda de pacotes na minha wlan, inclusive de dentro do servicor para os Pontos de Acesso estou chegando a 12%, em média, de perda de pacote.
    Possuo dois POPs um central conectado a um outro a repetidora. O POP central possui uma antena omni em um AP e uma direcional ponto-a-ponto com o POP repetidor. No POP repetidor existem quatro APs com antenas direcionais. Toda esta estrutura conecta-se a Internet passando através de um linux box, com duas ethernets e controle de banda através de cbq. A wlan utiliza a seguinte rede 192.168.0.0/16 e o NAT é feito no linux.
    A perda de pacote dos clientes atingem a média de 15%, teve situação de chegar a 60%.
    Estou querendo fazer uma análise mas, sinceramente, estou sem saber por onde começar. Existe muito pacore arp (verifiquei através do tcpdump) e pensei em ulitizar o dhcp, mas não sei se diminuiria os arps. O servidor está jogando na tela mensagens de "neigbouhr table overflow".
    Um diagrama mostrando a estrutura da minha wlan está no link a seguir, gostaria que algém me desse uma dica por onde começar esta análise;

    http://www.lif.com.br/~alan/wireless...a/wireless.htm

    []s
    Alan

  2. #2

    Padrão WLAN lenta

    Alan,

    Recomendo que faça o seguinte na sua rede.

    Até as APs 2 e 4 (tu esqueceu da 1?) está tudo correto até na chegada da 5. Ali você deve ligar a AP diretamente em um box linux fazendo um novo roteamento para as outras 4 APs.

    Com isso sua perda de pacotes deve cair para no máximo 1% ou nada. Tenho 190 clientes wireless distribuidos em 4 POPs. Da minha estação central mando para as outras três e nelas recebo o sinal, passo por um servidor e deste reenvio para a AP que tem Omni ou Setorial.

    Espero ter ajudado.

  3. #3
    Visitante

    Padrão WLAN lenta

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Alan,

    Recomendo que faça o seguinte na sua rede.

    Até as APs 2 e 4 (tu esqueceu da 1?) está tudo correto até na chegada da 5. Ali você deve ligar a AP diretamente em um box linux fazendo um novo roteamento para as outras 4 APs.

    Com isso sua perda de pacotes deve cair para no máximo 1% ou nada. Tenho 190 clientes wireless distribuidos em 4 POPs. Da minha estação central mando para as outras três e nelas recebo o sinal, passo por um servidor e deste reenvio para a AP que tem Omni ou Setorial.

    Espero ter ajudado.
    Olá Natanael.

    Não tinha pensado nisto. O que eu pensei foi em instalar um outro enlace (4,5) e distribuir entres estes dois o que vem dos aps (6,7,8,9). É uma solução mais cara, não sei se funciona. A sua está funcionando.
    Você limita em quanto o número de usuários de cada AP e utiliza o DHCP do AP?

    A questão do 1 é que o número é o quarto octeto do IP de cada equipamento e o 1 e a eth1 do servidor.

    []s
    Alan

  4. #4
    Carlos_Radlink
    Visitante

    Padrão Re: WLAN lenta

    Citação Postado originalmente por visitante
    Olá,

    Estou com um problema de perda de pacotes na minha wlan, inclusive de dentro do servicor para os Pontos de Acesso estou chegando a 12%, em média, de perda de pacote.
    Possuo dois POPs um central conectado a um outro a repetidora. O POP central possui uma antena omni em um AP e uma direcional ponto-a-ponto com o POP repetidor. No POP repetidor existem quatro APs com antenas direcionais. Toda esta estrutura conecta-se a Internet passando através de um linux box, com duas ethernets e controle de banda através de cbq. A wlan utiliza a seguinte rede 192.168.0.0/16 e o NAT é feito no linux.
    A perda de pacote dos clientes atingem a média de 15%, teve situação de chegar a 60%.
    Estou querendo fazer uma análise mas, sinceramente, estou sem saber por onde começar. Existe muito pacore arp (verifiquei através do tcpdump) e pensei em ulitizar o dhcp, mas não sei se diminuiria os arps. O servidor está jogando na tela mensagens de "neigbouhr table overflow".
    Um diagrama mostrando a estrutura da minha wlan está no link a seguir, gostaria que algém me desse uma dica por onde começar esta análise;

    http://www.lif.com.br/~alan/wireless...a/wireless.htm

    []s
    Alan

    Olá amigo, primeiramente preciso saber quais os equipamentos que voê está usando.

    Por exemplo se você estiver usando DWL 900 ou até mesmo SWL 3300 e ja estiver com bom número de usuarios, te recomendo a trocar os equipamentos e colocar AP 1000, 2000 ou 2500

    Agora se você ja estiver usando estes APs da Proxim ai terá que começar a verificar outros fatores.

    Cabo
    Conectores
    Interferência
    Nivel de sinal e etc ...

  5. #5
    Visitante

    Padrão WLAN lenta

    Olá,

    Estou usando SWL 3300. Tenho 140 usuários na wlan. O ponto central fica perto de uma torre da TELEMAR, mas nunca houve problema a repetidora está em um prédio em construção, perto de um motor de elevador e máquinas trifásicas, utilizadas na construção civil.

    []s
    Alan

  6. #6

    Padrão WLAN lenta

    Alan,

    Eu gerencio a minha rede com um DHCP em cada servidor linux que gerencia os clientes. O limite que tenho é de 40 clientes por célula sendo que em média a velocidade destes é de 200 Kbps.