+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link PTP 18 Km

    Pessoal,

    Tenho um link de 18 Km que começou a me dar uma tremenda dor de cabeça. Tenho os seguinte equipamentos:

    Ponta 1:
    AP2000 Proxim + Orinoco Silver 11 Mbps + Antena Zirok 24 dBi (horizontal)

    Ponta 2:
    AP2000 Proxim + Orinoco Silver 11 Mbps + Antena Zirok 24 dBi (horizontal)

    Quando estava assim tudo funcionava perfeitamente. Depois de um tempo começou a dar perda de pacotes e eu coloquei um amplificador de 1W na Ponta 2. Passou um tempo bom e depois pirou novamente, coloquei mais um amp de 1W na Ponta 1.

    Funcionou durante alguns dias agora simplesmente perde pacotes (em média 60%) e na AP2000 aparece o status como tenho 27 dBm de SNR!

    Sinceramente não sei o que fazer, alguém tem uma sugestão?

    PS.: Neste mesmo Ponto 1 tenho mais links PtP, um deles é de 22 Km sem amplificador e usando AP2000 e com 8 dBm de SNR está trafegando com 2 Mbps de throuput.

    Att,

    Nataniel Klug

  2. #2

    Padrão Link PTP 18 Km

    É camarada to vendo que os ap´s2000 devem ter prazo de validade ou coisa do além!!! Pq tenho um pop de 8 KM com uma visada assim 100% perfeita e estou enfrentando o mesmo problema e estou usando hiperlink em cada ponta e minha polarização é horizontal, para amenizar as possibilidades de interferencia, mas assim do nada comecei tbm a ter uma perda tremenda, u que vc pensar eu fiz! desde troca de cartões, ap´s coloquei Amp em uma ponta e nda adiantou, já estou a 8 dias com esse problema, mas derrepente tive a idéia de montar outro link trabalhando em Wds com o link anterior então seguinte.. " PARECE LOUCURA MAS EU FIZ " linkei mais 2 ap´s2000 e estão balanceando a carga, e até o momento ta resolvendo meu probl!!!

  3. #3

    Padrão Link PTP 18 Km

    olha, sem sombra de dúvidas o ap-2000 é um ótimo AP, porém para se fazer ponto-a-ponto eu não acho muito bom não..... pois ele tem pouca potencia (35mw).

    Sendo assim, na teoria com 35mw da pra fazer um link com uma certa distancia....... chega até funcionar de inicio, porém depois sugem alguns problemas como chuva, interferencias, ruidos, entre outros q acabam prejudicando o link.

    o ideal pra fazer ponto-a-ponto é samsung ou senao.

    agora é necessário verificar se a tua própria rede wireless não está te prejudicando, em lugares onde tem-se mais de uma antena, sempre instalar uma o mais distante da outra e NUNCA esquecer a relação frente/costa das antenas, pois o campo magnético q uma causa acaba prejudicando o sinal da outra.

    eu recomendo nesses locais com mais de uma antena apontada pra diversas pops, usar antenas off-set, pois ela joga o campo magnético pra cima, e nao pega na outra antena.

    amplificador só em casas extremos....... em meus pops não uso amplificador em nenhum.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Link PTP 18 Km

    quem quiser por a mao no bolso e fazer enlaces de longa distancia que funcionem (ateh 70 km promete o cara) manda um wilan vip-124... eh homologado na Anatel, apesar que tem uma observacao lah de rede interna que nao entendi... pois o bicho jah eh montado numa caixa hermetica pra outdoor. 8O

  5. #5

    Padrão Link PTP 18 Km

    wilan vip-124???

    Quem fabrica isso? hehehe

    Enlace de até 70km? to precisando dum desses...


    Tem mais informações a respeito dele?


    sem mais,


    Cebolinha
    VSP Internet

  6. #6
    Carlos_Radlink
    Visitante

    Padrão Link PTP 18 Km

    galera eu nem sabia que o AP 2000 funcionava como Bridge para fazer ponto a ponto, até onde eu sei um AP 2000 nao conversa com o outro desta maneira que o amigo colocou.

    e outra esta distancia esta muito grande para usar AP 2000 ...

  7. #7

    Padrão Link PTP 18 Km

    Pessoal obrigado pelas dicas. Vou analisar cada um dos posts e ver o que eu posso fazer para arrumar. A idéia que mais me pareceu boa foi a das antenas Off-Set.

    Que marca de Off-set tu indica? Eu to pensando em tentar com CircularNet da Geenge de 15 dBi que diz o fabricante ser de polarizacao vertical.

    Nessa torre existem 6 radios que vao para diversos locais. O mais longe e de 34 Km usando SWL3300AP em modo PTP.

    As AP2000 conversam entre elas em modo WDS (Wireless Distribuition System) e o fazem perfeitamente. Tenho um link de 22 Km e esse de 18 Km com AP2000. O de 22 esta sem amplificador e rodando com 2 Mbps de throuput.

  8. #8

    Padrão Link PTP 18 Km

    antenas off-set vc pode usar da zirok mesmo.
    p/ enlace utilize a WLL-90, tem 27dbi

  9. #9

    Padrão Link PTP 18 Km

    so lembrando as antenas fechada de aluminiu tem um sinal melhor que as offset

    vantagem offset e apenas prevenção contra o ventos fortes mais nada!

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Link PTP 18 Km

    Citação Postado originalmente por cebolark
    wilan vip-124???

    Quem fabrica isso? hehehe

    Enlace de até 70km? to precisando dum desses...


    Tem mais informações a respeito dele?


    sem mais,


    Cebolinha
    VSP Internet
    vc encontra aqui: www.wilan.com as informacoes a respeito do mesmo... agora se quiser comprar... www.cernet.com.br

  11. #11

    Padrão Link PTP 18 Km

    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    so lembrando as antenas fechada de aluminiu tem um sinal melhor que as offset

    vantagem offset e apenas prevenção contra o ventos fortes mais nada!
    Pirigoso,

    Qual modelo é esta fechada de aluminio?

  12. #12

    Padrão Link PTP 18 Km

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Citação Postado originalmente por Pirigoso
    so lembrando as antenas fechada de aluminiu tem um sinal melhor que as offset

    vantagem offset e apenas prevenção contra o ventos fortes mais nada!
    Pirigoso,

    Qual modelo é esta fechada de aluminio?

    pega na seitel 31db se eu nao me engano e 380,00 ou 480,00 R$


    a antena tem 1mt por 1mt, e se vc quiser passar para mais tarde 5.8 e so trocar o alimentador dela

  13. #13

    Padrão Link PTP 18 Km

    Citação Postado originalmente por Carlos_Radlink
    galera eu nem sabia que o AP 2000 funcionava como Bridge para fazer ponto a ponto, até onde eu sei um AP 2000 nao conversa com o outro desta maneira que o amigo colocou.

    e outra esta distancia esta muito grande para usar AP 2000 ...
    Para isso existe WDS no AP2000