+ Responder ao Tópico



  1. #1
    speedfull
    Visitante

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Olá peesoal...Estou com uma dúvida cruel...
    É o seguinte---> Quero montar uma rede VPN e estou com dúvidas em relação a utilização de voz sobre a rede. Tem algum problema utilizar a VPN para fazer uso de serviços de voz? Ex: Tenho aqui um servidor "192.168.0.1" VPN e claro um TELEFONE IP e do outro lado o cliente tem um servidor "172.16.0.2"cliente de VPN e outro TELEFONE IP, dá para fazer uso com boa qualidade desse serviço? Oucir dizer que sim e outros dizerem que não, que fica uma merd... Se alguem já viu ou imagina que pode dar certo--->!!!

    Desde já agradeço a respostas
    Gustavo

  2. #2

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Olha, ate onde eu sei, Voz sobre IP, se tiver IP ela funciona. Se voce conseguir fazer o IP funcionar dentro da VPN (o que voce consegue) vai funcionar sem problemas. VPN apenas encapsula os pacotes.

  3. #3
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Nao tenho experiencia pratica, mas concordo com o misty

  4. #4
    speedfull
    Visitante

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Blz, valew galara...
    Acho que vcs me entenderam Servidor "ip válido"Openbsd ------>Cliente"NAT" Openbsd"

  5. #5

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    olha, desde que seja possivel chegar no ip nao tem problema, agora se voce tem um ip atras de um nat nao vai ser possivel neh ? a menos q vc redirecione as portas necessarios e protocolos, mas ai so vai funcionar um, e para isso que voce vai fazer a VPN para que seja possivel chegar na rede interna, certo ou nao ?

  6. #6
    bouncer
    Visitante

    Padrão hehe isso bomba

    amigo se no meio disso tiver chamada NAT nao fuciona men fudeno

  7. #7

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Desde que voce redirecione as portas funciona sim.

    e tenha um firewall que entenda o protocolo que voce esta falando, se for no caso do h232 tem sim.

  8. #8

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Eu utilizo voz sobre ip por dentro de uma VPN e funciona numa boa e com qualidade.

    Eu nao sei com o funciona teu telefone IP mais nos meu caso eu criei uma regra no Nat para nao enviar os pacotes que pertence a rede interna desta forma configurei o Gateway dos Voip apontando para o eqp remoto.

  9. #9
    Visitante

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    BLz o Propósito da VPN é enxergar a rede toda sim...Agora tem uma coisa, se eu tenho só um ip válido na rede e preciso dela pra compartinhar a net vou ter que por um nat! Como vcs fizeram com relação a isso?

    Gustavo

  10. #10
    Visitante

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Vou explicar melhor a situação: Tenho a rede A que é a principal e que fica o servidor, sendo que na rede A vai ser usada para coletar dados, acessar arquivos das demais redes e fazer chamadas pelo telefone ip atravéz de um servidor cliente. Sendo que em cada rede vai precisar de uma máquina para fazer o nat. Dá para usar a mesma máquina para ligar a VPN e compartilhar a net?

    Eita bronca...
    Gustavo

  11. #11
    speedfull
    Visitante

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    A mente fumaçou que esqueci até de logar...

    Gustavo

  12. #12

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    santa paciencia...

    cara VPN e VPN se nao entende nao mexe, se entende entao ta tudo certo lembrando VPN e um tunel capas de atravessar qualquer firewall disponibilizando todas as portas de qualquer maquina conectada ao sever VPN onde pode ser um Linux ou um Hardware SEVER VPN, WINXP Permite um login apenas, Win SEVER 2000 e 2003 permite no maximo 5 Clientes, entao quem tiver logado na rede ta dentro e funciona tudo pelo ip da VPN que pode ser DHCP ou ESTATICO

    A vai ficar ruim?

    bom isso depende de sua banda de internet, pelo que sei todos VOIP e no minimo 64 up e down entao divirta-se!

  13. #13
    clistenis
    Visitante

    Padrão VPN x Voz sobre IP

    Bom primeiramente galera acredito que a existência de um fórum é justamente para trocarmos idéias a ajudar um ao outro sobre um determinado problema.

    Pirigoso, se você não tem paciência para ajudar ou para responder um fórum por favor não o faça.

    Amigo, VPN é um tunel que tem como função principal criar uma subrede dentro de outra rede que no caso especificado por você seria a Internet.


    Uso aqui na empresa que trabalho uma VPN para interligar a matriz com a filial para acesso do nosso sistema que rola em Linux via telnet.


    Quando se cria uma VPN o servidor fica esperando uma conexão do cliente para que o mesmo possa fazer parte da rede do servidor.


    Ou seja na matriz vc tem a classe de IP 10.0.0.x e um IP fixo: 200.101.101.101

    e na Filial vc tem a classe de ip 192.168.0.x e um acesso a internet qualquer (ip fixo ou não).

    Na filial o servidor Linux disca para o servidor da matriz que solicita um login e uma senha e autoriza o seu acesso na rede.

    Porém a VPN te da um IP no Servidor e um IP no cliente:

    Servidor Matriz: 10.0.44.1

    Servidor Filial: 10.0.44.2

    Se vc der um IFCONFIG no servidor da matriz vc verá que vc tem um novo protocolo de rede (PPP0) que está com o ip 10.0.44.1 e no servidor da filial vc tera no mesmo protocolo um ip 10.0.44.2.

    Assim o ip 10.0.44.1 pinga o 10.0.44.2 e vice versa, podendo até criar rotas para uma rede conseguir pingar a outra.

    Então se vc colocar um VoIP em uma ponta e na outra irão se comunicar sim porém vc tem que ver a velocidade da sua banda de acesso a internet.

    Espero ter ajudado.


    Grato.

    Clístenis.
    Administrador de Redes.
    Grupo Purifarma. GO/SP.

  14. #14
    Avatar de Umesh
    Ingresso
    Feb 2019
    Localização
    Campinas/SP
    Posts
    77
    Posts de Blog
    12

    Padrão Re: VPN x Voz sobre IP

    esse video talvez possa te ajudar:


  15. #15

    Padrão Re: VPN x Voz sobre IP

    Aqui utilizamos um para comunicação entre as redes um EoIP, funciona que é uma beleza.